Oba! Dicas para passar em Concursos Públicos!

Tempo de leitura: 6 minutos

À primeira vista, muita gente pode achar que as dicas para passar em concursos públicos ou provas não passam de mais do mesmo.

Acham que aqui, vão ler dicas para passar em concursos públicos que vários sites publicam, e que não vale a pena a leitura.

Contudo, para quem realmente deseja passar em concurso público, quem faz disso um objetivo, essa leitura é muito válida.

Dessa forma, abaixo (e muito provavelmente em alguns outros posts), vamos fazer uma seleção de dicas para passar em concursos públicos.

Trata-se de dicas simples, porém muito úteis. Algumas delas têm até o intuito de incentivar os candidatos.

Fazer com que os concurseiros ‘acordem pra vida’ e tomem logo a rédea da vida, e acima de tudo, que busquem com empenho o que desejam.

De antemão, vale ressaltar que a dedicação de cada um vai influenciar diretamente no resultado, em outras palavras, todos podem seguir as dicas para passar em concursos públicos, mas isso não significa que terá sua aprovação garantida. É necessário esforço, e isso a maioria dos concurseiros sabe, não é mesmo?

Bom, vamos às dicas para passar em concursos públicos:

Agora é a hora!

Aquela ideia de que sempre haverá o próximo concurso público para tentar é palavra de consolo para quem não se esforçou o suficiente, principalmente se teve como resultado uma nota mediana.

A vida passa que você nem sente, por isso é vital correr atrás de seus sonhos, e agora!

Leve a sério aquele contexto “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”, ou seja, sua hora é agora, e não amanhã.

Faça de sua aprovação o seu maior objetivo!

Você deve pesar muito o que é melhor para você, tanto nesse momento como em um futuro próximo.

Em outras palavras, se passar em um concurso público realmente é importante, a aprovação deve ser o seu maior objetivo, o seu objetivo de vida.

Deixe um pouco de lado familiares, amigos, atividades, seja lá o que for. Parece meio brusco, mas somente assim as suas possibilidades aumentarão.

É fundamental ter uma boa preparação para conseguir ser aprovado em um concurso público, ou seja, nesse momento é hora de ser egoísta.

Depois, você poderá colher os frutos. E verá que quem se importa contigo, ainda estará do seu lado, e, definitivamente, elogiando sua força de vontade, dedicação e persistência.

Faça seus familiares e amigos entenderem sua posição!

Apesar de ser um caminho que deve ser percorrido de maneira solitária, é essencial ter o apoio de quem a gente gosta.

Dessa forma os estudos se tornarão mais fáceis, isso porque terá a compreensão e o apoio daqueles que o rodeiam.

E tem mais, no final, todos terão orgulho de sua aprovação, e poderão dizer que fazem parte disso.

Então, é muito importante que você faça os seus familiares e amigos mais próximos entenderem a sua posição, o seu objetivo.

E esse apoio, também é muito positivo para minimizar o estresse que pode ser o processo para passar em um concurso público.

Não acredite em tudo o que se ouve ou se lê sobre o concurso!

Da mesma forma que estamos aqui tentando passar algumas dicas para passar em concursos públicos, existem pessoas discorrendo boatos e histórias fantasiosas acerca do certame que está preste a fazer.

Na verdade, é até comum (embora não devesse ser), que alguns concursos gerem a proliferação de boatos e histórias fantásticas, do tipo que as vagas já estão reservadas; que o gabarito vazou; que o certame é só para arrecadar fundos e que nunca chamarão os candidatos…, etc.

É importante se concentrar na sua preparação para o concurso e não ‘dar bolas’ para invencionices que podem aparecer ao longo do processo.

De qualquer forma, não dê ouvidos a boatos que podem desmotivá-lo ou desconcentrá-lo. Continue com sua preparação e arrase na hora da prova.

Se for preciso, sacrifique algumas atividades!

Primeiramente você precisa decidir o que quer da vida (como já mencionamos um pouco mais acima).

E para isso, é bem provável que você tenha que sacrificar algumas atividades que fazem parte do seu dia a dia.

Não dá para você ser voluntário em abrigo de animais, dar aula de inglês, trabalhar, cursar francês, ter aula de tênis, pedalar, ir a happy hours com os amigos diariamente e estudar para concursos públicos ao mesmo tempo.

É praticamente impossível. Você precisa estar ciente que para conseguir a aprovação em um concurso público muitas das suas atividades terão de sofrer uma pausa, forçada mesmo.

Pense que depois do objetivo conquistado você terá tempo para aproveitar novamente.

Você até pode conciliar algumas atividades com os estudos, em especial às que desenvolvem o cérebro e as atividades físicas, que são ótimas aliadas na preparação, mas seja bem criterioso na sua escolha, ou seja, priorize sempre o concurso público.

Esteja por dentro do que acontece no Brasil e no mundo!

À princípio pode parecer uma distração, mas não é, em especial se o concurso público que for prestar exigir a elaboração de redação.

E tem mais, para muitos cargos também se cobra conhecimentos gerais e atualidades, logo, é importantíssimo estar por dentro do que se passa pelo Brasil e pelo mundo.

Atente-se a fatos econômicos, políticos e sociais, assim como conflitos raciais, religiosos e culturais.

Em outras palavras, mantenha-se informado, pois atualmente, o pode-se dizer que o poder está nas mãos daqueles que detêm a informação.

Viva de concurso e o concurso!

Frequentemente é visto como chato quem fala do mesmo assunto a todo instante. Então, seja chato!

Na sua preparação para o concurso público você deve respirar o concurso. Fale de concurso; pense no concurso; sonhe com o concurso; alimente-se do concurso; ou seja, viva plenamente o concurso.

Isso é bom, pois ajuda a manter o foco.

Saiba escolher o material de apoio!

Atualmente existem milhares de sites oferecendo cursos e materiais que garantem a aprovação.

Bom, seja como for, é preciso muita atenção na hora de escolher o seu material de apoio, ou seja, onde investir o seu dinheiro.

Nem sempre o mais caro é o melhor, em contrapartida, nem sempre o mais barato é bom. Procure analisar se os textos são explicativos e atualizados. E também, se possuem simulados de outros certames.

Material bom é aquele que oferece qualidade, tanto em material quanto em atendimento.

Enfim, hoje você viu algumas dicas para passar em concursos públicos.

Não deixe de nos acompanhar que em breve voltaremos com mais dicas!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.