Em qual matéria devo me aprimorar para o concurso do Banco do Brasil?

Tempo de leitura: 5 minutos

Milhares de pessoas tentam todos os anos melhorar de vida através dos concursos públicos, já que essa é uma carreira que traz segurança e um ótimo salário, muito acima daquilo que costuma ser pago no setor privado. Isso sem contar diversos outros benefícios que você só pode ter se seguir a carreira pública e é tudo isso que atrai tantas pessoas para esse universo dos concursos.

Mas existe um problema: as opções de concursos são tantas e tão variadas que muitas vezes acaba confundindo aqueles que desejam se candidatar. Uma das dicas aqui é pesquisar bastante antes de escolher um concurso, além disso, você deve focar apenas em um, pois as matérias também são muito diferentes e sem foco você não vai conseguir passar em nenhum.

Um dos concursos mais populares e que oferece vagas desde ensino médio até o superior é o concurso do Banco do Brasil. A concorrência nesse concurso costuma ser bastante acirrada, exatamente por oferecer vagas para todos e com ótimos salários, partindo de cerca de 3 mil reais por mês para os cargos mais baixos.

Depois que você decidiu qual concurso você vai fazer, aqui nesse caso acredito que você tenha escolhido o do Banco do Brasil, então você vai precisar planejar seus estudos. São diversas matérias a serem lidas e memorizadas e nem sempre o tempo é tão longo, portanto organização é essencial.

Mas é claro que sempre existem aquelas matérias que tem um peso maior na nota final e que podem fazer grande diferença para você no final das contas. É pensando exatamente nisso que resolvemos te ajudar escrevendo esse artigo, falando um pouco mais dos pesos de cada matéria e te dando dicas sobre aquela que fará maior diferença em sua nota final. Confira a seguir.

As matérias e seus pesos

As matérias do concurso do banco do Brasil são divididas em dois grandes blocos, um deles é chamado de conhecimentos gerais e que engloba assuntos comuns como português, lógica matemática e atualidades, esse último no caso do Banco do Brasil é mais voltado para a área financeira.

O segundo bloco do concurso já é chamado de conhecimentos específicos. Aqui são conhecimentos voltados para as funções que você irá exercer dentro do banco e engloba matérias como cultura organizacional, técnica de vendas, atendimento, domínio da informática, conhecimentos bancários e língua inglesa.

Mas cada uma dessas matérias tem seus pesos diferentes, fazendo com que cada uma delas se torne um pouco mais importante do que a outra dentro de sua nota final, fazendo uma maior diferença. Por exemplo, a prova de lógica matemática e de conhecimentos bancários tem 10 questões cada com pesa 1,5 para cada questão, assim cada uma dessas matérias tem um peso 15 no final.

Mas essas não são as maiores matérias do concurso, as que mais vão pesar na sua nota são a de técnicas de vendas e de atendimento, lembrando que esta segunda também tem como foco principal as vendas, cada uma dessa provas possui 10 questões, sendo 5 delas com peso 1,5 e 5 com peso 2, no final cada uma dessas matérias tem peso 17,5, dessa forma podemos dizer que vendas tem um peso 35 na sua nota final.

Técnicas de vendas

A matéria de técnicas de vendas é bastante abrangente em sua área de estudo, por isso é mais fácil se você tiver um material de estudos voltado para o concurso do Banco do Brasil, muitas apostilas boas estão no mercado e se você pesquisar bem você vai conseguir encontrar uma que vai se encaixar na sua forma de estudar.

Mas mesmo assim vou contar um pouco para vocês o que você vai encontrar dentro dessa prova, muito marcada por conceitos de vendas. Você vai encontrar por exemplo questões que envolvem qualidade do atendimento dos clientes, satisfação e retenção de clientes e valor percebido pelo cliente.

Esse é considerado o básico dessa matéria que vai além, tendo também questões sobre vantagens competitivas, manejo de carteira de pessoa física e jurídica e noções de marketing de relacionamento. Aqui já dá para perceber que tudo tem a ver com justamente a sua relação com cliente para concretizar a venda, é justamente essa a intenção dessa matéria.

Você ainda vai precisar se inteirar com noções de administração de vendas, planejamento, metas, analise de mercado, motivação para vendas e é claro especificamente técnicas de vendas, todos esses influenciam um no outro, por isso que essa matéria é tão abrangente, mas também muito importante.

Atendimento (focado em vendas)

A parte de atendimento, como também é focada em vendas, também tem diversos pontos muito parecidos e próximos, a partir do momento que você estuda para uma, vai acabar estudando para outra, mas com pequenas diferenças. Aqui a ideia maior é você conseguir mostrar para o cliente algo intangível, ou seja, um valor que você pode oferecer que não está fisicamente presente no produto.

Fora isso, uma palavra que costuma aparecer muito nessa prova é o endomarketing, é importante lembrar que essa palavra é o termo técnico para o marketing interno, isso vai te ajudar muito. Outro ponto que os bancos apostam muito e que está nessa prova é a questão da fidelização do cliente, que é muito mais simples do que se atrair um cliente novo, com isso você vai conseguir que ele volte a comprar do banco de forma recorrente, levando em consideração o longo prazo.

Aqui também você vai ser cobrado sobre a importância de saber ouvir, respeitar, responder e explicar para o cliente sobre as objeções dele, e que você não deve desistir nunca na primeira resistência que ele oferece. Fora isso, as palavras-chave que estão atreladas a promoções também vão ajudar aqui, como brindes, sorteios, cupons, e por aí vai. Isso é um grande reforço positivo para o cliente.

Com todas essas dicas acredito que agora você já esteja mais preparado para se aprofundar em seus estudos para o concurso. Se quiser mais dicas como esta confira nossos outros artigos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.