Faço arquitetura, existe algum concurso público na minha área?

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo sonha em ter uma estabilidade financeira, garantindo um emprego fixo, sem que tenha riscos de ser demitido de maneira inesperada. Uma maneira de garantir uma melhor vida financeira é prestar um concurso público. São inúmeras as seleções existentes no país, voltadas para as mais variadas formações.

No ramo da arquitetura, já é grande o número de exames que permitem aos alunos a terem um trabalho em uma empresa pública.

Se você quer tentar garantir uma atividade mais estável, saiba que existem diversos processos de seleção espalhados pelo Brasil. O ideal é participar de um concurso público se você já está próximo de se formar, ou se já é formado na área, e está procurando uma oportunidade melhor de trabalho.

O profissional de arquitetura

Quem trabalha no ramo da arquitetura lida com a criação de projetos que visam a organização de um determinado espaço, seja um prédio, uma casa, ou até mesmo na projeção de uma cidade.

É uma área também associada ao design, em que os arquitetos realizam desenhos preliminares que mostram como deve ficar alguma obra antes de ser iniciada, além de fiscalizar se o desenvolvimento do projeto está de acordo com o planejamento feito anteriormente.

O trabalho de um arquiteto envolve praticamente tudo na vida do homem, desde a sua residência, até no espaço urbano onde vive.

A arquitetura é uma das atividades mais antigas na história da humanidade. Os principais espaços construídos pelo homem só estão praticamente intactos graças a esta profissão. As Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma, o Big Ben de Londres, as construções de Jerusalém, a projeção da cidade de Brasília, e até edificações mais recentes como o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro passaram pelas mãos de arquitetos.

Mesmo com cada caso específico sendo projetado de uma maneira diferente – de acordo com a sua época de construção.  É uma estruturação que auxilia a ordenar ambientes, fazendo análises técnicas desde o início de um projeto até sua conclusão. Ela está presente em casas, edifícios, igrejas, torres, estádios, espaços para a realização de eventos, entre outros.

Existem inúmeros estilos arquitetônicos, que foram se reinventando ao longo da história. Ao mesmo tempo que existem profissionais especializados em criar uma estrutura clássica, lembrando construções feitas antigamente.  Outros profissionais optam por projetar uma obra mais moderna, utilizando estruturas mais atuais, remetendo-se ao futuro.

Quais lugares estão selecionando arquitetos em concursos públicos?

A grande parte dos concursos públicos na arquitetura são para atuar em instituições governamentais, no âmbito municipal, estadual ou nacional. O profissional selecionado atuará na elaboração de projetos que sejam a plataforma de algum determinado governo.

Um arquiteto concursado pode atuar para a construção de residências populares, hospitais, escolas, terminais de ônibus, revitalização de praças, centros esportivos, áreas de interesse histórico (com reformas estruturais), entre outros tipos de obras públicas.

Grande parte dos cargos oferecidos para arquitetos são para trabalhar em prefeituras e secretarias de governo, forças armadas e também de universidades públicas.

O salário varia de acordo com o edital de cada concurso, mas na maioria dos casos, é maior que a média de valores recebidas ao trabalhar nas empresas privadas. Dependendo da instituição, o pagamento mensal pode ser de até mais de R$ 7 mil.

Do edital à seleção – o andamento de todo o processo

Antes de você começar a prestar concursos públicos, umas dicas podem te ajudar. A mais importante delas é a de seguir ampliando seus conhecimentos na área de arquitetura. Estar atualizado pode ser um grande diferencial para o seu sucesso em uma prova.

Na internet, é possível também encontrar exames antigos, que podem servir como treinamento para uma seleção futura.

Elaborar um plano de estudos também pode lhe ajudar. Estabelecer um limite de horários para se concentrar na leitura de livros e materiais como preparação para as provas, criando uma rotina, contribui para um bom rendimento nos exames.

Outra dica também é manter a atenção sobre o que está acontecendo no meio em que você vive. Estar informado poderá lhe dar uma força na hora de escrever a redação. Na maioria dos concursos públicos, a capacidade textual dos candidatos também é avaliada. Conferir como está o cotidiano atual pode evitar o risco de que você não saiba o que escrever ao desenvolver seu texto.

Feita essa preparação, o primeiro passo para participar de um concurso público é estar atento às vagas oferecidas. Existem sites e páginas que ajudam na divulgação de editais para este tipo de seleção.

As instituições públicas também promovem seus concursos, publicando materiais inclusive nas redes sociais. Logo é possível encontrar algo que envolva a área de arquitetura. Aí você já pode se inscrever para o exame.

A etapa seguinte costuma ter uma prova escrita, que normalmente engloba um conteúdo específico no ramo de atuação do candidato. Para arquitetos, além do conteúdo também aplicado em sala de aula, outros temas como português, matemática, legislação e informática, além de uma prova de redação que envolve algum tema do cotidiano atual.

Finalizada a prova, os melhores candidatos são selecionados. Pode demorar algum tempo entre a confirmação dos aprovados e o início do trabalho, que varia de acordo com o órgão que organiza.  Em alguns casos, leva-se mais de um ano. Se você for aprovado, é só aguardar que a instituição o chamará no momento certo, quando você começar a trabalhar.

Concurso público e estabilidade

Pode ser um processo longo entre ter o desejo de realizar um concurso público e conseguir a tão sonhada vaga. Mas com muito esforço e dedicação, você pode conseguir. Os valores dos salários e a garantia de ter um emprego sólido e estável são ótimas garantias para que você inicie a saga de realizar exames de seleção.

Assim, você poderá ter um trabalho muito bom na área de arquitetura, e poderá contribuir com os seus conhecimentos em importantes projetos públicos. Se você quer isso, comece logo a estudar, e fique atento aos concursos que estão sendo lançados. Quem sabe em breve seja você mesmo um premiado a ter um bom emprego fixo?

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.