Dicas para conseguir passar em concursos públicos – Parte 3

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá amigos concurseiros, como estão? Ansiosos pela continuidade do post sobre dicas para conseguir passar em concursos públicos, não?

Tudo bem, não vamos mais postergar, mas antes, vamos somente lembrar o que foi falado nos dois últimos posts.

No primeiro post falamos sobre:

  1. Você precisa estar convicto que é realmente isso que você deseja.

  2. Chegou a sua hora, aproveite-a!

  3. Faça disso o seu objetivo principal.

  4. Sua família deve conhecer seus planos.

  5. Concurso é coisa séria.

  6. Esqueça, pelo menos por enquanto, sua diversão diária.

  7. Mantenha-se informado.

  8. Quando estiver próximo das provas, respire o concurso.

  9. Faça bons investimentos.

Já no segundo post vemos:

  1. Não faça dos estudos um momento de martírio.

  2. Aproveite cada instante que tiver.

  3. Faça a sua preparação independente da preparação dos outros concorrentes.

  4. Vá com calma, não apresse as coisas.

  5. Remédios milagrosos não existem!

  6. Cuidado com os vícios televisivos.

  7. É de suma importância um bom planejamento para os estudos.

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas nesse terceiro post:

  1. O concurso deve ser a base da sua programação diária.

A sua vida deve girar em volta do concurso. Todo seu planejamento deve estar voltado para o concurso. Essa será a sua rotina até conseguir a aprovação. Seu futuro depende disso.

Se você está matriculado em algum curso presencial, não perca aula. Se tiver adquirido algum curso online, estude nos seus horários, que é uma facilidade do método, mas não deixa de estudar e assistir as vídeoaulas.

Todo horário planejado para estudar deve realmente ser utilizado para estudar. O horário de estudo é sagrado, nada pode atrapalhar isso. Se tiver que mexer eventualmente em algo do seu planejamento, que seja em outras tarefas.

Você deve se comprometer ao máximo com os estudos, pois você passar em um concurso público é o que importa, o seu dia a dia deve ser planejado em função disso.

Nada de exceções em seus horários de estudo. A sua rotina esforçada para com os estudos fará do seu futuro um sucesso.

  1. A pressa é inimiga da perfeição, siga passo a passo.

Nada de atropelar as coisas, tudo tem o seu tempo, principalmente quando se trata de estudos.

Você ser dedicado e estudar incansavelmente em nada tem a ver com apressar os seus estudos. Não queira passar logo para o próximo conteúdo. Estude cada um o tempo que for necessário para memorizar bem.

Mas, não esqueça os prazos. Se tiver dificuldade de sair de um tópico, peça ajuda para não comprometer o restante do cronograma.

O importante aqui é que você entenda os conceitos, assimile as informações e compreenda o que está sendo estudado.

O seu principal objetivo é aprender, não ler tudo o que acha necessário. Se somente ler sem entender, seu esforço terá sido em vão. Uma boa dica para os concurseiros, não só de primeira viagem, é fazer resumos.

Mais do que ler todo o conteúdo, aprender é fundamental.

  1. Saiba dizer não!

Uma coisa importante no processo de estudos para concurso público é saber dizer não aos milhares de convites que poderão aparecer no caminho.

Ser anti-social nesse momento da sua vida não mostra quem realmente você é. Isso, na verdade, mostra a sua determinação em conseguir ser aprovado em um concurso público.

Se te chamarem de estranho, psicótico, louco, ou coisas do gênero, deixe pra lá. Você só deve pensar na sua recompensa no final disso tudo. O sucesso e uma nova vida estão ao seu alcance.

Identifique bem a hora de sair e a hora de recusar um convite. Suas atitudes mostram perfeitamente o caminho que deseja seguir.

  1. Às vezes, isolar-se é uma boa!

Quando familiares e amigos não compreendem a sua nova rotina e o seu objetivo, um isolamento pode vir a calhar. Não considere isso um ato de egoísmo, mas sim um passo para o sucesso.

Festas, reuniões de amigos ou de família, visitas a entes queridos, …, tudo isso, deve ficar em segundo plano a partir do momento que você decidiu estudar para um concurso público.

Badalação e diversão frequente não combinam com aprovação em um concurso. Esse é o momento de se preocupar consigo mesmo, não com o sentimento dos outros.

Passe convites de festas, churrascos, reuniões, confraternizações, bailes, etc., você terá muito tempo para isso depois de assumir seu novo posto.

Os amigos de verdade saberão identificar as suas prioridades e incentivarão as suas decisões.

  1. O estudo em grupo, se todos pensam da mesma maneira, é valioso.

Tem momentos que estudar sozinho é necessário, mas um grupo de estudos pode aumentar suas chances no certame. Desde que todos tenham o mesmo pensamento, voltado para o concurso.

Nesse momento, pouco importa se serão concorrentes ou não. O mais importante é que explore cada minuto do estudo em grupo. Aproveite para sanar suas dúvidas com seus colegas. Um ajuda o outro e o aprendizado pode se tornar menos monótono e mais prazeroso.

Colegas com o mesmo propósito tentem a motivar o grupo, mantendo um bom ritmo e interesse nos estudos.

  1. Mantenha a confiança.

Esse é um fator muito importante durante todo o processo. Acredite no seu potencial e na sua capacidade. Não dê ouvidos a críticas.

Você não deve se sentir incapaz ou impotente, independe dos concorrentes ou do nível dos candidatos.

Você tem que acreditar em si, caso contrário, é melhor desistir. Você deve se jogar de cabeça no concurso, continuar focado na preparação e ser confiante.

Mesmo com as dificuldades que vier a encontrar pelo caminho, você deve manter a paciência e se mostrar sempre confiante. Você é capaz, basta acreditar em si.

E aí amigos concurseiros, o que estão achando das dicas? Se vocês segui-las corretamente, com certeza terão êxito nas provas dos certames, e ‘fatalmente’ estarão mais próximos de atingir o objetivo principal: o sucesso.

Não deixe de nos acompanhar, logo estaremos de volta com mais dicas para conseguir passar em um concurso público.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.