Excel para quem nunca usou o programa

Tempo de leitura: 6 minutos

O organizador e editor de planilhas produzido pela Microsoft, conhecido como Excel. De todos os programas com essa função o Excel é de longe o programa dominante no mercado, podendo ser utilizado por sistemas operacionais da Microsoft ou Apple. Inc. E mesmo com uma interface intuitiva, o Excel para quem nunca usou o programa apresenta certas dificuldades.

Em primeira instância o Excel para quem nunca usou o programa, se mostra uma séria ferramenta para criação de planilhas, onde o usuário pode documentar dados e gerar gráficos à partir de funções que nele se encontrar. Usado comumente na área administrativa, ele prova ser eficaz e preciso em suas funções.

A história do Excel

Na época de seu lançamento, em 1985, o Excel foi inicialmente lançado para Mac, competindo com outros programas que também produziam e editavam planilhas. Cerca de dois anos, 1987, foi realizado o seu lançamento para o Windows e em menos de um ano já era líder de vendas, solidificando a Microsoft como uma competidora no ramo de desenvolvimento de software.

Hoje em dia temos a versão Microsoft Office Excel 2017 como versão mais nova do programa.

Na época de seu lançamento a Microsoft enfrentou problemas judiciais em relação ao nome do software, tendo que se referir ao software como Microsoft Excel. Esse problema foi solucionado quando a mesma resolveu comprar a empresa que fazia a acusação.

Inicialmente o Excel foi o primeiro editor de planilhas que permitia os usuários definirem a estética das planilhas, alterando fontes, cores, e aparência de cada célula. Foi desenvolvido um sistema que identifica a dependência e relação de cada célula com outra primária no Excel. Para quem nunca usou o programa, no primeiro uso ele já mostrava suas vantagens.

Em 1993, adicionaram o sistema Visual Basic for Applications. Uma linguagem de programação com a função de automatizar as tarefas no Excel. Essas tarefas seriam formalizadas em formulários dentro das pastas de trabalho, gravando e replicando ações do usuário para automatizar as tarefas rotineiras, facilitando a comunicação com o usuário.

Aplicações do Excel

Com sua interface intuitiva e sua popularidade, o Excel para quem nunca usou o programa se mostra como uma ferramenta que precisa ser dominada. Isso ocorre porque os empregadores, em especial aqueles na área de sistema de informação veem o Excel como uma ferramenta essencial, até mesmo para a solução de problemas do cotidiano.

Ele é usado como um receptor de dados, e pode trabalhar com eles das mais diversas formas. Tal como uma calculadora, podendo calcular a diferença dos valores de cada célula. Caso você queria, com os dados corretos você pode até mesmo fazer cálculos mais complexos e até mesmo descobrir quanto de impostos são pagos à partir de uma simples compra.

Com sua capacidade de computar dados, o Excel é usado também para previsões no ramo financeiro. Os dados neles guardados podem ser calculados e estipulados para prazos a frente do presente, e com sua função de geração de gráficos, ele torna seus valores numéricos em informação visual de fácil entendimento.

Funções do Excel para quem nunca usou o programa.

O Excel é capaz de realizar uma série de funções. Tais como soma, multiplicação, divisões, cálculos de juros projeções gráficas. Mas talvez uma de suas funções importantes, e muitas vezes desconhecidas pelo funcionário padrão, é o PROCV. Que é uma função que faz uma pesquisa rápida dos dados da planilha.

Ao colocar o comando PROCV na célula, o usuário irá indicar as matrizes em que ele deverá procurar os valores a serem pesquisadas, previamente essas matrizes foram usadas para montar a planilha. Quando identificar o valor, será programado aonde os valores deverão ser mostrados.

Essa função é capaz de poupar um tempo preciso para aqueles que guardam muitos dados em suas planilhas, como as planilhas responsáveis em gerenciar as finanças de uma empresa. Com esse comando o próprio empregador pode ter um parâmetro completo, sem perder muito tempo.

Outra função pouca conhecida do Excel para quem nunca usou o programa, é a macro.
Ela uma função capaz de armazenar na memória todo comando usado na hora de montar uma planilha. Porém, além de gravar ela é capas de repetir elas, poupando tempo do usuário que a monta ao encontrar valores semelhantes que entram nos quesitos dessas funções.

Dicas

Sempre que for salvar uma planilha do Excel para quem nunca usou o programa, procure salvar ela na versão 97-2003. Essa versão da extensão .xls é uma versão comum, permitindo com que outros usuários, que receberam a permissão de uso previamente, possam abrir a planilha sem encontrarem nenhum erro de incompatibilidade de outras versões mais recentes.

No Excel para quem nunca usou o programa, destacar dados negativos com cores chamativas e distintas, ajuda na localização visual dos dados. Essa é uma das funções que fez a fama do Excel no início, permitindo que o usuário possa fazer alterações não só nos caracteres das células, mas também no formato dela.

Na primeira vez que se usa o Excel, para quem nunca usou o programa e não está acostumado à interface, até mesmo alguns erros ortográficos podem aparecer. A tecla F7 do, quando pressionada, faz uma varredura nos textos das células mostrando possíveis erros e dando sugestões de correções.

Caso o usuário deseje proteger o conteúdo da planilha, impedindo formações ou edições posteriores, pode-se adicionar uma senha clicando na aba “início”, seguindo da função “formatar” e “proteger planilha”, adicionando uma senha para a planilha. Essa é uma função do Excel, para quem nunca usou o programa não se é de fácil acesso.

Para evitar poluição visual nas planilhas, mesmo com dados de importância para a planilha, disponibiliza a função ocultar, escondendo assim as informações, mas ainda mantendo elas em uso. No Excel para quem nunca usou o programa, essa função deve ser aprendida, para ele sempre te acesso a toda informação da planilha.

Talvez umas das suas maiores vantagens é a chance de poder modificar a estrutura das planilhas, aumentando ou diminuindo o tamanho das células do Excel. Para quem nunca usou o programa, essa é a primeira função a ser aprendida e saber como manter uma boa formatação da planilha pode diferenciar um bom de um mal profissional.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.