Dicas para passar em um concurso público e como conciliar trabalho, vida social e rotina de estudo

Tempo de leitura: 5 minutos

É extremamente comum os concurseiros buscarem na internet dicas de estudo para passar em um concurso público ou dicas de como conciliar a vida social com o trabalho e a nova rotina de estudos. 

Essa busca por concursos públicos tem aumentado em função da atual situação econômica do país. A perspectiva de melhora ainda é pouca, e já se passam de 13 milhões de desempregados. 

Como a carreira pública possui salários atrativos e estabilidade de emprego, as pessoas estão se empenhando mais para conseguir ser aprovado em um concurso público 

Por conta disso, resolvemos escrever mais uma vez sobre o tema. Vamos às dicas: 

  • Planejamento 

Talvez o item mais importante para quem realmente deseja passar em um concurso público. O planejamento é considerado por muitos como a chave para o sucesso. 

  • Definição da área que irá concorrer 

O candidato não só deve, como é extremamente fundamental, que decida qual é a área que deseja atuar ao ingressar em uma carreira pública. 

Isso é importante porque ajuda na preparação ideal para o cargo que estará concorrendo. O concurseiro que tem pressa na aprovação não pode se dar ao luxo de ficar concorrendo a todas as vagas, em todas as áreas que aparece. 

Assim, perde-se o foco e todo o tempo destinado a estudos não específicos podem ter sido em vão. 

Mesmo não sendo para um cargo específico, você pode se preparar em função da área, dentre elas: a fiscal, a jurídica, a bancária, a administrativa, a de educação, área técnica, etc. 

  • Plano de Estudo 

Todo candidato precisa ter um plano de estudos, independente se o edital do concurso do qual planeja concorrer já saiu ou não. 

Para facilitar, o estudante pode tomar como base o edital de concursos anteriores ou concursos de áreas correlatas, e focar nas disciplinas mais importantes da área. 

Depois que for publicado o edital, é só revisar o conteúdo programático e estudar o que deixou para trás. 

  • Material de Estudo 

Primeiro você precisa saber qual é a metodologia de estudo na qual você consegue melhor aproveitamento. Pode ser através de livros, apostilas, vídeoaulas ou cursos presenciais. 

O importante, independente do método que for utilizar na sua preparação, é contar um material completo e de boa qualidade, que contenha todas as disciplinas pertinentes ao cargo que pretende disputar. 

Se você já tem ciência de como deve estudar, com o material adequado, você consegue otimizar o seu tempo e ter um resultado mais satisfatório. 

  • Cronograma 

O cronograma é vital na preparação de todo concurseiro. Se você conseguir manter a organização durante o dia a dia e seguir a nova rotina, isso vai facilitar o processo. 

O cronograma deve organizar a frequência das disciplinas, definir as matérias de estudo e das revisões. 

  • Planilha de Indicadores 

Quando você tem informação sobre o seu rendimento, você tende a se empenhar cada vez mais para melhorar seus números, por isso que uma planilha de indicadores pode fazer toda uma diferença nos estudos. 

Isso também ajuda a não ficar estudando aleatoriamente. Você terá uma direção de onde focar seus esforços, não desperdiçando tempo com matérias que já não possua como melhorar.  

E acreditem, isso acontece, pois muitos estudantes, até mesmo inconscientemente, preferem estudar o que é mais fácil, que tem melhor entendimento. 

  • Cumpra os prazos 

Você precisa ficar bem atento aos prazos previamente estipulados por si mesmo. Prazo programado deve ser prazo cumprido, principalmente nos estudos. Se você estipulou determinado tempo para uma matéria, uma disciplina, cumpra. 

Para conseguir conciliar sua vida com a rotina de estudos é vital que o planejamento seja cumprido à risca. As atividades, do dia a dia ou de estudos, precisam estar devidamente planilhadas para que você não esqueça o que deve fazer. 

  • Implante novos hábitos na sua vida 

É importante para conciliar trabalho, vida social e nova rotina de estudos implementar novos hábitos, porém, uma dica, é implantar um hábito por vez, justamente para não ‘bagunçar’ o cronograma. 

O hábito ajuda a atingir os objetivos mais facilmente, então crie hábitos que poderão ajudar você a conquistar os seus objetivos. 

Tenha o hábito de estudar, de ler, ou de fazer tudo o que possa ajudar na sua preparação. E não se esqueçam de cuidar da saúde. 

  • Eleja as prioridades, mas não se esqueça da vida social 

Com certeza, após definir que a carreira pública é o seu objetivo, os estudos devem ser a sua prioridade. Também é fato que em algum momento você deve se desfrutar do convívio social. 

Para que isso possa acontecer, você precisa que sobre tempo no seu planejamento. Se você cumprir o seu cronograma de estudos rigorosamente, e até mesmo antes do programado, sobrará mais tempo para realizar outras atividades. 

Mas você não pode, em hipótese alguma, acelerar o processo de aprendizagem em prol de ter uma vida social mais ativa. Você pode sim aproveitar para sair se estiver em dia com o planejado. 

Se passar em um concurso público não for sua prioridade, esqueça tudo o que foi dito até aqui, e faça um novo planejamento do que achar mais conveniente. 

  • Saiba dizer ‘não’! 

Saber dizer ‘não’ é importante nesse momento. Não importa se pode magoar algum amigo por recusar um concite de uma festa, por exemplo. 

Quem deveria ficar chateado no caso, é você. Pessoas que não entendem a sua nova rotina e quais os objetivos que pretende atingir precisam ouvir negativas o tempo todo. 

Uma boa dica para esses casos é se presenteando a cada meta alcançada. Se você estiver elevando os seus números em relação aos indicadores, se o cronograma de estudos estiver em ordem, permita-se sair e aproveitar. 

Mas isso não deve ser regra, e sim uma exceção. A única coisa que pode conter excesso durante o seu processo de preparação é o estudo. 

 

Amigos concurseiros, lembrem-se sempre, vida de estudante que deseja ingressar em uma carreira pública não é fácil, e o equilíbrio é a chave do sucesso. Paute suas decisões de forma sensata e se apegue ao que realmente é importante no momento. 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.