Geometria para concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Você está com a ideia de prestar um concurso público? Que bom, e tenha certeza de que nós apoiamos sua ideia, mas, gostaríamos de saber se você está realmente preparado ou preparada para prestá-lo.

Para isso, temos apena uma pergunta que não é ampla, mas sim específica, como está sua geometria para concursos públicos?

Antes de tudo, você sabe qual o conceito de geometria?

Queremos dizer aqui a geometria em geral e não especificamente a geometria para concursos públicos. Geometria é a área da matemática responsável por estudar as figuras que não possuem volume.

Além disso, podemos denominá-la de geometria euclidiana. Você sabe o porquê dessa outra denominação? Ela foi dada como uma forma de homenagear o pai da geometria, o geômetra Euclides de Alexandria.

E o significado do termo geometria, qual é?

Bom, “geo” significa terra e “metria” significa medida, sendo assim, geometria significa “medida da terra”.

A geometria divide-se em plana e espacial. Você sabia disso?

Neste momento, você já conhece suas divisões de nomes, então está na hora de começar a saber um pouco sobre cada uma delas. Vamos lá?

Para facilitar seu entendimento, nós lhe ajudaremos com algumas nomenclaturas e suas respectivas definições. Claro, não seremos tão detalhistas, mas isso não impede com que você procure saber ainda mais sobre essa área em busca de um resultado ainda melhor no concurso.

Temos certeza de que você já ouviu muitas dessas nomenclaturas e algumas delas deve ouvir, inclusive, com certa frequência, o que resulta em um conhecimento prévio, por mais superficial que ele seja.

Mas, se caso seja a primeira vez que você esteja se deparando com elas, não se desespere, pois com dedicação você entenderá a geometria para concursos públicos de maneira muito simples e até prática.

E, agora, finalmente, iniciaremos as conceituações…

De início, o que define um ponto? Bom, ele não tem dimensão, ou seja, ele é adimensional. Os pontos, na geometria, determinam uma localização e são usadas as letras maiúsculas para indicá-los.

O que é uma reta? Diferentemente do ponto, ela é representada pelas letras minúsculas, sendo unidimensional e não possuindo o comprimento como dimensão. Além disso, podem apresentar-se nas três seguintes posições: inclinada, horizontal e reta.

Mas, acreditamos que você já tenha ouvido falar também em segmento de reta. Ao contrário da reta, ele possui uma limitação, isso se deve ao fato de que ele relaciona-se à parte entre dois pontos diferentes.

Já a semirreta apresenta limitação em um único sentido, uma vez que ela não possui nem um começo e nem um fim.

Além deles, temos os ângulos, esses são compostos pela junção de dois segmentos da resta, desde que partam de um ponto comum, o qual recebe o nome de vértice do ângulo.

Para suas classificações são considerados seus graus, sendo eles: agudo, reto e obtuso.

Já, a área de uma forma geométrica é a representação do tamanho que uma superfície possui, logo, quanto maior ela for maior será a área. E as suas respectivas somas resultam no perímetro.

As figuras que pertencem a geometria plana são o quadrado, o triângulo e suas classificações, o círculo, o trapézio e suas classificações, o losango e o retângulo.

Como se caracterizam essas figuras? Se faça parte da geometria para concursos públicos.

O quadrado é um polígono que apresenta os quatro lados idênticos, o qual pode ser chamado também de quadrilátero.

O triângulo é uma forma geométrica plana, fechada e que possui três lados. Esse é formado por três segmentos de reta.

Os triângulos equiláteros apresentam todos os lados idênticos com ângulos internos iguais a 60 graus, os escalenos possuem todos os lados com ângulos internos distintos e os isósceles têm dois lados e dois ângulos internos que são congruentes, os triângulos actuângulos apresentam três ângulos internos com grau menor que 90 e, por último, o triângulo retângulo possui um ângulo obtuso e dois agudos.

O círculo caracteriza-se como uma figura plana e pelo agrupamento de todos os pontos de um plano. A metade do diâmetro do círculo é denominada raio, ele é medido do centro do círculo à sua extremidade.

O trapézio totaliza a soma dos ângulos interiores ao quadrado, correspondendo a 360º e, além disso, é um plano e divide-se em trapézio retângulo, isósceles ou simétrico e escaleno.

O trapézio retângulo é composto por dois ângulos de 90º, o simétrico ou isósceles caracteriza-se pelos lados que não são paralelos possuírem a mesma medida, e o escaleno apresenta em cada lado uma medida.

 O losango é composto por quatro lados idênticos e ele juntamente com o retângulo e o quadrilátero é considerado um paralelogramo.

E, por último, o retângulo, apresenta dois lados paralelos na horizontal e na vertical, formando 90º.

Bom, esses são alguns dos conceitos que podem ajudar você a se sair melhor na geometria, uma opção para a geometria para concursos públicos.

Outra opção para geometria para concursos públicos é a geometria espacial.

Você tem noção do que é a geometria espacial?

A geometria espacial é a ramificação da matemática encarregada pelo estudo das formas geométricas que possuem um número de dimensão maior que dois.

Mas qual a diferença da geometria espacial para a geometria plana? Tanto uma quanto a outra pode ser a geometria para concursos públicos, ou, talvez, possa cair ambas no concurso.

O que faz da geometria espacial diferente da geometria plana é o volume apresentado pelas figuras, os quais um único lugar dentro de um mesmo espaço.

Você viu quantas coisas bacanas você pode ver estudando geometria para concursos públicos? Essa área é muito rica em detalhes que contribuirão para o seu sucesso no concurso desde que você estude com dedicação e determinação.

Até nós, que já estudamos geometria para concursos públicos, queremos estudar novamente, de tanta riqueza que ela possui, e imaginamos que você esteja muito curioso para conhecer um pouso mais da geometria para concursos públicos.

Fora que estudar é um ato muito positivo e todo o conhecimento adquirido por você será eternamente seu, ninguém o roubará de você.

Por isso, estude geometria para concursos públicos e seja feliz.

Geometria para concursos públicos
4 (80%) 1 vote

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.