Legislação para professores

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem tem a formação de professor encontra nos concursos públicos a possibilidade de garantir um emprego estável em sua área de atuação, mas muitos deles contam com uma série de dúvidas na hora da inscrição para um exame, principalmente nas provas que apresentam questões sobre legislação para professores.

Isso pode gerar muitos questionamentos sobre este assunto, que costuma ser um fator complicador para muitos candidatos.

Mas nem tudo é tão difícil que não possa ser estudado e encarado de frente. Conhecendo bem o conteúdo de legislação, você que pretende fazer um concurso pode conseguir uma aprovação, e, enfim, ser contratado e ter uma estabilidade no trabalho e também com suas finanças.

Mas se suas dúvidas ainda são sobre como estudar legislação, vamos passar algumas dicas, que você pode adotar ao praticar seus estudos, e, assim, estar muito bem preparado para o momento em que for fazer um concurso público para a função de professor.

Os concursos para professores

Todos os anos, uma série de concursos públicos são lançados para professores. Por ser o estado mais populoso do Brasil, em São Paulo é onde mais são lançados editais par a contratação de novos professores. Seja na Capital ou no interior, eventualmente algum concurso público é lançado neste estado.

As melhores maneiras de se manter informado sobre o lançamento de editais, para estes casos, é ficar atento aos sites do governo do Estado e de prefeituras das cidades – em especial, as mais próximas de você. Assim, você evita o risco de perder o prazo de inscrições para o concurso que desejar.

Além de legislação para professores, existem outros temas que também são abordados nestes processos de seleção, como questões sobre português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Em português, são aplicadas questões sobre gramática e regras básicas do idioma em que falamos. Para matemática, alguns exercícios aplicados englobam alguns métodos conhecidos, envolvendo a resolução de problemas, equações e algumas outras fórmulas.

Na prova de conhecimentos gerais, o que costuma cair é voltado para assuntos que estão em evidência no momento atual, seja sobre política, economia, esportes ou meio ambiente.

Já para as questões de conhecimentos específicos, o conteúdo é dedicado para problemas que envolvem a disciplina de atuação dos profissionais contratados – por exemplo, se o professor faz o concurso para trabalhar com geografia, nos conhecimentos específicos, cairão questões sobre geografia, de forma a testar a capacidade do candidato com a sua disciplina de atuação.

Identificando o conteúdo

Para qualquer tipo de seleção deste tipo, é importante sempre estar atento ao edital do concurso público, e prestar atenção no conteúdo a ser aplicado nas provas.

Assim que encontrar o tema “legislação”, é importante já ir atrás das leis que precisam ser estudadas. Normalmente o conteúdo de legislação para professores envolve assuntos relacionados ao ramo educacional, em leis municipais, estaduais e federais.

Feito isso, se no edital online do concurso não conter um link com a lei referente, você pode fazer uma busca pela internet com o nome da mesma, e assim, encontrar todo o seu conteúdo. Você pode encontrar o texto completo de cada lei em sites de órgãos específicos de cada tipo de instituição governamental.

Em caso de uma lei municipal, a maior parte das prefeituras já disponibilizam suas leis. Se a procura é por uma lei estadual, neste caso, a busca deve ser feita no site do Governo do Estado. Para leis federais, a solução é acessar o site do Palácio do Planalto, que encontra todas as leis de caráter nacional já promulgadas pelo Brasil ao longo dos anos

O correto é ter uma atenção sobre a data de publicação da lei, e se esta foi promulgada antes do lançamento do edital do concurso público. Isso porque o conteúdo do edital já estará definido no momento em que ele for lançado.

Porém, caso uma lei tenha passado por alguma alteração após o processo seletivo já ter sido aberto, o ideal é tentar encontrar a versão anterior da lei, como forma de evitar o risco de responder uma questão de maneira errada porque a lei estudada passou por alguma mudança.

Como estudar legislação para professores

É muito importante dedicar algumas horas do dia para os estudos, principalmente com legislação. Por não ter um conhecimento jurídico das leis, em especial as citadas em concursos, muitos candidatos acabam errando estas questões, e com isso, se prejudicam nos exames, e acabam não sendo selecionadas.

O ideal é ocupar por uma ou duas horas diárias para estudar o conteúdo das provas, principalmente o de legislação. Isso não vai ajudar a colaborar com a memorização do que for lido, sem ter uma sobrecarga mental causada pelo excesso de tempo dedicado à leitura. Estabelecendo uma rotina diária, e sabendo pausar na hora certa, é possível absorver mais o que você for estudar.

Além disso, você também pode fazer anotações sobre o que estiver lendo. Não será possível ter uma consulta na hora da prova, mas esta técnica lhe ajudará a memorizar mais sobre os seus estudos. É uma maneira eficaz de se conseguir obter bons resultados nos concursos públicos.

Tenha sempre um dicionário por perto ao estudar, e pode ser um dicionário online. Por se tratar de leis, muitas delas contam com palavras de difícil compreensão, mas que com a consulta de um dicionário ou mesmo pesquisando na internet, fica mais fácil de compreender o significado da palavra, ou até mesmo o sentido da frase que está sendo lida.

E não esqueça dos momentos de prazer. Você pode estudar todos os dias para um exame deste tipo, mas também é importante tirar umas horas de folga, e fazer um passeio, olhar um filme ou ir a um show, desde que uma coisa não atrapalhe a outra.

Conciliando os estudos com o lazer, todo o processo de preparação para um concurso pode ser menos cansativo, e as chances de bons resultados podem ser maiores.

Um exame como este pode ajudar a melhorar sua vida financeira. Portanto, dedique-se aos estudos, faça as provas com calma, que suas chances de aprovação serão maiores.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.