Faltam 15 dias para o concurso público? Veja como organizar o cronograma para estudar de verdade

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das maiores dúvidas das pessoas é em relação a maneira de estudar para fazer as provas de concurso público. Para que você tenha boas chances na hora de realizar sua prova do concurso público, você deve organizar o cronograma para estudar de verdade, mas as pessoas nem sempre consegue desenvolver boas maneiras para conseguir estudar tranquilas.

Organizar o cronograma para estudar de verdade, passa por todo um planejamento. O que acontece muitas vezes é que pela rotina do dia a dia as pessoas que vão realizar as provas do concurso público, acabam ficando sem tempo de planejar e organizar o cronograma para estudar de verdade e assim acabam diminuindo as chances delas ire bem diante das provas dos concursos públicos.

Diante disso vamos dar dicas sobre como organizar o cronograma para estudar de verdade, para que você consiga estudar os assuntos que precisa e mesmo que você não tenha muito tempo até o dia da sua prova do concurso público.

Dicas de como organizar o cronograma para estudar de verdade

A primeira dica é fundamental para você que tem uma rotina muito corrida e não tem tempo para realizar horas de estudo, essa dica serve ainda mais se faltarem poucos dias para que você tenha que realizar a sua prova do concurso público.

Organizar o cronograma para estudar de verdade vai além da simples escolha entre quais conteúdos estudar, o cronograma passa também sobre como você consegue utilizar seu tempo para os estudos. Por isso, é recomendável que você tenha aulas de conteúdos que você precisa estudar em algumas plataformas como vídeo e áudio, por exemplo.

Se você utiliza muito o transporte público, ao invés de ouvir músicas, você pode optar por ouvir áudios de explicações para os conteúdos que você está estudando, se caso preferir pode levar um livro que contenha informações importantes para quando estiver prestes a realizar as provas.

Outra dica é que se você fica muito tempo preso no transito, você pode optar também por colocar no rádio do carro áudios relacionados a coisas que você esteja estudando.

Com essas simples técnicas você passa a otimizar o seu tempo e consegue estudar muito mais mesmo em um curto período de tempo, essa é uma maneira de como organizar o cronograma para estudar de verdade.

Quando precisar organizar o cronograma para estudar de verdade, você precisa colocar também os momentos de pausa. Caso você fique muito tempo corrido estudando o seu cérebro cansa e acaba não absorvendo nenhuma das informações novas que você está tentando passar para dentro dele.

Assim, se você passa durante 3, 4 horas seguidas estudando, o que vai acontecer é que a partir da 2 hora e meia mais ou menos, você já estará de saco cheio e não vai mais estar estudando de maneira correta, esse tempo com certeza não servirá para nada na hora em que você estiver realizando a prova do concurso público.

Portanto, é importante que você consiga também ter momentos de relaxamento entre um conteúdo e outro que você esteja estudando.

Existem algumas técnicas próprias para otimizar seu tempo, para você receber o conteúdo, armazená-lo e ainda dar uma pausa. Uma das técnicas é conhecida como Pomodoro, nela é pedido que o estudante fique por até 30 minutos estudando e a cada 30 minutos deve fazer uma pausa de 5 minutos, essa é uma opção, aso você prefira, pode aumentar este tempo de estudo consequentemente aumentando o tempo de descanso.

Um erro comum na hora de organizar o cronograma para estudar de verdade, é que quem está estudando acaba fazendo uma meta para terminar determinado matéria, assim como a pausa, a variedade de assuntos ajuda a refrescar sua mente e faz com que você guarde os conteúdos muito mais facilmente.

Uma coisa que existe normalmente é sempre começar um conteúdo e estudar ele durante dois três dias seguidos, isso é um erro, pois você acaba cansando dessa determinada matéria e passa a armazenar cada vez menos informações, por isso, o ideal é que você tenha sempre em mente a variedade de assuntos e que assim a chance de você conseguir se recordar dos conteúdos na hora de realizar a prova do concurso público é grande.

Outra dica importante para organizar o cronograma para estudar de verdade é sempre priorizar as matérias mais importantes para a vaga em que você está se candidatando.

O comum é pelo estudante sempre priorizar as matérias onde ele tem mais dificuldade, isso serve bastante na escola ou na universidade onde o peso das perguntas são iguais, porém em vestibulares e provas de concurso público, é mais importante que você tente estudar as matérias que valem mais pontos, pois as provas têm “seções” que tem mais valor de acordo com a área de atuação em que você está tentando conquistar a vaga.

Existe duas maneiras muito famosas para você conseguir organizar o cronograma para estudar de verdade, um deles é a forma mais antiga de arrumar seus conteúdos a serem estudados, onde você separa os conteúdos a ser estudado entre as horas do seu dia.

Esta maneira de estudo acaba fazendo com que você fique refém do seu cronograma e tem muitas chances de acabar não conseguindo estudar tudo que planejou, pois você monta a tabela com os horários de uma maneira que você pense que seus dias sejam todos “perfeitos”, e aí está o erro, pois, caso algum imprevisto aconteça, ele mexe com toda a grade de horários que você montou para estudar.

Recentemente os estudantes encontraram numa publicação de Alexandre Meirelles, uma nova forma de se organizar para conseguir estudar o máximo possível sem ter nenhum tipo de prejuízo.

Trata-se do ciclo de estudos, está forma de estudar preza pela adaptação, diferente do modelo tradicional este tipo de opção de estudo faz com que você consiga estudar todo conteúdo que precisa sem acumular matérias.

Além da adaptação, o ciclo de estudos também te ajuda a otimizar seu tempo de estudos, já que nele estão dispostas também o tempo máximo que você deve estudar cada matéria. Por fim, a variedade de conteúdo que você vai estudar em um dia, vai fazer com que você não canse de estudar nenhuma matéria e ainda vai ter mais facilidade para recordar dos assuntos que estudou.

Portanto, você tem boas dicas para organizar o cronograma para estudar de verdade, assim as suas chances de conseguir um bom resultado quando estiver fazendo a prova do concurso público, são enormes.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.