3 maneiras de aumentar em 50% suas chances de passar em concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas querem passar em um concurso público devido à estabilidade, segurança financeira, cargas horárias e outros aspectos que tornam esses cargos tão desejados. Porém, empregos que oferecem estes benefícios são também muito concorridos e difíceis de conseguir.

Para conseguir melhorar as suas chances consideravelmente, apresentaremos algumas dicas importantes.

Planejar os estudos

Sempre que nos propomos a desempenhar uma determinada função e colocamos metas, precisamos nos planejar e procurar a melhor e mais efetiva forma de alcançar aquele objetivo. Com os concursos públicos não é diferente. É necessário fazer um planejamento para conseguirmos ser aprovados.

Esse planejamento se dá em diferentes etapas. Primeiramente, você deve estabelecer um ponto, um destino, aonde quer chegar. Este será o seu objetivo final. No meio do caminho, você criará algumas metas e prazos para serem cumpridos e dessa forma alcançar o desejo maior.

Você determina o cargo almejado, faz uma pesquisa para consultar os editais dos anos anteriores relativos àquele concurso e assim terá, com antecedência, uma base do que estudar e em que depositar maior foco. Busque as informações correspondentes aos anos anteriores por meio de tudo o que estiver disponível.

Agora, o próximo passo será planejar como será a sua preparação para a prova e quais serão os seus horários de estudo. Nesse momento, você também irá definir qual o método de estudo mais adequado e procurar por provas revisadas e simulados. Estes irão te dar maior noção de suas facilidades e dificuldades.

O método é fundamental para chegar ao objetivo que deseja. Você deve conhecer a sua capacidade de cognição e concentração, isso é um dos principais influentes no momento de realizar tarefas. Mais vale 30 minutos de concentração do que 4 horas de estudos sem atenção e foco.

Portanto, crie um método que se adapte às suas especificações, isto é, que respeite as suas limitações e potencialize ainda mais os seus pontos positivos. Crie uma rotina de estudos com o melhor horário para você. Dessa forma, a sua mente irá se acostumando ao momento em que precisa melhor trabalhar.

Estude em lugares mais calmos e silenciosos, locais assim não irão te causar nenhum tipo de dispersão. Além disso, opte também por materiais de qualidade e adequados para conseguir um melhor desempenho.

E, por fim, sempre existe uma melhor forma de absorver conteúdos, e isso costuma ser algo muito pessoal. Encontre também a sua. A sua mente pode trabalhar melhor fazendo pequenos resumos para entender um texto ou passando por cursos de preparação para as provas.

Cuidando da sua mente

Você nunca deve se esquecer de que é o principal elemento no momento de fazer a prova. Então, saiba cuidar de si mesmo para que consiga alcançar o resultado que tanto deseja. De que adianta estudar longos períodos, noites a fio, e no tão esperado dia da aplicação de conhecimentos, ficar doente?

Aí está um importante quesito, você deve se atentar a isso. A maneira como trata o seu corpo e a sua saúde influencia diretamente a forma como realiza as atividades, e determina se há qualidades nesta sua prática e desequilibra até mesmo quando levamos em conta a eficiência do que está sendo feito.

No momento de prestar concursos, não é diferente. É preciso que você esteja inteiramente sincronizado com o seu corpo, e com a saúde em dia. Um corpo bem cuidado e uma saúde física e mental em dia fazem com que a capacidade de cognição de uma pessoa seja potencializada ao máximo.

Para garantir este cenário favorável, o necessário é fazer tudo o aquilo que deveria ser encarado como regra, mas que as pessoas não costumam se atentar. É fundamental cuidar de seu corpo, garantir o pleno funcionamento dele. E para isso serão precisas algumas mudanças na rotina.

Fazer exercícios físicos é algo extremamente importante o para o seu desenvolvimento intelectual, pois, com isso, estará conseguindo melhoras significativas em seu organismo e metabolismo. Praticar atividades também lhe fornece maior agilidade cognitiva e atenção.

Uma alimentação equilibrada, fortificada com nutrientes e vitaminas importantes também é fundamental para o desenvolvimento intelectual, pois alguns desses elementos fazem papel importante para a nossa mente. A serotonina (encontrada em maior quantidade nos chocolates) é um bom exemplo.

Estar com a saúde irá te livrar de problemas mais sérios e lhe garantirá maior tempo e tranquilidade para se dedicar aos estudos. Por isso, tome muito líquido também. Beba os 6 ou 8 copos de água por dia recomendados pelos médicos e durma bem de noite (8 horas por dia). Estas são práticas fundamentais para a sua mente.

É fundamental regrar a sua vida, e principalmente, se submeter a praticas saudáveis para conseguir os melhores desempenhos também vai auxiliar as pessoas a ficarem longe de problemas emocionais que podem desencadear em doenças sérias, como estresse, ansiedade e depressão, etc.

Disciplina

Assim como quaisquer outras atividades em nossa vida, para conseguir um bom resultado em concursos públicos é necessário estabelecer regras e segui-las de maneira rígida.  Um bom aluno e bom profissional costuma ser uma pessoa disciplinada, sempre preocupada em fazer as coisas de forma mais eficiente possível.

Portanto, planejar a sua agenda também será um diferencial para conseguir melhores resultados. Crie uma agenda equilibrada. Lazer, sair com os amigos e se divertir também é importante (até mesmo para lhe dar maior tranquilidade no dia a dia), mas é fundamental que existam horas especificas para isso.

Então, planeje-se da melhor forma possível. Saiba dividir os momentos de estudos e lazer. Dessa maneira, não haverá arrependimentos futuros de ter deixado de fazer algo ou não ter conseguido alcançar determinada meta. Conseguir se autodisciplinar é uma grande conquista pessoal.

Nesse aspecto, conseguir seguir regras estipuladas por você mesmo sem tentar burla-las é um teste de determinação constante. Isso está muito ligado a capacidade que as pessoas têm de conseguir renovar as suas forças e motivações.

Depois de meses estudando, é natural que você acabe ficando mais desgastando e talvez não consiga mais alcançar o nível de motivação do começo dos estudos. Porém, você deve continuar se motivando. A motivação é algo pessoal, procure o que te faz você ter vontade de seguir em frente e invista nisso.

3 maneiras de aumentar em 50% suas chances de passar em concurso público
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.