Educação e tecnologia: relação saudável ou perigosa? Entenda aqui!

Tempo de leitura: 6 minutos

É inegável que a tecnologia tornou-se algo fundamental em nossas vidas, tanto para as tarefas mais banais, quanto para as mais importantes. Independentemente se você quer apenas assistir a um filme on-line ou estudar para um concurso público de grande concorrência, esta ferramenta é uma grande aliada.

Enquanto alguns estudantes ainda estudam por livros de papel e tomam notas com lápis e caderno, outros optam por utilizar seus aparatos eletrônicos para melhorar o seu rendimento e ficar por dentro das últimas notícias desse universo acadêmico e concurseiro.

Pensando nisso, no post de hoje mostraremos como essa relação entre educação e tecnologia pode ser benéfica e como ela ajudará você alcançar seus objetivos!

Smartphones

Atualmente, um dos dispositivos mais comuns é o smartphone. Além de muito utilizado como meio de comunicação e entretenimento, ele é uma ótima ferramenta para dar aquele impulso nos estudos.

Existem diversos aplicativos gratuitos que podem ser baixados nesses aparelhos. Além de oferecer conteúdos específicos para provas e concursos públicos, testes e simulados para treinar, eles ainda ajudam melhorar a organização e aproveitamento do tempo na hora de estudar.

Redes sociais

Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais vão além de fotos de amigos e comentários dos familiares, ela é uma das principais maneiras de se manter atualizado sobre as notícias atuais e concursos futuros.

Conhecimentos gerais e atualidades são alguns dos conteúdos mais cobrados em provas de concurso público e, por meio das redes sociais, você fica por dentro de tudo.

O fluxo diário de notícias que são veiculadas nessas plataformas é imenso, tanto por compartilhamento de amigos, como de posts de grandes canais midiáticos, mantendo você sempre antenado em tudo o que acontece no mundo.

Outra grande vantagem são os posts relacionados às datas de provas e editais futuros, o que pode ajudá-lo bastante na hora de se planejar e garantir a aprovação.

Sites especializados em concursos públicos

Outra forma de ficar afiado para o próximo concurso público é usar a internet para navegar nos mais diversos sites especializados. Voltados para concursos de várias áreas como direito, engenharia, administração e economia, eles possuem conteúdos para editais específicos, dicas de como melhorar seu desempenho durante a realização dos exames, provas antigas e exercícios comentados.

Geralmente, eles possuem grande parte do conteúdo disponível gratuitamente para os usuários, mas para uma experiência melhor, o ideal é fazer uma assinatura. Um grande exemplo desses sites especializados é o Concursado, que será uma mão na roda para que você conquiste o cargo dos seus sonhos.

Plataformas de vídeos

Existem também diversos portais voltados para a exibição de vídeos, seja para mostrar uma simples receita ou explicar uma matéria que sempre cai nos grandes concursos.

Muitos professores oferecem videoaulas que auxiliam no melhor entendimento dos conteúdos, na resolução dos exercícios mais difíceis e ainda dicas de como relaxar na hora da prova.

O legal é que essas plataformas de vídeos permitem que você se inscreva para receber temas relacionados, assim você se mantém atualizado sobre outros canais e ferramentas que serão de grande valia para os seus estudos.

Livros digitais

Os livros digitais têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente, pela capacidade de armazenamento de diversas coleções e portabilidade deles, facilitando o seu uso em ambientes variados.

Imagina você voltando para casa no ônibus, esta pode ser uma ótima oportunidade de estudar aquele conteúdo atrasado. Logo, ter acesso a um livro digital é o ideal, já que você pode acessar uma biblioteca inteira através de um simples toque na tela do seu tablet ou e-reader (dispositivo eletrônico voltado para a leitura de livros digitais ou e-books).

Blocos de notas digitais

Todo mundo sabe quão benéfico o simples ato de usar papel e caneta ao fazer anotações e estudar pode ser. É comprovado que esse hábito estimula áreas importantes do cérebro e promove uma melhor fixação do que foi estudado.

Assim, uma forma simples de unir educação e tecnologia é usar os blocos de notas digitais. Com o emprego de uma caneta digital, por exemplo, você consegue essa união facilmente.

O interessante é que você dispõe de ferramentas como réguas, tabelas, símbolos e até inclusão de links para conteúdos on-line, tornando a anotação mais completa. Outro benefício é a grande capacidade de armazenamento e organização dessas anotações, o que facilita e muito na hora de estudar.

Ferramentas de escrita

As redações e provas dissertativas estão entre os itens mais temidos pelos concurseiros. Uma boa capacidade de escrita é fundamental para quem almeja a aprovação no concurso público, por isso, existem muitas ferramentas disponíveis para que você melhore sua maneira de escrever e expor suas ideias.

Algumas dessas ferramentas incentivam a escrita de uma grande quantidade de textos semanais e oferecem dicas e tutoriais de como empregar facilmente diferentes tipos de texto.

Outras oferecem técnicas chaves para que você consiga expressar seu conhecimento de maneira clara, passando pelos elementos do texto que garantirão a fluidez e coesão. Existem aquelas que ainda ajudam a afinar o português no que diz respeito à gramática, corrigindo sentenças mal escritas ou que possuem erros ortográficos.

Grupos on-line

Alguns estudantes estudam melhor sozinhos, enquanto outros têm um desempenho melhor em grupo, fazendo jus ao ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

O que muita gente não sabe é que estudar em grupo é uma ótima maneira de treinar o que foi aprendido explicando para outra pessoa, se aprofundar em algum tema ou sanar dúvidas com alguém que tenha maior conhecimento sobre determinado assunto.

No entanto, com a correria do dia a dia nem sempre é fácil reunir um grupo de estudos propriamente dito. Assim, uma maneira de aproveitar todas as vantagens dessa forma de aprendizado, é entrar em grupos de estudo on-line.

Nesses grupos há salas separadas por concurso público e por disciplina, onde ocorrem troca de informações, compartilhamento de materiais didáticos e notícias acerca dos editais.

Vivemos numa era digital, numa rotina em que estímulos visuais, midiáticos e tecnológicos são constantes. Enquanto algumas pessoas veem isso apenas como formas de distração e perda de tempo, outras acreditam que a tecnologia pode sim ser aliada da educação e uma grande ajuda para o concurseiro.

No post de hoje mostramos diversas maneiras de facilitar e aprimorar os estudos na hora de se preparar para uma prova difícil da faculdade ou para aquele concurso público tão concorrido. Esperamos que ele seja fonte de motivação para que você inicie ou melhore sua maneira de estudar, resultando em muitas aprovações e alegrias.

Está se preparando para um concurso público com a ajuda da tecnologia? Comente abaixo qual ferramenta é seu braço direito no processo, estamos ansiosos pela sua opinião!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.