Estratégias que melhoram a memória

Tempo de leitura: 6 minutos

O nosso cérebro é um dos principais órgãos do nosso corpo, pois a sua principal função é fazer com que todo o resto funcione corretamente. A leitura é uma grande aliada da nossa memória, porque, quanto mais a pessoa lê, mais ela irá fazer com que o cérebro trabalhe mais, e consequentemente, terá uma memória muito boa.

Desde cedo, ainda crianças, os nossos pais compram brinquedos, para que possam ajudar a estimular mais o cérebro. E, também, para que consiga ter mais concentração. Os brinquedos das crianças menores de quatro anos geralmente são muito intuitivos e bem coloridos, fazendo com que a criança aprenda brincando, para que esse estímulo comece desde cedo.

Primeiros passos

Com o tempo, é nos ensinado a jogar jogos de estratégia. Por exemplo: cartas, jogo da memória, forca, dominó, xadrez, damas enfim, muitos outros jogos. São jogos que nos ensinam a ser mais estratégicos e a pensarmos mais nas jogadas do participante adversário.

Com esses jogos, o nosso cérebro será constantemente estimulado, a memória será mais rápida e ágil, a pessoa não terá tanto problema de esquecimento. Pelo menos duas vezes por semana, todas as pessoas deveriam jogar pelo menos um jogo desses citados para estimular a sua memória.

Quanto mais se trabalha com estímulos para a memória, mais chances você terá de passar em provas e concursos públicos.

Estude, não decore!
Quando for estudar para uma prova da faculdade ou até mesmo de um concurso público, é essencial que entenda o que está lendo, pois de nada adianta decorar se você não souber o que está lendo.

É preciso que tire algum tempo todo o dia, ao menos 1 hora por dia, para que possa se dedicar ao máximo aos estudos. Quanto mais você ler sobre os assuntos de referências para a sua prova. Mais, irá entender sobre os temas e com isso, poderá ser um sucesso na hora do resultado. E ganhar o tão merecido cargo, que foi tanto desejado e lutado para conquistar.

Algumas pessoas desejam fazer concurso público, e imaginam que a pessoa escolhida para o tão sonhado cargo, já foi escolhida. Mas, é pura enganação. Quanto maior a vaga que desejar, maior terá que ser o seu esforço para poder atingir essa meta e passar na prova.

Professor particular ou apostilas da internet?

É perfeitamente normal, surgir dúvidas no momento que está estudando. E é ideal que não passe em branco, que essas dúvidas sejam sanadas para que possa continuar adiante com os estudos.

Geralmente, existem professores de cursos particulares para determinados concursos, que é uma boa ideia para que possa solucionar todas as dúvidas e aprender ainda mais. Mas, se você não quer investir em um curso para concurso público. Não tem problema algum.

Nesse caso, você poderá pesquisar com conhecidos se entendem do assunto, ou, até mesmo, pode aprender com vídeos na internet. E o melhor, é que não precisará sair de casa para sanar as dúvidas e encontrar uma solução.

Indiferente, se você optar por um professor particular ou pela internet, não se esqueça de entender e saber muito bem do assunto. Porque se você já tiver domínio, será mais fácil para responder as questões da prova.

Não se esqueça de descansar

O ideal para que você descanse antes da prova, é que durma pelo menos 8 horas. O nosso cérebro precisa de um descanso para que possa trabalhar no outro dia.

É exatamente igual ao nosso corpo, se não deitarmos, não conseguimos ficar em pé muitas horas, pois, necessitamos de uma pausa para o nosso corpo e nosso cérebro ficar bem relaxado e para renovar as nossas células.

Algumas pessoas, pelo fato de saberem que precisam fazer um teste ou uma prova, ficam ansiosas, nervosas, e consequentemente, acabam tomando muito café, devido à ansiedade, e, à noite, não conseguem fechar os olhos e dormir.

Se você é uma dessas pessoas que só de pensar em prova, já entram em pânico, é ideal que sigam algumas dicas, para aliviar esse medo do fato de serem postas à prova de um assunto que entende e que domina.

É apenas uma prova!

Quando somos postos à prova, é normal sentirmos um pouco de medo, ou algum frio na barriga. Mas você não deve deixar isso te afetar, pois, depois de tanto estudar, você já sabe o assunto, e será mais fácil para você poder responder na prova.

Nos intervalos desses estudos, é ideal que relaxe um pouco a sua cabeça. Com jogos de divertimento e estratégia, pois, ao mesmo tempo que irá descansar, você estará trabalhando a memória, e, com isso, terá mais facilidade para estudar os assuntos que precisa.

Quando mais idade as pessoas têm, mais devagar a memória vai ficando. Esse é um dos grandes motivos para que todo o dia essa memória possa ser trabalhada, pois, assim, você estará estimulando o cérebro, fazendo com que trabalhe e não fique tão lento e com uma memória falha.

Concurso público, uma opção para estabilidade.

Com a crise econômica e de desemprego que está afetando o país, grande maioria das pessoas estão aderindo por fazer concursos públicos pelo fato de ter uma estabilidade financeira e também um trabalho mais longo e duradouro.

Com isso, a procura de concursos públicos e também de cursinhos pré-curso estão cada vez mais sendo procurados pelos brasileiros. É importante sempre se dedicar ainda mais, e nesses cursos de pré-concurso público é o ideal, pois os professores sabem as atualizações das leis e aqueles detalhes da prova que fazem toda a diferença.

Não se esqueça!

Sempre que possível, é preferível que se busque essa atualização. Se permita saber cada vez mais, para poder ser aprovado nessa prova tanto concorrida pelas pessoas.

É imprescindível que, ao se inscrever para algum concurso, se tenha consciência que poderá passar ou não, porque, geralmente, essas provas são bem estratégicas, lógicas e de raciocínio rápido. Deve se estudar bastante, se dedicar, e, principalmente, ter uma noite de sono e uma alimentação regrada.

Porque isso fará uma total diferença no dia da prova e na nota. Uma mente bem descansada faz com que fique mais atenta e consiga realizar com aptidão os desafios propostos no seu teste.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.