Faço Educação Física, existe algum concurso público na minha área?

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo sonha em alcançar a estabilidade financeira. Em uma época tão dinâmica como a nossa, são raros os casos de pessoas que conseguem se manter em um mesmo emprego por muitos anos.

Justamente por isso, a procura para se inscrever em concursos públicos tem aumentado, pois os vencedores conseguem garantir uma oportunidade de trabalho que permite um longo vínculo, com direito a uma estabilidade com a instituição, evitando o risco de demissões.

Existem vários tipos de concursos públicos, destinados para as mais variadas escolaridades. A dificuldade das provas é adequada de acordo com a formação desejada para os candidatos vencedores. São inúmeras as áreas onde se pode fazer inscrições para concursos públicos. Uma delas, é para quem cursa a graduação em educação física.

Se você está realizando o curso, ou já é formado na área, fique atento para as nossas dicas.

A importância do profissional de educação física

A disciplina costuma ser uma das mais preferidas entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio. A educação física tem como metodologia principal a de se passar conceitos básicos e aprofundado sobre as mais diversas modalidades esportivas. Além disso, colabora para que os alunos evitem o sedentarismo, pois as aulas incentivam a prática de exercícios físicos.

É na aula de educação física em que são lapidados os atletas das novas gerações, que podem iniciar sua carreira esportiva. Mas ao mesmo tempo, ajuda a formar cidadãos, que aprendem a ter o instinto da competitividade, e o respeito pelos seus adversários.

Além de poder trabalhar nas escolas, o profissional de educação física também pode exercer sua função em academias de musculação. Mas cabe ressaltar que para este tipo de emprego são raras as oportunidades para encontrar um concurso público.

Quais os locais que um formado pode trabalhar como concursado?

Em todo o Brasil existe algum processo concurso público em andamento. Especificamente no caso da Educação Física, os professores formados podem se inscrever em editais. Eventualmente um edital é elaborado, para a contratação de profissionais para trabalhar na rede pública de ensino, seja em escolas municipais ou estaduais.

Para as escolas particulares, normalmente o processo costuma ser mais simplificado, e a contratação é mais imediata.

É mais comum ver concursos públicos para se trabalhar na rede municipal. Existem mais de 5,5 mil cidades brasileiras. Logo, sempre pode haver alguma localidade próxima a você que esteja com algum edital em andamento.

Para isso, é ideal estar atento às páginas de prefeituras das cidades que são há poucos quilômetros da sua. Até mesmo prestar atenção nas conversas da comunidade próxima a você poderá lhe ajudar a participar de algum processo seletivo.

Mas também eventualmente são feitos concursos para se trabalhar nas escolas estaduais. Estes são organizados de maneira mais geral, com a divulgação de várias vagas para um grupo determinado de cidades.

Quando realizadas, as contratações costumam ocorrer em maior escala, e as vagas podem ser amplas, para várias cidades. Neste caso, você pode ter mais chances de ser selecionado por este tipo de prova. Porém, o exame tende a ser mais difícil que o de um concurso voltado para o trabalho nas escolas municipais. Além do fato de ter mais candidatos que em provas menores.

Algumas empresas são especializadas na realização de exames deste tipo. Checando os sites destas organizadoras, você pode encontrar algum concurso próximo à você, e com os benefícios que você deseja caso for efetivado. Além disso, é possível encontrar provas de edições anteriores de um mesmo concurso, o que pode facilitar na sua memorização, para ter um bom rendimento.

Como funciona todo o processo

Normalmente todo o andamento de um concurso público tem um mesmo padrão. Se inicia com um edital, organizado pelas prefeituras das cidades (para escolas municipais), ou pelo governo do estado (para a rede pública estadual).

O edital é divulgado pelos órgãos competentes, e é estipulado um prazo para as inscrições. Para o caso da educação física, é necessário estar formado para exercer a função de professor concursado.

Depois de encerrado o cadastramento, é elaborada uma prova escrita alguns dias depois. O conteúdo de cada exame pode variar, mas normalmente tem a ver com a área de formação dos professores candidatos.

Disciplinas como português, matemática e informática também podem estar presentes em um concurso. Isso inclui também uma prova de redação, que normalmente tem como tema algo que está em pauta na atualidade, como economia, política ou sustentabilidade.

Os concorrentes que obtiverem os melhores resultados conseguirão as vagas oferecidas. Mesmo aprovados, os professores nem sempre começam a trabalhar imediatamente. Em alguns casos, leva-se um tempo até a efetivação do contrato, que pode durar meses, ou até mais de um ano.

Depois de aprovado, e de começar a exercer um cargo como concursado, sua estabilidade como profissional tende a ser mais garantida. Por isso, muitas pessoas que prestam concursos costumam realizar vários exames em uma proximidade de datas, para ter mais chances de ser aprovado, ou até mesmo de ser chamado para trabalhar, em caso de uma promoção recente.

Participar de um concurso pode valer a pena

Pode ser um longo processo entrar na disputa por uma vaga em um concurso público. Mas para uma estabilidade financeira, é a melhor alternativa. Além do fato de haver um risco quase nulo de demissão – um problema que atormenta milhões de trabalhadores de todas as áreas.

Se você tem o desejo de se tornar um concursado, é necessária a dedicação nos estudos para as provas. Pois não é tão fácil conseguir uma vaga, até porque outros colegas podem estar melhores preparados no processo, e você precisa estar atento a isso.

Mas ao mesmo tempo, as possibilidades oferecidas através de um exame de seleção vão ajudar no seu crescimento profissional. Ter uma estabilidade em um emprego, com um salário fixo e de qualidade é um desejo de todos os trabalhadores. Para tanto, vale a pena investir em um concurso público.

Todo o esforço para a efetivação de um concursado fará a diferença em um médio ou longo prazo.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.