A importância da atividade física para os estudos

Tempo de leitura: 6 minutos

Estudar para concurso é uma decisão bastante desafiadora: demanda disciplina, força de vontade e concentração. É importante ter dedicação para abrir mão de algumas coisas neste momento, mas a recompensa que vem depois faz com que valha a pena. Entretanto, esse é um momento muito importante e demanda atenção a questões fundamentais, como a saúde. Mesmo que o tempo livre seja pouco, não dá para se descuidar de você mesmo, não é? Nesse contexto, vale sempre se lembrar da importância da atividade física.

Manter uma rotina de exercícios físicos pode ser de grande ajuda para o concurseiro, pois a prática tem excelentes efeitos na concentração, na redução do estresse e na manutenção do bem-estar. Por isso, mesmo nos períodos mais intensos de estudo, encontre tempo para se exercitar. Reserve de trinta minutos a uma hora do seu dia para se movimentar, e veja a diferença.

A seguir, vamos mostrar os principais benefícios da atividade física para os seus estudos. Confira!

Saúde

Antes de tudo, a atividade física é fundamental para a saúde — manter-se ativo e em movimento evita uma série de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

Não é à toa que em toda consulta médica, independentemente da especialidade, ouvimos sempre a orientação de nos exercitarmos ao menos três vezes por semana. E, claro, cuidar da saúde em um momento tão importante quanto a preparação para o concurso dos seus sonhos é fundamental. Afinal, de nada adianta passar meses se dedicando e estudando e estar indisposto ou doente no dia da prova, não é mesmo? Lembre-se sempre de que o mais importante é cuidar de você.

Memória

Você sabia que um dos principais benefícios das atividades físicas é melhorar a memória? Existe um vínculo importante entre a capacidade de retenção de informações e uma vida ativa.

Portanto, se você está preocupado com todas as datas, leis e outras informações das quais precisa se lembrar no dia da prova, que tal sair para uma boa corrida? Antes que você perceba, esse processo vai estar trabalhando a favor dos seus estudos!

Concentração

Para o concurseiro, a concentração é fundamental. O volume de matérias e assuntos a ser estudado é sempre imenso e, por isso, as horas destinadas ao estudo devem ser muito bem aproveitadas, permitindo que a matéria seja absorvida e compreendida de forma eficiente e objetiva.

Exercitar as habilidades de concentração, então, é um excelente caminho. E como conseguir isso? Uma boa dica é realizar atividades físicas que permitam um tempo de desligamento intelectual — como a corrida, a natação e outros exercícios individuais que fazem com que a sua mente se desligue de assuntos pontuais e tome rumos mais subjetivos. Pode acreditar: isso otimiza bastante o seu processo de fixação de conteúdos e sua habilidade de se focar e concentrar nos estudos.

Reflexos

Você já parou para pensar em como os seus reflexos ficam melhores com o desenvolvimento de atividades físicas? Uma rotina de exercícios nos permite conhecer melhor o nosso corpo e entender o funcionamento de cada elemento. Isso pode ser fundamental em um momento como uma prova de concurso, quando temos que lidar com a pressão, tomar decisões rápidas, e fazer tudo o que é possível para nos sentirmos bem, confiantes e preparados. Treinar os reflexos é um ótimo começo!

Autoestima

Outro aspecto a ser considerado quando falamos da importância da atividade física diz respeito ao aumento da autoestima. Quando nos exercitamos, nos sentimos melhores conosco, seja pela endorfina liberada no organismo (que nos dá a sensação de prazer), seja pelo alcance de um corpo que almejamos, seja pela percepção de que somos capazes de cumprir metas e objetivos.

Independentemente dos seus motivos, trabalhar a sua autoestima é sempre interessante. Um candidato confiante, que acredita em sua capacidade e potencial, tem muito mais chances de se sair bem em uma prova de concurso.

Relaxamento

Por fim, mas não menos importante: o estresse. Quem está estudando sabe do enorme impacto do estresse na rotina de estudos. Tem dias que com tanta pressão e preocupação, fica praticamente impossível se concentrar e aprender alguma coisa.

Esse é um dos principais efeitos colaterais do estresse: ele só atrapalha. Quando estamos sob preocupação e com a cabeça cheia, não adianta nem insistir, os estudos não vão render e a sensação de ansiedade vai deixar tudo ainda pior.

Por isso, é muito importante encontrar formas de lidar com o estresse na fase de preparação para um concurso. E aqui, de novo, entra a importância da atividade física.

Exercitar-se é um grande antídoto contra o estresse. Escolha uma atividade que te agrade (pode ser corrida, aula de dança, um esporte coletivo). O importante é usar aquele tempo para esvaziar a cabeça, se divertir e liberar endorfina.

Você vai se impressionar com os impactos positivos dos exercícios para o seu bem-estar: prepare-se para se sentir muito mais tranquilo e motivado.

Preparação

Além dos benefícios da atividade física para todos os candidatos que vão prestar qualquer tipo de concurso, existe um grupo que deve prestar ainda mais atenção a esse tópico: aqueles que querem ingressar em instituições como a polícia, o corpo de bombeiros, etc.

A maioria desses cursos exige o chamado Teste de Aptidão Física, que é uma prova física bastante desgastante, que tem o objetivo de verificar se o candidato está preparado para suportar as exigências físicas da futura profissão.

E via de regra, os testes costumam ser bem puxados — o candidato que menospreza o TAF tem grandes chances de não conseguir se classificar. Se você está tentando um concurso assim, não deixe de se preparar!

Agora que você já entende bem a importância da atividade física na sua preparação para o concurso, é só adotar uma rotina de exercícios e aproveitar os benefícios. Escolha uma atividade que você goste, lembrando que o mais importante é se sentir bem nesse momento reservado a você.

E com tantas opções — de caminhada a esportes coletivos — não vai ser difícil escolher.  Agora que tal compartilhar esse post no seu Facebook? Quem sabe você não organiza um grupo de treino com outros amigos na mesma situação? Boa sorte e bom trabalho!

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.