Futuro da moda no Brasil se mostra promissor

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao ir a uma loja de roupas no shopping ou até mesmo na rua da sua casa você nem imagina como foi o processo de produção daquela blusa que vestiu bem no seu corpo e do sapato que não aperta os seus pés.

O processo de produção têxtil possui mais detalhes e procedimentos do que imaginamos. Tudo começa na vida universitária. Há 15 anos as oportunidades de graduação na área vêm crescendo. Com isso, os cursos de moda ganham seu espaço no cenário brasileiro, e estão cada vez mais apostando em formar profissionais que estejam diretamente ligados no meio produtivo da área.

Mas não basta gostar de moda, é preciso se interessar em criar e entender qual o reflexo da moda no comportamento das pessoas. E o mercado de trabalho mostra que as áreas aonde o profissional de moda pode atuar é mais vasta do que se imagina. Prontos para atuar desde a criação de coleções, empreender e até ensinar futuros profissionais da área. Quem imaginaria prestar um concurso para moda?

Ensinando moda

No Brasil, existem muitas opções de universidades e cursos em diversas cidades do país. O concurso para moda mostra que lecionar também é uma possibilidade para os profissionais da área. Design, produção, modelagem e vestuário são algumas das áreas promissoras para quem faz um concurso para moda.

Porém, prestar algum tipo de concurso para moda e lecionar não são exatamente as primeiras opções dos então estudantes de moda. Estilista, stylist, jornalista de moda, design de joias e entre outras áreas, chamam mais a atenção desses universitários.

Mas se engana quem pensa que lecionar é algo fácil. Mostras a realidade do mundo da moda não é tão simples. Ao pensar neste universo, imagina-se muito glamour e presentes, porém aprender desde o início do curso a parte técnica, como gerenciar uma marca, aprender sociologia, filosofia e até psicologia, resulta na saída de muitos alunos dos cursos.

Portanto, prestar em um concurso para moda para lecionar nos cursos e universidades é sempre bom ter um vasto conhecimento na área. Ter vivido o dia- dia de um profissional pode exemplificar para os futuros alunos como lidar com imprevistos e situações que podem surgir fora das salas de aula e facilitar os futuros professores.

Para isso, é indicado se inserir no universo da internet. Uma possibilidade de aumentar o leque do mundo da moda após, e até mesmo durante a vida universitária, são os cursos online oferecidos na área. Oura possibilidade são as lojas virtuais, que estão cada vez mais fazendo parte da vida das empresas.

Ter um meio de acesso rápido para os clientes se tornou essencial para a sobrevivência de uma marca. Com a internet não é necessário gastar muito dinheiro e a possibilidade de atingir mais pessoas, de forma eficaz e rápida é enorme. Com as redes sociais é possível ter um feedback de como a sua marca está sendo vista pelo público.

Moda e internet

Quando foi a última vez que comprou uma peça de roupa? Hoje? Ontem? Mês passado? Talvez não faz muito tempo que você se viu no reflexo do espelho do provador de uma das suas lojas preferidas. Mas provavelmente você se lembra quando foi a última vez que se pegou vendo as suas medidas para comprar uma camiseta em um e-commerce.

Um dos mercados que está propenso ao crescimento no Brasil é o da moda. Neste segmento estão 365 mil empresas de varejo, que possui cerca de 679 mil locais de trabalho e movimento em salário aproximadamente R$10 bilhões.

Nos últimos dez anos, o Brasil foi o país que mais vendeu neste setor nos últimos dez anos e, com isso, o país saltou da sétima para a quinta posição do ranking sobre os maiores consumidores de roupas do mundo.

Este crescimento é devido ao aumento de lojas físicas, lojas online, de shoppings e por conta a rapidez com que as marcas lançam as novas tendências no mercado.

Tendências para 2017

Com o crescente avanço da tecnologia e a facilidade como a qual as pessoas podem ter acesso às informações ao redor do mundo, é claro que o mundo da moda não poderia ficar de fora da web. Segundo dados da Total Retal 2016, da PwC, 38,2% das pessoas fazem compras pela internet todo mês, já para quem faz compras nas lojas físicas esse úmero é de 30,9%.

A pesquisa também mostrou que 34,4% das pessoas usam o computador para fazer suas compras online, enquanto as compras por tablets e smartphones fica em 15,8% e 15,3%, respectivamente.

Um dos principais fatores que influenciam nessa compra, é o preço. O levantamento mostrou que 58,7% dos brasileiros afirma que um preço em conta é o fator que chama a atenção na hora de escolher onde realizar a compra.

Além de estar em alta a compra por sites da internet, um fato relevante para as lojas estarem no mundo da web é o de baixo custo. Estar na rede significa que não é preciso ter uma loja física para que possa receber os seus consumidores.

O investimento no marketing digital também é algo que está na lista das tendências do mundo da moda para este ano. Segundo uma pesquisa realizada em 2015 pela Digital in 2016, da We Are Social, cerca de 45% dos brasileiros estão nas redes sociais. Com isso, pessoas que trabalho com a internet como, por exemplo, as blogueiras, ou até mesmo pessoas públicas, celebridades podem fazer do uso de seu espaço na web para a divulgação de produtos.

Outras tendências da moda para 2017 são as fast-fashions. Com produções rápidas, as lojas apostam em produtos com valores mais em conta, mas que ao mesmo tempo são fortes e trazem a tendências, e assim atraindo os clientes. Também temos como tendência a questão da sustentabilidade.

Hoje, a estética está dando lugar a praticidade e a coisas sustentáveis. Com isso, produtos que pensam no meio ambiente, e ideias que defendam os direitos humanos, que gera a reflexão e a preocupação na vida dos consumidores, chama a atenção e torna promissor o futuro da empresa.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.