Existe entrevista em concurso público?

Tempo de leitura: 6 minutos

A partir do momento em que a pessoa decidi realizar qualquer tipo de concurso público, independente do cargo que queira exercer, é preciso conhecer todas as etapas deste concurso escolhido. E uma das dúvidas que algumas pessoas e candidatos possuem é se existe entrevista em concurso público.

Existe sim, porém existem cargos e concursos públicos que apresentam essa fase dentro do processo de seleção do candidato, assim como há outros que não exigem este tipo de exame durante o processo.

Portanto, é muito importante conhecer o antes, durante e depois de um concurso público. Ou seja, além de conhecer o órgão que está realizando o concurso, estar por dentro também de todas as informações, restrições e exigências que cada etapa do concurso público pede dos candidatos que irão realizar as provas para o cargo desejado.

Etapas de um concurso público

Antes de conhecer e entender como é a entrevista em concurso público, é válido entender e que é o concurso público e como funcionam algumas de suas principais etapas.

Como forma de ingressar em um cargo em um órgão público, gerenciado pelo governo municipal, estadual e federal, os concursos públicos são uma forma de selecionar qual o melhor candidato para uma vaga pública.

É por meio do concurso público que o candidato é avaliado se há á ou não qualificação técnica, é também por meio dele que há a classificação ou não do candidato por meio da prova objetiva, prova específica, prova física ou solicitações específicas relacionadas a graduação dependendo das exigências que o concurso e vaga exigem dos candidatos.

A primeira etapa de um concurso público é o momento em que são necessários novos servidores em determinadas áreas. Após essa análise, é preciso realizar um pedido de autorização do órgão responsável ou da autoridade máxima para a realização do concurso público. Em seguida, é necessário a escolha da banca que irá avaliar cada candidato do concurso.

Após a escolha, é lançado o edital, documento que consta todas as informações detalhadas do concurso público como, por exemplo, os cargos oferecidos, o salário, as provas e exigências que o concurso público possui. Em caso de algum tipo de mudança no primeiro edital, é lançado o edital de retificação, com todas as alterações atualizadas.

Com a divulgação do edital, a próxima etapa são as inscrições. Neste momento, é recomendado que todos os candidatos estejam cientes de todas as informações e detalhes do concurso público. Em seguida, é realizada a convocação dos candidatos que se inscreveram para a prova objetiva.

Depois da convocação e da prova realizada, o gabarito é divulgado e os candidatos classificados são convocado para as provas práticas. Dependendo do órgão e do cargo que a pessoa pretende exercer, também são realizadas provas específicas, físicas e, também a entrevista em concurso público.

Após essas etapas, são divulgados os resultados finais e, assim, a nomeação dos candidatos aprovados.

Entrevista em concurso público

Conhecida como exame psicológico e psicotécnico, a entrevista em concurso público tem como objetivo identificar e verificar quais são as principais características do candidato para que, dessa forma, possa ser feita uma análise do mesmo com a vaga que se candidatou. Ou seja, é por meio da entrevista em concurso público que se cria um parâmetro para ver se o candidato apresenta ou não o comportamento esperado e exigido pelo cargo.

Um bom exemplo, é a entrevista em concurso público para cargos militares. Para este tipo de área, é preciso apresentar um temperamento mais controlado, pois o policial lida com pessoas e não pode ser impulsivo, reagir seguindo seus instintos próprios e nem mesmo não possuir reação alguma.

Ou seja, a entrevista em concurso público costuma ser realizada em concursos públicos para vagas onde é preciso enfrentar algum tipo de situação de risco como, por exemplo, que tenham relação com penitenciários, agentes, policiais e detetives.

Vale lembrar, que a presença da entrevista em concurso público deve seguir uma lei que autorize essa fase dentro do concurso público, caso contrário, será uma exigência considerada ilegal. Além disso existem diferentes tipos de exames psicológicos e psicotécnicos que são realizados na entrevista em concurso público.

Tipos de exames psicológicos e psicotécnicos

Dentro da entrevista em concurso público existem diferentes tipos de exames psicológicos e psicotécnicos, entre eles estão: o teste de personalidade direto, onde o candidato deve demonstrar a sua opinião (concordo completamente, parcialmente, discordo completamente, parcialmente) conforme as afirmações solicitadas. Lembrando que neste teste não há resposta certa ou errada, mas será traçado uma linha de acordo com as respostas do candidato.

Há também o teste de personalidade indireto. Este teste é muito parecido com os exames psicotécnicos que são feitos com pessoas que estão tirando a carteira de habilitação, e tem como objetivo que o candidato faça traços paralelos, desenhe uma imagem ou a identificação do que uma determinada imagem mostrada ao candidato representa para ele mesmo.

Não há também uma resposta certa ou errada, por meio do teste de personalidade indireto, o avaliador analisa se o candidato é agressivo, se pensa no que a imagem está mostrando, e entre outros fatores que ajudam na avaliação do candidato.

Outro tipo de teste realizado em uma entrevista em concurso público, é o de aptidão. Este teste tem como objetivo analisar a capacidade do candidato em relação a sua memória e raciocínio. Para a realização do teste de aptidão, são utilizados números em ordem aleatória para que o candidato identifique qual será o próximo número, por exemplo.

Causas que levam a reprovação

Algumas das causas que podem levar a reprovação do candidato durante a entrevista em concurso público, é sua incompatibilidade com as exigências que o cargo possui ou por conta de não conseguir atingir a pontuação que o teste exige.

Há casos em que a intenção de responder o que o candidato acredita ser o correto e não exatamente o que ele defende e acredita, o nervosismo e a ansiedade são outros fatores que levam a muitas reprovações em uma entrevista em concurso público.

Portanto, é importante que o candidato estar ciente de qual o tipo de entrevista será realizado, para que consiga se preparar emocionalmente, e é essencial não tentar responder de forma mentirosa, levando assim a reprovação.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.