É possível sim passar em concurso público, acredite em si mesmo!

Tempo de leitura: 6 minutos

As provas estão chegando, você está naquela aflição pensando nas perguntas que terá que responder e consequentemente começa a se alimentar mal e com noites mal dormidas. Mas, não precisa se descabelar, com esse artigo, você irá aprender muitas dicas e truques para se dar bem nas provas de concurso público.

Se prepare

Primeiramente, antes de se inscrever nas provas de concursos públicos, independentemente a área que for escolher. É necessário que saiba o básico muito bem, e se aprofunde cada vez mais nos assuntos. É imprescindível sempre se atualizar nas matérias, nas leis e nos detalhes.

Por esse motivo, é aconselhável que se inicie desde cedo um curso referente a concursos públicos. Pois, não adianta, por mais que se estude sozinho em casa, é preciso que se tenha o conhecimento à mais. Porque sempre as leis estão se atualizando e as regras estão se modificando. Se atualize, se prepare, para que quando chegar a semana na prova, você fique mais tranquilo para a realização dela.

Rotina de estudos

É preciso que se organize para estudar. É necessário que se faça uma rotina de estudos. Pois, as matérias de concursos públicos precisam de muito estudo e dedicação dos candidatos.

Faça tabelas no computador ou no quadro de sua casa com os dias de semana, e quanto tempo irá dedicar a cada matéria. Para não ficar maçante ou até mesmo chato. Divida as matérias por horários. Mas, nunca deixe que aquela “preguiça” do amanhã estudo, te pegue. Pois, com certeza, você irá deixar de lado e quando se der conta a prova irá chegar e não terá estudado nada. Com organização, tabelas, será muito mais fácil estudar e se dedicar.

Tenha uma alimentação saudável

Algumas pessoas, só de pensar em provas e testes, começam com dor de barriga, enxaqueca e pânico. E, consequentemente, começam a comer mais e a comer errado. Dessa forma, por se alimentarem mal, o corpo começa a responder com sensações ruins, devido ao fato da pessoa se sentir ansiosa e o pânico da chegada da prova.

Nas semanas que se antecedem a prova, é necessário que tenha uma alimentação regrada, com muitos líquidos, frutas e verduras. Com o corpo hidratado, será mais fácil obter uma atenção redobrada durante a prova, e você não terá aquela sensação de estômago cheio e nem dores de barriga quando for realizar a prova.

Pratique exercícios

Estudos já comprovaram que a prática de exercícios, ajuda na atenção durante as atividades que precisar ser realizadas e que necessitam de atenção. Por esse motivo, é importante que tenha uma atividade física, além de ajudar na saúde do seu corpo, ajuda a sua mente.

Se não gosta muito de atividades físicas, opte por jogos que ajudem na concentração. Como, por exemplo, jogo que trabalhem a mente, como jogo da memória, xadrez, damas, jogo de cartas e tantos outros. Esses jogos irão ajudar a sua cabeça a trabalhar mais e com isso, faz com que esteja mais atenta a obstáculos difíceis.

Provas anteriores

Não tem como ter certeza sobre o que irá cair na prova de algum concurso público. O que se tem certeza é ter noção dos conteúdos das provas anteriores para se basear nos estudos. Reveja e refaça as provas anteriores, pode ser que nas primeiras, tenha muitos erros. Mas, com a prática e entendendo bem o assunto, será mais fácil de se realizar as provas.

Sempre que puder, reveja todas as provas já feitas nos concursos públicos. Quanto mais souber, mais fácil será no dia da realização da prova.

Língua estrangeira

Atualmente, é preciso que se tenha um domínio em alguma outra língua estrangeira, ao menos, o inglês e o espanhol. Os cargos estão exigindo cada vez mais dos candidatos, e, para os cargos competitivos, o diferencial é encontrado na língua estrangeira.

Sabemos que, hoje em dia, os cursos de inglês, faculdade e cursinhos têm investimentos caros. Por isso, é importante optar por uma coisa ou outra, mas, geralmente, na internet, com uma busca rápida, é possível encontrar curso de idiomas gratuitos.

Se você se esforçar, poderá se tornar fluente em algum idioma. E, quando for aprovado e ficar entre alguns outros competidores, definitivamente, a fluência em algum idioma será o diferencial para desempatar.

Seja otimista com você mesmo

Um dos pontos que sempre devem ser lembrados, e que, na grande maioria das vezes, são esquecidos, é que você deve confiar e ser otimista com você mesmo. Porque, se quando iniciar a prova e já pensar que não irá conseguir, que a prova será um fracasso ou que deveria ter ouvido as pessoas e ter desistido antes. Nunca conseguirá atingir os seus objetivos.

Uma coisa é certa, você já sabe que a prova será complicada e pode ser que não consiga, mas nunca perca a esperança de acreditar em você mesmo, que poderá atingir a sua meta e passar na prova. Que, dentre os outros tantos candidatos, você tem o potencial de ser aprovado.

Se, mesmo com esse pensamento, você for reprovado, não desista e tente até conseguir. Muitas pessoas de sucesso não conseguiram na primeira vez. Deram certo depois de muitas tentativas, mas nunca desistiram delas mesmas. Por isso, se permita ser otimista e acreditar em você, que tem possibilidades de alcançar tudo que almeja.

Dúvidas sobre concursos públicos

Se foi o tempo de que passar em concurso público te daria imediatamente estabilidade financeira e profissional.

Se não tem paixão pela área que escolheu e passar em algum concurso, pode ser que no começo esteja animado, mas, com o passar dos anos, essa emoção e ânimo por essa escolha seja um fracasso e se sinta frustrado por estar em uma colocação que não gosta.

O concurso público necessita de tempo e dedicação para os estudos. Deve ser uma escolha que se sinta feliz por estar realizando. São muito concorridos e de cargos com muita exigência. Mas, de fato, se gostar da que faz, isso fará total diferença no seu desempenho profissional.

Por isso, busque pessoas que trabalham na área ou que passaram em concursos que você deseja realizar e questione sobre assuntos da função e dúvidas que surgirem. É importante sempre ter esse contato com pessoas que trabalham na área que almeja, porque, elas te mostrarão a experiência e o que você poderá encontrar na sua profissão.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.