Dicas para não chegar atrasado no dia da prova

Tempo de leitura: 5 minutos

Chegar atrasado no dia da prova, esquecer documentos em casa ou chegar em cima da hora são atitudes que podem destruir as chances de quem sonha com a aprovação em um concurso público.

O processo de preparação para um concurso é intenso, pois envolve inúmeras horas de estudo, “perda” de vida social, estresse e horas exaustivas na resolução de provas anteriores e simulados.

Sendo assim, perder a prova por causa do atraso é um dos piores erros que um candidato pode cometer. Afinal, ele verá toda a sua preparação sendo jogada fora por questões de minutos, literalmente falando.

Muitas instituições participantes dos processos seletivos fecham seus portões na hora exata marcada. Nesses casos, apenas um minuto de atraso pode ser o fim para os candidatos. Mas, ainda que você chegue a tempo, toda a correria poderá comprometer seu desempenho e o controle do seu nervosismo e ansiedade.

Para que você não caia nas armadilhas do tempo e contratempos, separamos boas dicas para não chegar atrasado no dia da prova. Confira e prepare-se!

  1. Saiba exatamente o local da realização da sua prova

Os locais das provas de concursos públicos não são divulgados no momento da inscrição. Normalmente, a divulgação acontece poucos dias antes da realização da prova em si. Por este motivo, a atenção à localidade deve ser redobrada.

Consulte o edital e confira o calendário previsto para a condução do processo. Na maioria deles, há uma cláusula específica que diz: “dia x: divulgação dos locais de provas aos candidatos”. Na data marcada, verifique para onde foi direcionado, anote o endereço, número da sala e todas as informações relevantes para você.

  1. Determine qual será o seu meio de transporte

Felizmente, hoje temos diversas ferramentas que funcionam como um mapa de localização. O Google Maps, por exemplo, é um ótimo recurso para checar o endereço da sua prova e possíveis rotas para chegar a esse destino.

Faça uma breve pesquisa e veja qual o meio de transporte mais acessível para você. Se você for de ônibus, consulte os horários e itinerário de cada linha para que você não se perca no caminho.

  1. Visite o local da prova com antecedência

Para garantir que você não vá ficar perdido no percurso, a melhor dica é que você faça uma visita com antecedência ao seu local de prova. Essa será uma excelente oportunidade para você conhecer o trajeto e a instituição em questão.

Com essa visita, você chegará no dia com muito mais tranquilidade e com a certeza de que está indo para o lugar certo.

  1. Separe documentos e itens obrigatórios no dia anterior

Esquecer documentos e itens obrigatórios na hora da prova é o mesmo que dar um tiro no próprio pé. Nenhuma instituição aceita que um candidato faça o exame sem a identidade (ou documento oficial com foto) e sem o cartão de confirmação de inscrição em mãos.

Esse esquecimento é um erro clássico e que destrói as chances de sucesso de muitos concurseiros. No dia anterior à prova, consulte novamente o edital e veja o que você precisará levar. Deixe a documentação separada, assim como canetas, lápis, lanches e o que mais for preciso para o grande dia.

  1. Chegue com antecedência no dia da prova

Se os portões para a entrada dos candidatos forem abertos entre 12h e 13h, por exemplo, isso não significa que você só deverá chegar nesse intervalo. Pelo contrário, antecipe sua presença em, no mínimo, uma hora.

Se você acha que isso é um exagero, lembre-se que os ônibus podem quebrar, carros podem estragar, acidentes de trânsito podem acontecer, assim como tantos outros imprevistos. No dia da prova, é importante não contar com a sorte para nada. Afinal, esse poderá ser um momento decisivo para a sua vida.

  1. Tenha um plano B para casos de imprevistos

Mesmo com tudo planejado, imprevistos podem acontecer. Para não passar aperto no que se refere à transporte, por exemplo, combine com alguém da sua confiança de ficar a postos, em uma espécie de standy by, para casos de emergências.

Lembre-se que os horários podem variar. Alguns concursos são realizados no período da manhã, enquanto outros são programados para a tarde. Tudo isso pode influenciar no seu trajeto, por isso, esteja bem preparado!

  1. Não estude no dia anterior ou na data da prova

A maioria das pessoas ainda tem aquele velho hábito de estudar um dia antes ou dar uma lida naquele resuminho básico no dia da prova. Para os concursos públicos, essa não é uma dica eficaz.

O conteúdo é muito vasto e tentar relembrar tudo pode te deixar ainda mais confuso ou inseguro. No dia anterior à prova, procure relaxar e aproveitar o seu tempo para o lazer. Isso irá de deixar mais relaxado e tranquilo. Vá ao cinema com os amigos, ande de bicicleta, vá ao teatro e procure distrair a sua mente.

Dicas extras para os concurseiros de plantão!

No que diz respeito à concursos públicos, toda ajuda é bem-vinda, certo? Pensando nisso, preparamos mais algumas dicas gerais que poderão te ajudar no seu processo de preparação e nos estudos em geral.

10 Dicas para prestar concursos públicos

  1. Defina o cargo ou em qual área você deseja ingressar;
  2. Elabore um plano de estudos diário e mantenha-se focado;
  3. Pesquise por métodos de estudo eficientes e busque boas referências;
  4. Tenha autodisciplina e controle sua ansiedade e nervosismo;
  5. Reveja o conteúdo estudado e faça resumos para revisar as matérias;
  6. Teste seus conhecimentos com provas de concursos anteriores e simulados;
  7. Reserve um tempo para seu descanso e lazer;
  8. Motive-se ao pensar nos benefícios da sua conquista e da sua área de atuação futura;
  9. Prepare-se para o dia da prova e tenha todos os documentos necessários separados;
  10. Em caso de reprovação, aprenda com os erros e não desista!

E você? Tem alguma dica que possa ser interessante para quem também está se preparando? Compartilhe conosco e boa sorte!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.