Macetes para acertar o maior número de questões em concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos são a escolha de inúmeros brasileiros que buscam uma opção de carreira que permite altos ganhos salariais, além de inúmeros benefícios e principalmente, que garante a estabilidade empregatícia.

Principalmente em tempos de crise, a alternativa dos concursos públicos tem ganhado ainda mais força entre quem deseja garantir um bom emprego e não sofrer com as demissões frequentes em períodos de dificuldade financeira.

Porém, apesar de parecer uma alternativa ideal, trabalhar em cargos públicos não é algo tão fácil assim de ser alcançado. Afinal de contas, as provas para os melhores cargos, além de serem extremamente concorridas – pode ter certeza que você não é o único que deseja ser um funcionário público -, elas também são bastante difíceis.

Isso porque cobram não só conteúdos básicos, como português e matemática, como também exigem um conhecimento da legislação brasileira, algo que é essencial para quem deseja trabalhar em empresas do governo.

Exatamente por esses motivos muitas pessoas passam anos tentando passar em um concurso público sem sucesso e por mais que estudem não conseguem converter todo o conhecimento adquirido em acertos nas questões de teste. E isso pode acontecer por uma série de motivos, desde nervosismo na hora da prova a até mesmo confusão com as questões de alternativa.

E foi pensando nisso que nós separamos aqui uma série de macetes que vão ajudar você a acertar o maior número de questões nos concursos públicos, tudo para que consiga garantir a sua vaga em um tão sonhado e desejado cargo público.

Leia com atenção

A primeira dica para quem deseja ter o máximo de acertos em provas de concursos públicos é ler todas as questões com muita atenção. Caso você já tenha prestado algum concurso e não tenha tido um resultado satisfatório, tente analisar os seus erros. Pode ter certeza que você vai perceber que perdeu diversas questões apenas porque não leu com atenção as perguntas.

Este tipo de prova costuma conter algumas sutilezas em suas perguntas que acabam passando despercebidas por quem lê rápido demais sem prestar a devida atenção. Mais ainda, é preciso resistir à tentação de chutar logo de cara a resposta de uma questão que você, em um primeiro olhar, acha que não sabe responder.

Muitas vezes a resposta de uma pergunta está no enunciado de outra. Preste atenção nisso e você pode ganhar alguns pontos extras em questões que você teoricamente não saberia responder. Concursos públicos normalmente são compostos por provas que contêm alguns enunciados que são longos e complexos, pensados exatamente em confundir os candidatos mal preparados. Só quem lê com atenção percebe que no fim das contas eles não são tão complexos assim, mas sim pensados exatamente para confundir o candidato.

Saiba chutar da maneira correta

É natural que ao fazer uma prova, principalmente uma prova extensa, que você não saiba a resposta de algumas questões, porque até mesmo o candidato mais preparado e inteligente pode se confundir ou não ter visto com muito detalhes um determinado assunto que acaba por ser cobrado em uma ou mais questões da prova.

Se você leu com atenção, tentou responder, puxar da memória e eliminar as respostas menos prováveis e ainda assim não conseguiu chegar a nenhuma conclusão, a dica é chutar a questão que você acredita que está certa. Isso porque tentar algo é melhor do que deixar a questão em branco, pois com o chute você ainda tem a tentativa do acerto, enquanto deixar a questão em branco é questão perdida na certa, algo que você não quer caso realmente queira concorrer à vaga desejada com chances reais.

Porém, aqui vale dizer que o chute é sim uma técnica muito válida, mas que deve ser realizado da maneira correta para aumentar as suas chances de acerto, e não ser realizado de maneira completamente arbitrária.

Quando você realmente não sabe a questão e deseja chutar a resposta, a primeira coisa a se fazer é analisar as alternativas e eliminar todas aquelas que apresentem uma resposta absurda e visivelmente errada. Apesar de parecer boba, esta pequena técnica já aumenta a sua probabilidade de acertar a questão.

A segunda dica é verificar se existe repetição nas alternativas. Se há um – ou mais – elemento que se repete em mais de uma alternativa, ele tende a estar correto. Analisar isso pode dar a você um aumento considerável nas suas chances de acertar a questão chutada. No caso de questões numéricas, principalmente, analisar a semelhança entre as respostas pode ser uma boa pedida.

Isso porque quando o examinador apresenta duas alternativas com resultados muito semelhantes, há grandes chances de uma delas estar corretas. Pensando nisso pode ter certeza que a sua probabilidade de acerto já vai crescer consideravelmente.

Outro detalhe a se observar, não só para quando você vai chutar uma questão, mas também para todas as outras, é a generalização. É importante desconfiar de todas as alternativas que apresentem algum tipo de generalização sobre um determinado assunto, pois, por mais que em um primeiro olhar elas pareçam estar corretas, elas apresentam uma maior probabilidade de estarem erradas.

Tome cuidado com palavras como nunca, jamais, sempre, completamente, ninguém, todos e definitivamente, pois elas costumam ser muito absolutas para grande parte dos assuntos abordados em provas de concursos públicos.

Se nada disso funcionar, uma dica é nunca chutar na letra A. Isso porque já se mostrou que examinadores não gostam e não costumam colocar a resposta logo na primeira alternativa pelo fato de isso dar a impressão de que está facilitando a vida do candidato. Portanto, na dúvida, não chute A.

Ainda seguindo esta linha, estudos já mostraram que quem elabora as questões tem uma tendência maior a colocar a letra C como resposta. Portanto, se você realmente não faz ideia do assunto e todas as alternativas parecem corretas ou erradas, deixe a letra A de lado e aposte na letra C. Na dúvida, só a sorte resta.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.