Existem concursos públicos para estagiários?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos se tornam a escolha preferida dos trabalhadores brasileiros no processo de procura por um emprego.

Em partes, esse processo de mudança pela escolha pelo setor público ao invés do setor privado se dá principalmente por conta da crise econômica que toma conta do país há um tempo, não dá sinal de ir embora e acaba criando um clima de instabilidade muito grande.

Afinal de contas, para conseguirem manter as portas abertas, grande parte das empresas privadas têm se visto obrigadas a realizar uma série de cortes de gastos, o que acaba incluindo o corte de pessoal, tudo por conta dos efeitos gerados pela crise econômica.

O que por sua vez acaba gerando um ambiente de instabilidade e de insegurança para o trabalhador, que passa a enxergar maiores vantagens na estabilidade que é oferecida pelo setor público.

Mais ainda, há também aqueles que buscam o setor público por outros motivos que não a crise.

Entre eles estão os bons salários oferecidos no mercado, que costumam ser mais atraentes do que aqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado, os benefícios vantajosos que representam um acréscimo ao salário ou até mesmo o respeito à jornada de trabalho, algo que permite que o funcionário tenha uma maior qualidade de vida, algo que não é muito encontrado com facilidade dentro do setor privado.

Para completar, outro fator bastante atraente do setor público são as facilidades que estes possuem em alguns aspectos do mercado.

Entre elas a facilidade na obtenção de empréstimos e condições diferenciadas na hora de fazer financiamentos, como taxas de juros mais baixas.

Como se não bastasse, ainda há outro tipo de profissional que recorre ao setor público: aquele que tem o desejo de construir carreira dentro de uma empresa específica do mercado que acaba sendo do setor público e exige a realização de um concurso para uma determinada vaga.

Dentro desse contexto, há também uma nova classe de trabalhadores que tem passado a procurar setor público cada vez mais por conta das vantagens e das possibilidades que ele oferece para a carreira. Classe esta representada por quem está começando no mercado de trabalho e que está nos primeiros momentos de construir uma carreira: os estagiários.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre concursos para estagiários, porque eles existem sim e são uma ótima pedida para quem deseja desde cedo construir uma carreira bem-sucedida no setor público. Afinal de contas, para se chegar longe é de baixo que se começa.

Afinal de contas, existe ou não concurso público para estagiário?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a verdade é que não existem concursos públicos apenas para cargos de efetivos, como pleno, júnior, sênior e por aí vai. Isso porque, para quem ainda não terminou o curso de graduação e está ingressando no mercado de trabalho, há diversas empresas públicas que oferecem vagas para pessoas que estejam interessadas em estagiar e construir uma carreira dentro do setor público.

Dessa forma, para quem se interessa por alguma empresa no setor público, mas ainda está cursando algum curso superior, ingressar em um estágio pode ser uma ótima pedida para quem deseja ter uma breve experiência de como funciona uma empresa pública antes de realmente ingressar em uma carreira longe como efetivo dentro do setor público.

Oportunidade de estágio

Para quem está procurando uma oportunidade de estágio no setor público e deseja começar a sua carreira em uma boa e grande empresa, uma ótima pedida é a oportunidade de estágio que está sendo oferecida pela Caixa Econômica Federal e é voltada especialmente para profissionais que ainda estejam cursando o ensino superior.

A vaga é para estudantes que tenham concluído pelo menos o 6º semestre do curso até o momento da contratação e que tenham disponibilidade para estagiar por um período de 25 horas por semana em um horário compatível com aquele da vaga que estiver disponível. Além disso é imprescindível que o candidato tenha no mínimo 18 anos.

As oportunidades que estão abertas são para estudantes que estejam cursando, em ordem alfabética, Arquitetura, Engenharia ambiental, Engenharia agrícola, Engenharia elétrica, Engenharia mecânica ou Engenharia de telecomunicações. A remuneração para o trabalho consiste em uma bolsa auxílio de R$ 1 mil, bem como em um auxílio transporte no valor de R$ 130 por mês.

Para quem se interessar pela oportunidade, a Caixa com vagas para estagiários em diversos estados do país, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, e muitos outros, de forma que há oportunidades para profissionais de todos os cantos do Brasil que desejam uma oportunidade de começar a sua carreira dentro da Caixa Econômica Federal.

No geral, o concurso vai ser composto de três etapas até a seleção final dos candidatos. A primeira etapa é bastante simples e consiste apenas nas inscrições online para a realização do concurso, que devem ser feitas na página da empresa realizadora do concurso, a CIEE. Já a segunda etapa é composta pela prova propriamente dita, que no total contem 30 questões objetivas de múltipla escolha.

Por fim, a terceira etapa do concurso consiste em selecionar aqueles que conseguiram obter nota igual ou superior a 50% na segunda etapa para um processo de entrevistas pessoais na própria unidade da Caixa na qual você deseja trabalhar, de forma a selecionar os candidatos escolhidos para a vaga.

Uma ótima oportunidade para quem está começando no mercado de trabalho, o estágio da Caixa é uma oportunidade que pode abrir muitas portas para você que está começando a sua carreira e, mais ainda, para você que deseja construir uma carreira dentro do setor público do país, garantindo uma profissão estável, bem-sucedida e bem remunerada para a sua vida.

Por isso mesmo, não perca tempo, verifique se atende todos os requisitos propostos no edital do concurso e faça a sua inscrição para o processo seletivo da Caixa Econômica Federal.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.