9 dicas para ter sucesso na prova da CESPE

Tempo de leitura: 6 minutos

O número de inscritos em concursos públicos cresce ano após ano, motivo pelo qual, tamanha demanda institucionalizou um segmento educacional específico voltado para esta área. No entanto, conseguir êxito nessa empreitada não é uma missão fácil e quando se trata da prova da CESPE é necessário ainda mais dedicação e organização.

Quem nunca ouviu o provérbio japonês: “Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”. Certamente, esse provérbio é o jargão motivacional de muitos concurseiros no Brasil, principalmente, pois ingressar na carreira pública é o sonho de milhares de pessoas que anseiam por uma vida melhor e mais estável.

Pensando nisso, elaboramos um roteiro campeão para você que pretende se tornar um servidor público. Não deixe de conferir!

Conheça 9 dicas para ter sucesso na prova da CESPE

Leia o edital

Uma regra de ouro ignorada por muitos estudantes é a leitura e interpretação do certame. Existem concursos que exigem atribuições específicas para o cargo, como, por exemplo, altura e idade.

Sendo assim, faça uma leitura minuciosa do edital para ter certeza de que você se enquadra nas atribuições descritas. Não há nada mais frustrante do que nadar e morrer na praia, não é mesmo? Conheça o seu oponente, só assim terá chances reais de vencer essa batalha.

Crie um cronograma de estudos

Depois de estudar o edital minuciosamente, crie um cronograma de matérias em blocos. Separe-as por ordem de prioridade e dificuldade, intercalando disciplinas de doutrinas com as de raciocínio lógico, assim, você otimizará o seu tempo e sua mente.

É conveniente pensar na sua mente como um HD, por isso, crie uma ordem técnica para assimilar de maneira mais producente todo o conteúdo estudado.

Estabeleça uma rotina de estudos

Se você não dispõe de muito tempo para estudar, um cronograma programático das matérias e uma rotina bem delineada será tão eficiente quanto se você dispusesse do dia todo para estudar. O segredo está no comprometimento e concentração destinados ao momento do estudo.

Por isso, mantenha um horário fixo para a tarefa. Com o tempo, a sua mente se acostumará a ser nutrida sempre naquele período. Estudar a noite pode não ser tão producente, visto o cansaço gerado pelo dia de trabalho, contudo, é possível otimizar o turno por meio de truques simples: ingerir alimentos a base de cafeína, manter o lugar de estudo organizado e sem distrações e se possível exercitar-se antes de começar a estudar.

Porém, se você é aquele candidato que dispõe de recursos para focar 100% do dia em prol desse objetivo. Então, programe a sua agenda de estudos inserindo pausas de 15 minutos e atividades físicas regulares.

Conheça a prova

Outra dica importante é conhecer a prova que você prestará. Familiarize-se com a banca que desenvolverá concurso, para isso baixe provas anteriores e tente resolvê-las. Este é um jeito interessante e assertivo de pôr em prática os seus conhecimentos e a sua agilidade.

A CESPE, por exemplo, possui um imenso acervo de provas já aplicadas, caso você tenha interesse em concorrer a um concurso coordenado por ela, entre no site e pesquise mais a respeito.

No dia do concurso você terá um tempo específico para a resolução da prova, então, ser atento e ágil é crucial para o seu sucesso. Uma dica bacana é treinar as provas em casa com um timer (aqueles relógios que usamos para cozinhar), programe o tempo e analise o seu desempenho.

Monte o croqui da prova

Depois de conhecer a prova, monte um croqui dela. Isso significa contabilizar as questões, os temas mais recorrentes e os subtemas mais solicitados. De posse dessas informações, é possível eleger quais os assuntos que precisarão de maior dedicação.

No entanto, é fundamental lembrar que no caso da CESPE nenhum conteúdo pode ser desprezado, devido a grande concorrência. Por essa razão, mesmo que você domine uma matéria reveja os aspectos mais importantes dela, para não perder pontos.

Pratique os exercícios

A CESPE tem um modelo de prova muito temido pelos concurseiros, devido a sua técnica de correção e validação das questões. Por isso, é fundamental ser bastante cauteloso e ler com muita atenção os enunciados dos simulados.

Para a banca, uma questão errada invalida uma certa, por isso, vale ter o máximo de atenção a isso. Assim como ter muitas respostas em branco não é bom. Logo, chutar não é uma boa opção, pois para a CESPE a capacidade do candidato interpretar, analisar e responder a partir do que ele aprendeu é o mais importante.

Se por acaso você marcar a questão errada no cartão-resposta, assinale a outra opção, assim você não pontua, mas também não invalida um exercício correto.

Compare o número de respostas certas e erradas

Outro aspecto que diferencia a prova da CESPE das demais bancas são as alternativas em que se deve marcar C (certo) ou E (errado). Se você tiver fazendo a prova e tiver marcado um número de respostas certas e deixado algumas respostas em branco, considere marcar E nestas últimas alternativas. É costume ter um balanço entre o número de questões certas e erradas.

Aposte na técnica Pomodoro

Você deve estar pensando: o que é a técnica Pomodoro, não é mesmo? Se trata de uma técnica utilizada para aumentar a sua produtividade, usando pequenos intervalos.

Funciona da seguinte maneira, você utilizará um timer e programará o seu tempo de estudos assim: a cada 25 minutos de estudos você descansará 5 minutos, esse processo deverá ser repetido por 4 vezes. Esses blocos de 25 minutos são chamados de pomodoros.

Então, a cada 4 pomodoros (4 blocos de 25 minutos) você pode fazer uma pausa de 30 minutos. É válido lembrar que as pausas são feitas para relaxar, de maneira que, pausar para resolver problemas ou se engajar com outros assuntos pode causar uma interrupção na produtividade.

Invista em bons materiais

Quer complementar os seus estudos? Invista em bons livros, apostilas teóricas e de exercícios. Existem vários canais incríveis voltados para concurseiros sedentos por conhecimentos. E aí vai mais uma dica de ouro, as videoaulas são grandes aliadas dos estudantes, uma vez que, oportuniza o reforço do estudo. Você pode assistir quantas vezes achar necessário, pausar e tomar nota de tudo sem perder um único detalhe.

E então, esse post tirou as suas dúvidas sobre o mundo do concurso público? Se inscreva na nossa newsletter e receba novidades sobre a prova da CESPE e dicas incríveis para dar um up nos seus estudos!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.