7 maneiras de controlar o estresse e ansiedade no concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

Os concursos públicos são algumas das provas mais difíceis presentes no Brasil, e não é por menos. Em uma simples prova será computada o total de informações necessárias para saber se você é adequado a uma vaga no serviço público brasileiro.

Algumas das maiores vagas no serviço público possuem relação direta com a vida de pessoas, ou com a representação do Brasil em escala mundial em outros países. Outros você possui um risco de vida, ou pode colocar em risco grandes operações e empresas.

É então compreensível que as vagas de concurso público tenham tais complicadas provas, e que a preparação para o concurso seja tão complexa. Também é levado em conta que é apesar desses riscos, existem muitas vantagens de se trabalhar no serviço público brasileiro. As vagas costumam ser recheadas de bônus e possuir excelentes horários de trabalho e salários.

Justamente pelas vantagens, é quase impossível encontrar um concurso público que a prova não seja extremamente disputada. Na realidade, certos concursos são tão disputados que uma única vaga pode ter cerca de cem participantes concorrendo por ela.

Além disso, certos concursos só ocorrem com a aposentadoria, morte ou motivos extremos para a retirada do servidor público. Isso faz com que certos cargos não sejam disputados anualmente como é o caso de cargos mais comuns.

Um bom exemplo é o cargo de tradutor juramentado, que só possui um por idioma em cada estado do Brasil, sendo que esse cargo é vitalício, resultando em provas extremamente esporádicas.

Claro que graças a tudo isso, qualquer um que for prestar concurso público se sentirá extremamente pressionado pelas diversas circunstâncias. Afinal, o concurso público pode ser uma grande chance de muitas pessoas mudarem de vida ou conseguirem um excelente emprego.

Então, a ansiedade presente nos estudos e antes da prova são é um acontecimento extremamente comum. O candidato a concurso público deve, no entanto, aprender a controlar o stress resultante de concurso público. Aqui vamos expor diversas formas de se controlar e gerenciar essa ansiedade e estresse para facilitar a execução da prova.

1. Estudo na semana de provas

Na última semana antes da prova aproveite para memorizar e dar os ajustes finais aos conteúdos estudados. Memorize e trabalhe em informações como prazos, dados específicos da sua prova ou sanar algumas pequenas dúvidas.

São poucos dias para tentar estudar muita matéria se estiver acumulada ou atrasada, se esse for o caso trabalhe com provas anteriores para conhecer o estilo da prova, e os assuntos que mais são presentes e recorrentes, para a partir de aí estudar um pouco mais de teoria.

2. Exercícios e atividades físicas

Mantenha os hábitos de exercícios mesmo que você ainda tenha que estudar. Caminhar cerca de meia hora a uma hora por dia três vezes por semana poderá te acalmar e melhorar seu estado e gerenciamento emocional, totalizando uma grande melhora na ansiedade.

O ideal é não alterar em nada sua rotina, além do dia de prova. Mantendo seu ritmo normal durante a semana fará com que seu cérebro trate tudo como natural, e você terá um maior controle de sua ansiedade e stress.

Atividades de grande impacto são boas para aliviar o stress e a ansiedade, e naturalmente te cansam para auxiliar em melhorar suas noites de sono. Essas atividades costumam tomar mais do seu tempo, então tome cuidado se ainda necessita estudar um pouco para se manter mais seguro.

3. Mantenha-se organizado e já tenha tudo pronto para a prova

Evite deixar a organização dos seus materiais e documentos para a prova para um dia antes. Já tenha separado previamente seus documentos e comprovante de inscrição, saiba como ir para o local do concurso, teste seus materiais como lápis, caneta, apontador e afins.

O ideal é ter tudo pronto pelo menos dois dias antes, separado dentro de uma mochila ou bolsa e não mexer até o dia em que você for para o concurso.

4. Faça outros concursos

Se inscrever e ir fazer a prova de outros concursos, mesmo que você não esteja inscrito para fazer eles, permitirá que você se acostume com a rotina e pressão do dia da prova previamente.

Se você conseguir fazer cerca de duas a três provas até o dia que você for fazer a que realmente está estudando, você estará naturalmente muito mais relaxado no dia da prova.

5. Durma bem nos dias antecedentes a prova

Evite utilizar celulares de noite, e comece a dormir bem pelo menos uma semana antes da prova. Uma rotina de seis a oito horas de sono por dia pode ser o ideal para qualquer pessoa.

Principalmente no dia antecedente a prova, tente ir dormir mais cedo para conseguir acordar também mais cedo. O cérebro humano não desperta tão rápido assim, estar acordado pelo menos quatro horas antes da prova é o ideal para que você esteja pronto e disposto para fazer ela.

6. Visite o local da prova antes e chegue mais cedo no dia

Não só confirme o local e os caminhos para ir para o local que será feito a prova de concurso público, mas o visite previamente. Certos locais são complicados para ir, outros podem estar com a rota interditada por obras.

Esses diversos imprevistos podem ser evitados simplesmente indo dois a três dias antes da prova no local em que ela será feita, assim confirmando a rota que será tomada e os possíveis desvios.

Imprevistos acontecem, tente chegar pelo menos uma hora antes no local que a prova será feita.

7. Não ligue para os outros candidatos

Evite ver a proporção de candidato por vaga, e quando entrar na sala de prova, esqueça por completo quem entrou com você, e quem está saindo. Fique totalmente focado na prova.

Muitas pessoas que estão lá dentro podem estar usando essa prova de concurso público como também um simulado para outros concursos que elas irão fazer.

Uma pessoa sair mais cedo da prova pode também simplesmente significar que a pessoa está menos preparada que você para aquela prova, e não necessariamente mais preparada como as pessoas costumam pensar.

 

7 maneiras de controlar o estresse e ansiedade no concurso público
5 (100%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.