Fazer simulados das provas pode te ajudar a ser aprovado no concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa os concursos público se mostram como algo cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Se antes a escolha pela iniciativa pública era algo restrito para um público específico, hoje é algo que interessa os mais diversos perfis de profissionais. E a culpa disso, em grande parte, acaba sendo da crise que toma conta do país e que não tem previsão de ir embora.

Afinal de contas, com crise ou sem crise, a verdade é que as contas vão continuar chegando e é preciso ter a garantia de um salário todo mês para se assegurar que as finanças vão permanecer em ordem. Algo que o setor público assegure ao funcionários, mas que o setor privado não garante.

Prova disso são os diversos cortes de gastos, que incluem corte de funcionários, que diversas empresas privadas se viram obrigadas a realizar por conta dos efeitos da crise, de forma que esta foi a única maneira encontrada de continuarem com as portas abertas. Algo que acaba causando um clima de instabilidade e de insegurança muito grande para o trabalhador, que encontra um ponto seguro na iniciativa pública.

Mais ainda há aqueles que procuram o setor público simplesmente por se sentirem atraídos profissionalmente a ele, bem como para desfrutar de suas vantagens em relação ao setor privado.

Entre elas estão salários mais altos do que os que costumam ser oferecidos no mercado, benefícios e gratificações que fazem uma diferença considerável no final do mês e também uma jornada de trabalho que é bem respeitada, algo que é importante para colaboradores que prezam por sua qualidade de vida e que é muito difícil de se encontrar dentro do setor privado.

Para completar, há ainda aquela parcela que procura o setor público por conta dos benefícios que a ocupação desfruta no mercado. Entre eles estão condições diferenciadas, que incluem facilidade na hora de conseguir um empréstimo e também taxas de juros mais baixas na hora de realizar um financiamento. Algo que pode fazer uma grande diferença em momentos específicos da vida.

Porém, a verdade é que desfrutar de tudo isso não é tarefa fácil. Afinal de contas, o processo seletivo para o setor público é algo muito particular e completamente diferente daquele que é praticado dentro do setor privado. Afinal de contas, para conseguir uma vaga na iniciativa pública é preciso antes conseguir ser aprovado em um concurso público.

Concurso este que consiste em um conjunto de uma ou mais provas que buscam avaliar os conhecimentos dos candidatos interessados, de forma a selecionar os que se saíram melhor para as vagas disponíveis no mercado. Ou seja, além de precisar lidar com uma prova que por si só já não é tarefa fácil, é preciso também pensar na concorrência alta, que fica cada vez mais alta à medida que se aumenta o salário que é oferecido para uma determinada vaga.

Dessa forma, para realmente conseguir uma aprovação em um bom concurso é preciso combinar muita dedicação com horas de estudo a fim de realmente chegar com todo o conteúdo na ponta da língua na hora da prova. Afinal de contas, quando falamos de concursos disputados qualquer simples ponto pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações acerca do estudo para o concurso por meio da realização de simulados. Tudo para você potencialize ainda mais os seus estudos e consiga aumentar consideravelmente as suas chances de conseguir uma aprovação no concurso que você tanto deseja. Afinal de contas, quando se trata de concursos, estar preparado nunca é demais.

Descubra a diferença que fazer simulados pode fazer para seus estudos

Quando se trata de concursos, é preciso saber estudar para conseguir abordar todo o conteúdo que deve ser estudado de forma a estar realmente preparado para a prova. E para isso há algumas técnicas que você pode utilizar a seu favor de forma a potencializar os resultados que você tem com o seu estudo.

E uma das melhores técnicas de se assegurar que você realmente conseguiu aprender o conteúdo que estava estudando e para verificar se você está preparado para uma prova é realizar simulados de provas dos concursos antes de realmente fazer as provas. Isso porque, desse jeito você vai conseguir chegar na prova já sabendo o que esperar.

Para isso há duas opções que são bastante válidas e o ideal é que você utilize as duas em seu estudo. São elas a realização de simulados de provas de concurso, que podem ser encontrados com facilidade na internet e também a realização de provas antigas do concurso que você deseja prestar, algo que também é encontrado sem grandes dificuldades em sites de pesquisa.

O ideal para aproveitar a técnica ao máximo é realmente fazer a prova como se fosse o dia do concurso, calculando o tempo e sem realizar consultas. Isso porque, dessa forma você vai ter uma noção do tempo que está gastando com cada questão e também quais são os seus pontos fortes no que diz respeito ao conteúdo e em que você precisa melhorar.

Dessa forma, mais do que apenas testar os seus conhecimentos, você também vai começar a trabalhar o seu controle do tempo, algo que é essencial para se dar bem em uma prova de concurso.

Afinal de contas, de nada adianta você saber todo o conteúdo se você não consegue fazer a prova dentro do tempo estipulado. E é exatamente fazer provas em casa que vai ajudar você a desenvolver a habilidade de gestão do tempo disponível para prova.

Por isso mesmo, se você ainda não o faz, passe a adotar a realização de provas antigas e de simulados de concurso em sua preparação para a entrada no concurso público. Pode ter certeza que vai fazer toda a diferença no resultado final de seu período de dedicação e que vai aumentar e muito as suas chances de aprovação naquela vaga que você tanto deseja.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.