Informática: veja o conteúdo exigido em concursos de nível fundamental

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos se tornam a opção mais procurada pelos brasileiros no que diz respeito a oportunidades de trabalho. Afinal de contas, eles acabaram se tornando um símbolo de segurança em um momento de grande instabilidade. Prova disso é o fato de o índice de desemprego só ter subido nos últimos tempos e não apresentar um sinal de melhora tão cedo.

Dessa forma, a iniciativa pública acabou se tornando a garantia de que as contas sejam pagas todos os meses. Afinal de contas, com crise ou sem crise, a verdade é que as contas vão continuar chegando todo mês e é preciso ter um salário garantido para assegurar que as finanças estejam sempre em ordem. Algo que só a iniciativa pública pode garantir, já que o setor privado não apresenta a garantia de estabilidade para o funcionário.

Um exemplo disso fica por conta dos diversos cortes de gastos que as empresas privadas têm precisado realizar por conta da crise, que acabam incluindo também cortes de pessoal que acabam sendo necessários para que as empresas se mantenham funcionando e não precisem fechar as portas.

O que acaba criando um clima de instabilidade e insegurança principalmente para o trabalhador de cargos mais baixos e de escolaridade menor.

Mais ainda, há também aqueles que buscam no serviço público as inúmeras vantagens que são oferecidas para trabalhadores de todos os níveis.

Entre elas estão salários mais vantajosos do que aqueles que podem ser encontrados para as mesmas ocupações dentro do setor privado, bons benefícios que fazem uma grande diferença todos os meses e também uma jornada de trabalho respeitada, que é essencial para profissionais que buscam no setor público uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida.

Junto a tudo isso há também o fato de funcionários públicos contarem com condições diferenciadas no mercado. Entre elas, estão a facilidade na obtenção de empréstimos e também taxas de juros mais baixas na hora de realizar o financiamento de uma casa, o que pode fazer toda a diferença na hora do aperto ou de comprar um imóvel para chamar de seu.

E uma das características mais interessantes dos concursos é que eles contam com oportunidades para todos os tipos de profissionais existentes no mercado.

Desde aquele com diploma de doutorado até aquele que conta apenas com a certificação de conclusão do ensino fundamental, de forma que qualquer um pode encontrar uma oportunidade para chamar de sua.

Porém, para conseguir desfrutar de todos os benefícios que o setor público oferece antes é preciso conseguir ser aprovado no concurso, que exige muito estudo e dedicação por parte do candidato.

Afinal de contas, mais do que apenas a prova, é preciso levar em consideração também a questão da concorrência, que costuma ser bastante alta para todos os cargos disponíveis. Afinal de contas, são inúmeras pessoas tentando desfrutar dos benefícios do setor público.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações sobre os concursos de nível fundamental e também sobre o conteúdo de informática que costuma ser exigido neste tipo de concurso.

Tudo para que você consiga se preparar com antecedência e aumentar as suas chances de ser aprovado na vaga que sempre desejou e começar a sua carreira dentro do setor público.

Afinal de contas, quando falamos de concursos públicos, estudos, conhecimento e estar preparado nunca são demais.

Descubra como estudar informática para concursos de nível fundamental

Como não poderia deixar de ser, o conteúdo que é exigido em provas de concursos públicos muda de acordo com dois fatores: o cargo que deseja ocupar e também o nível de escolaridade que é exigido.

Dessa forma, uma prova que faz a exigência de nível superior completo vai ser completamente diferente daquela que exige a formação de nível fundamental, de forma a estar adequada aos conhecimentos que são exigidos do candidato para ocupar a vaga que deseja.

De forma geral, o conteúdo que é mais cobrado em provas de ensino fundamental costuma girar em torno de português e matemática, que são considerados conhecimentos básicos para todo aquele que cursou o ensino fundamental, exigindo o conteúdo básico que é ensinado durante esse período.

Essas duas matérias vão estar presentes em todas as provas para qualquer vaga que você tentar ocupar. O conteúdo extra vai depender da vaga que você desejar ocupar. Dessa forma, dependendo do cargo que você desejar, a prova também vai exigir que você tenha algum conhecimento em informática, de forma a verificar se você está apto para o exercício do cargo disponível no concurso.

Levando tudo isso em consideração, dentro do espectro da informática há alguns conteúdos que figuram entre os mais cobrados e que valem a pena ser estudados caso você preste um concurso que exija a matéria.

Os assuntos mais comuns dentro de concursos giram em torno de sistemas operacionais, ou seja, conhecimentos de como utilizar o Linux e o Windows, que são os principais sistemas, e também em torno da utilização do que é chamado de aplicativos de escritório, que nada mais são do que o LibreOffice e o Office (Word, Power Point, Excel e outros).

Além disso, costuma ser cobrado também conhecimento acerca da utilização dos principais navegadores, que são o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer, bem como a boa utilização de serviços de e-mail e conhecimentos básicos acerca da proteção do computador, como vírus e antivírus.

Estudando tudo isso, um pouco na teoria e também um pouco na prática, você vai estar preparado para resolver as questões de informática em concursos de nível fundamental, de forma a conseguir a vaga que você sempre desejou.

Por via das dúvidas, sempre vale a pena procurar o edital da vaga que você deseja, pois lá vai estar presente todo o conteúdo programático que vai ser cobrado em sua prova.

A partir daí é só estudar, que dedicação e estudo são os grandes segredos daqueles que conseguem ser aprovados nas vagas que desejam em concursos públicos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.