Fundação CESGRANRIO

Tempo de leitura: 6 minutos

Desde o seu nascimento, já se passaram mais de 40 anos de CESGRANRIO. E a fundação continua em plena sintonia com a modernidade e com uma busca incessante por novos caminhos no processo desafiador de formar e educar novas gerações. 

Em todas as suas ações, a Fundação CESGRANRIO procurou sempre priorizar o universo educacional, sem se esquecer do conjunto da sociedade. 

 

Algumas passagens da história da Fundação CESGRANRIO 

Mas foi em 1994 que a Fundação CESGRANRIO começou a se preparar para fazer a avaliação de sistemas de ensino. 

Na área da Educação, a CESGRANRIO assinou um convenio com a Fundação Ford onde incorporava uma nova tecnologia que permitia comparar o desempenho dos alunos ao longo dos anos através de modelos estatísticos. E isso foi feito mesmo com alunos diferentes, dando início a um novo paradigma na área de medidas educacionais. 

Em 1995 a CESGRANRIO passou a elaborar e aplicar o projeto do Sistema de avaliação do Ensino Básico, o SAEB, usando a Teoria de Resposta ao Item (o TRI, que diz respeito aos modelos estatísticos citados acima). Essa foi a primeira vez que se usou essa tecnologia no Brasil. 

Desde então, a Fundação CESGRANRIO ficou responsável por quase toda avaliação que houvesse a nível nacional, muitas vezes com responsabilidade isolada, e algumas vezes com responsabilidade dividida. 

Um exemplo é o atual ENADE (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes), antes chamado de Provão, que desde 1996 está sob a responsabilidade da CESGRANRIO. 

Outro exemplo comum é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), organizado pela fundação CESGRANRIO desde 1998. 

Ainda podemos citar o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) realizados nos anos de 2002 e 2007; e a Prova Brasil (Avaliação Nacional de Rendimento Escolar), organizada em 2005 e 2007. 

Além das avaliações de nível nacional, a Fundação CESGRANRIO tem realizado avaliações do sistema de ensino em todo o território nacional e a avaliação de alguns projetos, veja alguns exemplos: 

  • SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação de Ensino do Ceará; 
  • SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo; 
  • SIADE – Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições de Ensino do Distrito Federal; 
  • Nova Escola, do Rio de Janeiro; 
  • Nova Escola, do Rio Grande do Sul; 
  • TV Escola; 
  • SENAI; e 
  • Escola Campeã; 
  • Dentro muitos outros. 

 

Atuação 

Hoje a Fundação CESGRANRIO busca a qualidade na atuação em várias vertentes: 

  • Sistema de Avaliação Progressiva para Ingresso no Ensino Superior 

O famoso SAPIENS é um projeto concebido pela fundação CESGRANRIO em conjunto com os melhores profissionais do ramo de educação, um grupo de professores das redes públicas e privadas de ensino médio. 

O projeto tem a aprovação do Ministério da Educação, e avalia o desempenho dos alunos durante os três anos do antigo segundo grau, corrigindo eventuais deficiências. 

  • Projetos de Avaliação de Larga Escala 

Uma metodologia que vem desde 1994, de desenvolver projetos em todos os âmbitos para avaliar com base no TRI. 

Fundação CESGRANRIO é uma das poucas que tem pleno domínio na prática e uso dessa tecnologia, podendo competir com países de primeiro mundo, mais avançados, em especial da América do Norte e da Europa. 

Dentro desse Projeto de Avaliação de Larga Escala, podemos citar: o SAEB; a Prova Brasil; o SIADE; a Avaliação de Desempenho dos Alunos da Fundação Bradesco; o SARESP; o SPAECE; a Avaliação do Ensino do Rio Grande do Sul; o Programa Nova Escola; a avaliação do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro; a Avaliação da Escola Pública do Estado do Maranhão; o Sistema de Avaliação das Escolas Estaduais do Tocantins; a Avaliação dos Alunos das Escolas Municipais do Rio de Janeiro; a Avaliação dos Alunos das Escolas não Seriadas do Distrito Federal; a avaliação da Rede Estadual do Rio de Janeiro; a Avaliação da Rede Municipal de Niterói; e a Avaliação da Rede Municipal do Rio de Janeiro. 

  • Exames Nacionais 

Outro serviço da Fundação CESGRANRIO, além de avaliar sistemas de ensino, é a avaliação apresentando resultados individuais e também das instituições, exemplo do ENEM; do ENADE; do Provão; e do Programa SENAI / SP. 

  • Avaliação de Programas 

Outra vertente de atuação da CESGRANRIO desenvolvida pela equipe técnica da fundação. Entre as avaliações, pode-se citar o da TV Escola e também o do Canal Futura 

 

Pensamente em frente 

Fundação CESGRANRIO acredita que ainda tem muito a fazer em prol da educação no Brasil. A consolidação do mestrado em avaliação é um objetivo, assim como implantar de forma definitiva os projetos de formação e de capacitação lato sensu com o mínimo de 360 horas de curso. 

CESGRANRIO ainda pensa em se dedicar à certificação das pessoas, das profissões e das instituições. Sem contar e se esquecer de revigorar os projetos culturais. 

 

A Fundação CESGRANRIO como banca em concursos públicos 

CESGRANRIO, assim como as outras bancas que organizam concursos públicos, tem um perfil e particularidades que se pode destacar. 

Suas provas objetivas, por exemplo, são compostas de questões com cinco alternativas de resposta, tendo somente uma correta. 

Suas perguntas costumam ser diretas, sem muita enrolação, porém, explora, em todos os concursos em que é a banca organizadora, praticamente todo o conteúdo sugerido no edital do certame. 

Dificilmente nas provas da Fundação CESGRANRIO você vai deixar de responder uma pergunta sobre as matérias relacionadas no conteúdo programático do concurso em questão. 

Uma característica marcante das provas da CESGRANRIO é a necessidade de utilização do raciocínio lógico mesmo em disciplinas que não sejam especificas. 

Em relação a letra de lei, a cobrança vai mais de encontro com a doutrina, embora não de uma maneira tão aprofundada. 

Em cargos específicos, perguntas baseadas na jurisprudência ganham mais ênfase. 

Outro ponto a se destacar é que, comumente as questões das provas elaboradas pela Fundação CESGRANRIO tem pontuação diferenciada, ao contrário de outras bancas. 

Se houver essa distinção na prova, haverá menção entre as questões, e você, como concursando, deve priorizar a resolução das questões de pontuação maior, assim, aumenta suas chances de sucesso. 

Fundação CESGRANRIO
3.8 (75%) 8 votes

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *