Fui reprovado no concurso. O que fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

A reprovação em um concurso público é o pesadelo de muita gente. Afinal, quem tem a aprovação como objetivo passa horas estudando, investindo e se dedicando á preparação em si.

Especialmente em época de crise e de instabilidade financeira, arriscar uma nova inscrição pode sair caro para muitos bolsos. Além do dinheiro já gasto em cursinhos preparatórios, livros e apostilas, a própria taxa para se candidatar para alguns cargos costuma ter um custo muito elevado.

Mas, e quando a reprovação realmente acontece? Mesmo com todo o desgaste emocional e financeiro, será mesmo que não vale a pena tentar de novo? Para saber o que fazer é só continuar a ler este artigo até o fim!

O que fazer em casos de reprovação?

Essa é a principal dúvida dos concurseiros e o maior medo de todos eles. Os concursos públicos são excepcionalmente concorridos, já que costumam oferecer boas condições de trabalho e ofertas salariais ainda mais atrativas.

Outro ponto sobre a alta concorrência é que a maioria desses concursos não são realizados com tanta frequência como gostaríamos. O preparo para as provas é intenso, mas, ainda assim, as reprovações devem ser encaradas como algo provável de se acontecer.

É claro que essa aceitação não é nada fácil, mas, para que você saiba lidar melhor com esse tipo de situação, preparamos uma lista com dicas que poderão fazer a diferença na sua vida. Confira!

  1. Não coloque a culpa nos outros

Esforce-se para não justificar seus erros e colocar a culpa nos outros. Por mais frustrado que você esteja, as pessoas ao seu redor não são culpadas pela sua reprovação.

Além disso, tentar provar para si mesmo que o motivo de você não ter passado foi por causa do tempo curto da prova, a falta de qualidade dos professores, entre outras razões, não irá tornar a sua reprovação diferente. Identifique quais foram suas falhas reais empenhe-se para fazer diferente.

  1. Encare a reprovação como uma experiência

Tente enxergar o lado bom das coisas. Apesar de você ter sido reprovado no processo seletivo de um concurso público, a boa notícia é que agora você já tem conhecimento sobre o estilo das questões e do ambiente de realização das provas.

Nas suas próximas tentativas, você não ficará mais tão intimidado com a quantidade de concorrentes ou modelo de questões com pegadinhas, que, convenhamos, podem ser os grandes responsáveis por 50% da reprovação de muitos candidatos.

Com mais experiência de todo o processo, você estará mais calmo e preparado para sua segunda chance.

  1. Tenha calma e procure reorganizar sua rotina de estudos

Para não tornar os momentos de estudo ainda mais cansativos, modifique seu roteiro para que ele se diferencie um pouco do seu modelo de estudo anterior.

Modifique a ordem das matérias, escolha outro local para estudar e crie um ambiente inspirador a seu redor. Muitas vezes, essas simples mudanças podem ajudar a renovar os ares e a reviver sua força de vontade para tentar de novo.

Se você acha que um cursinho preparatório será bom para você, pesquise as melhores opções e converse com seus professores sobre suas dificuldades, expectativas e objetivos profissionais. Nessas horas, a opinião de quem está inserido no ramo pode ser de grande ajuda.

  1. Reveja a teoria de todas as matérias

Não adianta se dedicar apenas aos problemas práticos das matérias mais difíceis e deixar a teoria das disciplinas mais básicas de lado. Essa é uma atitude muito comum entre os candidatos que foram reprovados, mas que também é o principal erro que poderá levar a novas reprovações.

Lembre-se que, em um concurso público, contar com a sorte não fará de você um candidato preparado. Reveja todo o conteúdo estudado e, só então, comece a fazer simulados e questões de provas anteriores.

  1. Dê igual atenção a todas as disciplinas

Dedique o mesmo empenho para todas as disciplinas. Afinal, não é porque você já domina uma matéria que você não precisa mais dedicar seu tempo a ela.

É claro que, conforme a disciplina que você teve o maior número de erros, é normal que você deva treinar mais em um assunto específico por meio de simulados e provas. Entretanto, o estudo para um novo concurso público deve ser intenso e o tempo e a dedicação para cada matéria devem ser os mesmos.

  1. Siga um cronograma de estudos definidos

Crie uma rotina de estudos e tenha disciplina para segui-la corretamente. Por já ter passado por essa experiência, você já deve saber que um cronograma de estudos definidos será vital para que você se organize e fique ainda mais focado.

Avalie o seu tempo de estudo disponível e intercale as matérias informadas no edital do concurso que você pretende prestar. Não se esqueça de incluir todas as disciplinas e lembre-se de fazer algumas pausas durante os estudos.

  1. Continue buscando pela área do seu real interesse

Não desista do cargo dos seus sonhos apenas porque você foi reprovado. Muitas pessoas acabam trocando de objetivo por pesarem que seguindo determinado cargo será muito mais fácil para ser aprovado.

Pense que esse pode até ser um caminho mais “simples”, entretanto você poderá comprometer toda a sua realização profissional por ter desistido do que você realmente queria. Mantenha o foco e siga suas metas pessoais e profissionais.

  1. Não avalie sua preparação com base em horas estudadas

Se você se obriga a passar X horas estudando, você criará uma sensação de urgência para terminar de estudar e não irá aproveitar o momento como deveria.

Além disso, não fique comparando seu tempo de estudo com o dos outros. Uma pessoa que estuda somente duas horas por dia pode muito bem aproveitar melhor o conteúdo estudado do que alguém que estudou cinco horas direto e não assimilou nada do que leu.

Lembre-se: se você foi reprovado, a melhor dica é não desistir! Apesar de ser uma experiência frustrante, especialmente quando há muita dedicação envolvida no processo, é importante aceitar o fato para que você não fique desiludido com seus objetivos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.