Faço Publicidade e Propaganda, existe algum concurso público na minha área?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas encontram nos concursos públicos a oportunidade ideal para ter uma estabilidade financeira. É uma das formas mais concretas para se ter um emprego sem correr riscos de demissão, e com salários que costumam ser mais altos que os que o mercado convencional oferece.

Existem inúmeros processos seletivos espalhados pelo país, para se trabalhar nas mais diversas áreas e instituições. Na área da publicidade e propaganda, eventualmente há algum edital lançado para uma vaga específica, voltada principalmente para quem está em processo de conclusão do curso, ou já se formou.

Vamos apresentar quais são os concursos públicos destinados a esta formação, além de destacar quais as formas mais adequadas para garantir a aprovação, e obter um trabalho fixo e estável.

O profissional de publicidade e propaganda

O ramo publicitário é um dos que mais aumentam o número de matriculados nas graduações em universidades. O profissional da área é o responsável por criar peças publicitárias para seus clientes, como forma de chamar a atenção de novos consumidores.

São essas pessoas que produzem todo o conteúdo para propagandas em televisão, rádio, jornais, internet, redes sociais, entre outros tipos de mídia. Em resumo, o publicitário é responsável por auxiliar a vender a imagem de uma empresa.

Com a chegada das mídias digitais, e com o aumento massivo da interação entre empresas e clientes, o profissional de publicidade e propaganda passou a ser cada vez mais valorizado.

Existem vários tipos de cargos ocupados por publicitários, que variam desde o profissional responsável por ver o que o seu cliente deseja, até por quem cria uma peça que em breve será de conhecimento do público. Softwares de edição de imagens, vídeos e áudios também são utilizados, além da fotografia, ideal para vender melhor um determinado produto.

Durante o curso nas universidades, é comum ver os estudantes já escolherem uma área fixa de atuação, para dominar determinado tema, e assim estar mais preparado para o mercado de trabalho em uma vaga específica para seu gosto.

Os concursos públicos na área publicitária

Para quem deseja prestar um concurso público para uma vaga em publicidade e propaganda, saiba que existem vagas para os profissionais. Grande parte destes processos seletivos são provenientes de instituições governamentais, ligadas aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Tribunais específicos, secretarias de governo, empresas estatais ou forças armadas, são alguns dos locais onde já estão selecionando publicitários por meio de um concurso público. Isso mostra que estes profissionais estão sendo mais valorizados em seu meio, oferecendo um emprego mais estável, e com a contratação de pessoas escolhidas por sua capacidade.

A folha salarial pode ser de um valor muito maior que o pago em uma empresa privada. Em alguns casos, chega a superar em até cinco vezes o salário médio de um publicitário que atua em uma empresa convencional.

Os editais para a elaboração das provas sempre são publicados nas páginas destas instituições, ou também nos sites das empresas que aplicam as provas dos concursos públicos. Para isso, você precisa estar atento a estes sites, e se manter informado, pois nem sempre o processo de inscrições dura muitos dias. Em alguns casos, você pode ficar sabendo sobre o concurso também por meio de amigos ou conhecidos.

Além disso, é importante que você sempre se mantenha atualizado, não só com o conteúdo aplicado na faculdade, mas também com temas importantes para a nossa sociedade.

Dependendo do tipo de concurso prestado, o número de concorrentes pode ser grande. E isso pode fazer a diferença no processo – em especial, os que contam com uma prova de redação, com temas que costumam estar em pauta na nossa sociedade atual. Os candidatos mais capacitados antes de um exame são os que têm mais chances de serem os melhores na avaliação final.

Do processo de inscrição até a confirmação da vaga

Todo o período envolvendo um concurso público pode durar alguns meses, ou até mesmo alguns anos. Em primeiro lugar, um edital é elaborado, com todos os passos do processo seletivo. Prestar atenção nele pode te ajudar a estudar com os materiais adequados.

Encerrado o prazo de inscrições dos candidatos, uma prova é aplicada, com questões sobre os mais variados temas – e que possuem semelhança com a área de interesse de quem faz o exame. Além do conteúdo para a publicidade e propaganda, alguns temas também podem ser inclusos, como português, matemática, legislação, informática, prova de redação, entre outros.

Após a avaliação, depois de algumas semanas, a lista com os aprovados é encaminhada. Até haver a efetivação do contrato pode levar algum tempo – às vezes, o período para isso é de quase dois anos.  Mas depois de chamado, e de iniciar a exercer a profissão, o emprego é garantido para o publicitário, e melhor, com a garantia de um ótimo salário, e com a tão sonhada estabilidade em seu cargo.

Vale a pena prestar um concurso público na área de publicidade e propaganda?

Pode ser que você não consiga a tão sonhada vaga como concursado de maneira imediata. Mas sim, vale a pena participar destes processos. Quanto mais provas você fizer, maiores são as chances de sua aprovação.

Para isso, é importante prestar atenção nos editais de concursos públicos, pois pode haver algum de seu interesse mais próximo de onde você imagina. Também é fundamental praticar o hábito da leitura, principalmente no conteúdo da publicidade e propaganda, como forma de se manter atualizado com as novidades em sua área de formação. E também é importante estar informado diante do que está acontecendo no meio em que você vive.

Em uma época cada vez mais difícil para se manter em um emprego, o caminho dos concursos públicos pode ser o ideal para você. A competitividade nas empresas também é alta, e tende a crescer mais com o número de profissionais formados. Por isso, é importante participar de um processo de avaliação em um órgão público, na sua área de formação. A médio ou longo prazo, você pode ser selecionado, e assim, ter um ganho bem maior que em um emprego convencional.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.