Em qual matéria devo me aprimorar para o concurso da Artesp?

Tempo de leitura: 6 minutos

Concursos públicos são um modo de realmente mudar de vida para muitas pessoas, deixar para trás a incerteza que muitos empregos em empresas privadas dão e também diminuir o estresse, além é claro de ter um salário maior do que a média para a maioria dos cargos no setor privado, ou seja, um lugar cheio de benefícios para você para toda sua família.

Principalmente quando se sentem infelizes ou em momentos de crise, muitas pessoas veem na carreira pública essa grande chance de ter uma vida mais tranquila, tanto em termos de saúde, como em termos de tempo e de dinheiro, todos esses aspectos importantíssimos na vida de praticamente qualquer pessoa.

Mas sabemos que as opções de concursos públicos hoje em dia são muito amplas, temos oportunidades desde cargos em bancos, como o Banco do Brasil até repartições públicas, como prefeituras, governos estaduais e outros órgãos, assim aqui é muito importante escolher aquela que vai te dar a maior quantidade de benefício e que realmente se encaixa no seu perfil profissional.

A primeira grande dica que posso te dar é para não atirar para todo o lado fazendo diversos concursos ao mesmo tempo, pois isso não vai dar muito certo devido as variações de temas e formatos de provas que cada um deles tem e isso vai acabar te atrapalhando muito mais do que ajudando, e por isso é importante escolher uma carreira e focar todos seus esforços nela.

Acredito que se você está aqui lendo esse texto você ou já escolheu seguir a carreira na Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) ou está pelo menos cogitando essa possibilidade, é justamente para você que estou escrevendo este artigo, para te ajudar a entender melhor essa prova e quais os temas que você precisa mais se aprofundar para esse concurso. Então confira mais a seguir.

Prova Objetiva

A prova objetiva da Artesp tem uma duração diferente dependendo do cargo que foi escolhido, para quem vai prestar a prova para cargos de agente de fiscalização à regulação de transporte a prova terá uma duração total de 4 horas com 30 questões de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos específicos, sendo que esta segunda tem um peso dobrado na nota final.

Todos os demais cargos, seja Analista de Suporte à Regulação de Transporte quanto Especialista em Regulação de Transporte, a prova tem um total de 5 horas, mas com uma variação no número de questões. Para Analista são 40 questões de conhecimento específico e 40 de conhecimentos gerais, sendo que as específicas possuem um peso 3.

Já para os cargos de Especialista você encontrará na prova um total de 30 questões de conhecimentos gerais e 50 questões de conhecimentos específicos, sendo que essa segunda também tem um peso triplo na nota final. Essa é uma composição geral da prova para você ter uma ideia, mas vamos falar mais sobre isso a seguir.

Conhecimentos Gerais

A prova de conhecimentos gerais também te variações para cada cargo, se você estiver prestando para Agente de Fiscalização você enfrentará uma prova com perguntas sobre língua portuguesa, matemática e conhecimento lógico e noções de informática, esta última não cai na prova de conhecimentos gerais para agentes de tecnologia da informação.

Agora, se você vai prestar a prova para os cargos tanto de analista quanto de especialista você vai encontrar um conteúdo diferente. Para esses casos a prova de conhecimentos gerais vai abordar língua portuguesa, noções de informática (exceto para especialista em tecnologia da informação), administração pública que engloba noções de direito (menos para especialistas em direito) e legislação que engloba ética, agências reguladoras e defesa da concorrência.

Conhecimentos Específicos

As provas de conhecimentos gerais são as que tem maior quantidade de variações de matérias devido à grande quantidade de especialistas diferentes que possuem cargo dentro da Artesp. Por exemplo, para agente técnico em administração/contabilidade essa prova possui questões noções de direito, contabilidade e administração.

Já para agentes técnicos em tecnologia da informação, a prova de conhecimentos específicos cobra noções de direito sistemas operacionais, fundamentos das redes de computadores e raciocínio lógico.

No cargo de analista, a prova de conhecimentos específicos é uma só e cobra conteúdos na área de direito, tanto constitucional quanto administrativo, na área de administração, orçamento e finanças até recursos humanos.

Para especialistas, as provas de conhecimentos específicos vão exatamente para a área da qual você é especialista. As áreas de especialistas dentro da Artesp são: engenharia elétrica, engenharia civil, direito, tecnologia da informação, gestão pública, economia, ciências contábeis e administração de empresas.

Aqui, você precisa realmente se voltar para todas as matérias da sua área de atuação, como vimos para especialistas a prova de conhecimentos específicos possui 50 questões, portanto a ideia é que o candidato prove que ele é realmente um especialista no assunto em que trabalha e que ele tem conhecimentos amplos dessa área e que tem total condição de cumprir suas funções dentro dessa área na Artesp.

Se você escolher um cargo de especialista tem que ter total ciência de que ele é o mais exigente de todos e, é claro, com a prova mais difícil, mas também é o que tem melhor remuneração dentro da Artesp, chegando a salários iniciais de quase 12 mil reais para o cargo de especialista III.

Redação

Para quem vai prestar concurso para os cargos tanto de analista quanto de especialista, deve lembrar que após a prova objetiva haverá uma classificação dos candidatos e alguns já serão eliminados sendo que os que passarem farão a prova de redação.

A prova de redação vale um total de 100 pontos sendo que eles estão divididos em três quesitos diferentes. O primeiro vale 40 pontos, e é nele que será analisado o conteúdo do texto, o segundo vale 30 pontos e será analisada a estrutura do texto, o último também vale 30 pontos e será analisada a forma de expressão do candidato no texto.

Agora você está mais preparado para a prova da Artesp, se gostou dessas dicas confira nosso outros artigos e boa sorte!

Em qual matéria devo me aprimorar para o concurso da Artesp?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.