Excel para concurso público – Guia com as melhores fórmulas

Tempo de leitura: 6 minutos

A informática se adaptou aos fazeres de inúmeras profissões. Hoje, são poucos os ofícios que não exigem o mínimo de conhecimento acerca das aplicações do computador. Portanto, um profissional deve estar preparado para se deparar com as atividades relativas à informática diariamente.

Claro que as funções realizadas em esfera pública exercidas pelos servidores não fogem a essa regra e precisam também de conhecimento básico sobre alguns conceitos de informática, alguns programas usados no meio profissional rotineiramente. O Excel é um desses softwares muito usados pelos profissionais em cargos públicos.

A informática é um dos principais temas, assunto de discussão entre os concurseiros hoje em dia, uma pauta. Muitas pessoas parecem não se atentar o bastante para tais estudos, mas se surpreendem quando descobrem que questões sobre o Excel são recorrentes nas provas de concurso público. É necessário conhecer os conceitos sobre a aplicação.

As perguntas, geralmente, estão ao redor de questionamentos sobre as principais funções, as fórmulas mais corriqueiras nos fazeres do servidor público. Esses são elementos que as instituições organizadoras das provas julgam que todo aprovado deve conhecer. Elementos que irão figurar nos fazeres cotidianos das pessoas que conseguirem preencher as vagas.

E para elucidar ou dar uma breve introduzida ao assunto, vamos trazer a seguir algumas das fórmulas mais cobradas nos concursos públicos.

Função MÉDIA

Essa também é uma função extremamente popular e que deve ser conhecida por qualquer concurseiro, pois ela é uma operação matemática muito usada. E, claro, a possibilidade de resolvê-la em um software oferece uma rapidez e praticidade gigante ao dia a dia das instituições.

Tirar a média de determinados números consiste em somar todos os valores referentes a alguns elementos e depois dividi-los pelo número de elementos existente. Isso vai garantir que seja feita uma divisão igualitária desses elementos.

Função SOMA

A função soma é muito cobrada por ser a mais comum de todas, portanto, o mínimo que se espera de um concurseiro é que ele conheça essa fórmula.

A função SOMA é aquela que irá calcular todos os numerais que você identificar como um argumento. E cada um desses argumentos pode ser uma referência de célula, uma constante, uma matriz, uma fórmula, um intervalo ou, até mesmo, o que resulta de outra função.

Função MÍNIMO E MÁXIMO

Essas duas funções são extremamente simples e também desempenham um papel simples, embora seja muito funcional.

As duas funções têm a mesma utilidade, descobrir quais são os valores maiores ou menores dentro de uma relação de elementos. Você propõe, qual número quer e o sistema retorna tal informação. Podendo, inclusive, optar pelo máximo ou mínimo dentro de um limite de elementos determinado.

Função MENOR E MAIOR

Essas duas funções, embora, teoricamente, possam se assemelhar facilmente as duas fórmulas anteriores, têm uma diferença fundamental e também carregam relevância para os fazeres do dia a dia de um servidor público.

As funções de anteriores, máximo e mínimo, mostram apenas os resultados dos maiores e menores números de uma lista de elementos. Porém, essas outras duas permitem ir além e descobrir, inclusive, qual a classificação dos elementos nessa lista. Portanto, é possível saber qual o quarto número menor ou sexto número maior, etc.

Função CONT.SE

Uma fórmula muito útil e que recorrentemente cai em provas de concurso público. Com ela é possível ter o retorno do sistema acerca do número de vezes que uma determinada informação apareceu na planilha.

Assim, aparecerão apenas os resultados de informações selecionadas por você. É como se o Excel peneirasse os elementos que você marcou como mais importantes.  Com elas é possível, por exemplo, descobrir quantas vezes uma determinada empresa fez a solicitação de um produto especifico, e outras atividades que pressupõe repetições.

Função CONT.SES

Essa função muito se assemelha a anterior. O que difere as duas é que essa última possibilita um maior aprofundamento nas informações, ela ajuda a ser mais especifico.

Usando o exemplo da fórmula anterior, com essa função poderíamos não só descobrir quantas vezes uma empresa fez a solicitação de um produto, mas poderíamos peneirar ainda mais, separando esses produtos por sua cor, tamanho e outras características.

Função PROCV

Nessa fórmula, o principal papel desempenhado é simples, porém de muita utilidade e também é uma das que caem muito em concursos públicos.

A sua função é básica, toda vez que você encontra um determinado valor em uma tabela, o sistema irá lhe retornar um valor que esteja também na mesma tabela e na mesma linha, mas em uma coluna diferente.

Função PROCH

Essa função também tem grande importância nas funções de um servidor público e o conhecimento é exigido para um concurseiro.

Isso porque ela faz, praticamente, a mesma atividade da função anterior, a grande diferença é que a PROCV faz a busca de um resulta na próxima coluna, uma busca vertical. Já a PROCH faz uma busca horizontal, dando o resultado de um elemento presente em uma linha acima ou abaixo.

Função SE

Essa está entre as funções mais populares. É uma ferramenta complementar já que informa a validade dos argumentos apresentados.

Portanto, depois de selecionados os valores, a fórmula avalia todos os elementos presentes na célula e retornam coma informação de que a expressão é falsa ou verdadeira.

Função SOMASE

Uma função inteligente que oferece mais prática para as pessoas e também aparece com frequência nas provas realizadas pelos concurseiros.

O usuário deixa alguns critérios pré-determinados que diferenciem os elementos que serão somados. E o software, por sua vez, toda vez que encontra os tais critérios faz uma soma automática dos números.

Função ARRED

Fórmula muito usada em diversas atividades, de uma utilidade enorme. As pessoas que irão prestar concurso precisam conhecer tal função.

Ela arredonda os números para um determinado número de dígitos. Portanto, além de selecionar qual numeral deve ser selecionado, você também deve dizer quantos dígitos ele deve ter.

Função CONTAR.VAZIO E CONT.VALORES

Essas duas funções fazem papéis antagônicos. A CONTAR.VAZIO possibilita que se conte todos as células com valores vazios dentro de intervalo (valores nulos não são contados. E a fórmula CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazios na tabela.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.