Erros mais frequentes nas provas de biologia

Tempo de leitura: 6 minutos

Biologia é um daqueles pontos que não estão presentes em todas as provas, normalmente essa matéria está destinada aos concurseiros de grau técnico ou superior. Mas independentemente disso, encontrar os erros mais frequentes nas provas de biologia pode te ajudar a sair na frente dos outros candidatos.

Só que não se esqueça que essa matéria é bem ampla, e diferentemente de redação, matemática ou português pode mudar bem mais rápido, por isso é mais complicado falar propriamente sobre os erros mais frequentes nas provas de biologia, mas por que não falar sobre as matérias que mais caem?

Esse é um jeito de se preparar e descobrir quais seriam os seus erros mais frequentes nas provas de biologia, certo?

Antes de darmos início a lista de matérias que mais aparecem e que, consequentemente, entram nos erros mais frequentes nas provas de biologia, lembre-se dos erros básicos que não devem ser cometidos (ainda mais em uma matéria cheias de detalhes como essa):

– Não ache que pode pular parte dos enunciados, porque qualquer palavra pode fazer a diferença e não estude apenas por resumos, antigas provas e livros preparatórios serão os seus melhores amigos durante um tempo.

6 Erros mais frequentes nas provas de biologia levando em consideração as matérias mais cobradas

1 – Meio ambiente

Tudo o que diz respeito a sustentabilidade e principalmente a responsabilidade no uso dos nossos recursos naturais pode aparecer nas provas de Biologia. Se a prova estiver seguindo a regra do TRI pode ter certeza que essas são as questões que valem mais ponto, porque será necessário o posicionamento do candidato em relação ao problema.

Normalmente, questões que dizem respeito ao meio ambiente pedem mais do que o foco nos estudos, mas também uma visão como bom cidadão, e por isso é muito comum que temas que envolvem sustentabilidade e recursos naturais tornem-se um dos erros mais frequentes nas provas de biologia.

2 – Ecologia

Nessa parte de ecologia os concursos costumam aparecer com questões sobre as estruturas dos ecossistemas, dos organismos até a utilização dos nutrientes realizada por eles. Um dos erros mais frequentes nas provas de biologia cometida pelos concurseiros é que eles esquecem da importância em entender pontos como o clico do nitrogênio e do carbono.

Fique de olho também na eutrofização, que quase sempre aparece com os biomas, sobre os códigos florestais e os últimos temas e notícias relacionados a ecologia no país.

3 – Corpo humano

Até mesmo a saúde pública entra nos temas de corpo humano e fisiologia, mas vale lembrar que quase sempre as questões estão mais ligadas ao cuidado do próprio corpo.

Dependendo de qual área biológica seja o seu concurso, invista nos estudos sobre alimentação saudável ou sistema digestivos. E mais: não esqueça do sistema cardiovascular e nervoso, ainda mais quando estão ligados aos transtornos que vêm crescendo na sociedade, como a ansiedade e o estresse.

4 – Água

Não é de hoje que a água vem aparecendo nos concursos, mas os ciclos mudam e os erros mais frequentes nas provas de biologia podem continuar aparecendo por aqui.

Além de saber sobre as questões cientificas que dizem a respeito da água, esse setor da prova também pede que o candidato mostre o seu posicionamento em relação ao ambiente. Por isso, leia bastante notícias de portais, revistas e jornais que fale sobre as mudanças das nossas questões pluviais e fluviais.

5 – Bactérias

Quando se fala de bactérias em concursos é esperado encontrar questões ligadas a biotecnologia, sobre vacinação, anticorpos, prevenção e a saúde como um todo.

É muito normal para os editais ligados a enfermeiros e médicos, que são muito concorridos, por isso estudar é demasiadamente necessário.

6 – Animais

Parece que não, mas as questões relacionadas a animais podem aparecer facilmente entre os erros mais frequentes nas provas de biologia, até porque elas quase sempre aparecem.

Na hora dos estudos foque nas questões de biodiversidade, nas diferentes características dos principais e mais conhecidos grupos de seres vivos.

Qual a diferença entre a Biologia cobrada dentro de Ciência da Natureza (como ocorre no ENEM) e o teste de biologia tradicional presente em outros concursos?

A grande diferença é que ao prestar o ENEM para testar seus conhecimentos ou acumular vantagens para entrar na faculdade dos sonhos é necessário entender mais do que biologia, mas também química e física.

Já nos concursos mais tradicionais, como concursos públicos, a biologia não é uma exigência para todos, mas sim para alguns cargos e desse modo, será cobrado do concurseiro as questões diretas da biologia.

É claro que existem temas, como a energia, que também podem ser encontrados nas outras matérias, porém em concurso público, com toda certeza, só aparecerão questões na linguagem biológica. Preste atenção nisso, porque as questões do ENEM são uma ótima forma de estudos, mas não devem ser as únicas, ainda mais no caso do concurso direcionado a uma área.

O maior dos erros mais frequentes nas provas de biologia

Independente de qual seja a matéria, o maior erro que um concurseiro pode cometer é não estudar e se dedicar praticamente 100% ao concurso.

Durante um período pode ser muito chato ver que todo o seu tempo livre está sendo dedicado aos estudos, que as baladas já não serão frequentes e as idas aos barzinhos quase nulas. Porém, não esqueça do quão grande pode ser o seu resultado. Por isso fuja da preguiça e da falta de vontade que é o maior dos erros mais frequentes nas provas de biologias e em todas as outras.

Agora que você é um concurseiro, será extremamente necessário refazer o seu calendário, encontre os seus períodos livres, depois do trabalho, do curso ou faculdade e monte os seus horários de estudos, lembrando-se é claro de guardar o tempo ao sono, porque sem dormir bem o cérebro não funciona bem.

Depois, encontre qual será o seu lugar dos estudos sem interrupções. O quarto? A biblioteca? A sala? E mais para frente, no futuro, é certeza que verá os melhores resultados.

Com tanto esforço, é indiscutível que em alguma hora a vaga será sua.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.