DICAS PARA CONCURSEIROS – Veja dicas nem sempre dadas, mas que são de grande valia para os concurseiros.

Tempo de leitura: 6 minutos

A maioria das dicas elencadas em artigos direcionados para quem vai prestar concursos públicos, geralmente, parecem ser todas iguais. 

Realmente, muitas delas se parecem, e fazem sentido para os concurseiros. São bons macetes e efetivamente auxiliam no processo para se conseguir uma vaga em um cargo público. 

Mas também há dicas que nem sempre são faladas, e que já se mostraram interessantes e eficientes na opinião de concurseiros mais experientes. Vamos a elas: 

  1. Otimize o seu tempo 

Podemos definir como otimizar o simples fato de ocasionar circunstâncias mais proveitosas para, estudar por exemplo. Significa melhorar, aprimorar ou dar a algo um rendimento ótimo. 

Otimizando seus afazeres, mais tempo sobrará para se dedicar aos estudos. A agilidade na execução das tarefas vai lhe proporcionar um tempo extra que será um diferencial na sua preparação para o concurso público. Então, nada de procrastinar ou deixar coisas para depois. 

  1. Estudar nos intervalos das refeições 

Todo mundo já deve saber que o intervalo para lanches, almoço ou jantar pode ser aproveitado para estudar. O que poucos aconselham é em relação a divisão nas atividades. 

Se estiver comendo e estudando ao mesmo tempo, o grau de absorção de conhecimento fica comprometido. O ideal é primeiro comer, para só depois iniciar os estudos. Dessa forma, você consegue se concentrar melhor no que está fazendo. 

Se você dispõe de um tempo maior de intervalo, a sesta ainda é válida, pois a tendência é que desperte mais descansado, com a mente limpa e o cérebro mais apto para “trabalhar”. 

  1. Intercale os estudos com pequenas pausas para descanso 

Estudar de forma ininterrupta tem se mostrado menos eficiente do que estudos onde há pequenos intervalos de descanso e relaxamento. 

Os intervalos, pequenos, são imprescindíveis para o processo. Evita a fadiga, tanto corporal quanto mental, deixando-o mais disposto para dar continuidade aos estudos. 

Uma boa dica é fazer uma caminhada de 15 minutos a cada duas horas de estudo. Se estiver estudando perto de alguma praça ou parque, melhor ainda. Lugares assim relaxam e também estimulam o cérebro. 

  1. Descanso e lazer 

Ao detalhar seu cronograma de estudos é muito importante que se respeite e se obedeça todos os seus momentos de descanso e lazer. 

O cérebro é como uma máquina que trabalha vinte e quatro horas por dia, mas precisa de um tempo para fixação das informações adquiridas durante o dia. Essa fixação se dá no momento que você está descansando (dormindo). Por essa razão é de extrema importância dormir bem. Nosso cérebro literalmente descansa enquanto trabalha. 

Já os momentos de lazer servem para evitar o estresse. É fato que eles devem ter a frequência diminuída quando está se preparando para um concurso público, mas não deixam de ser importantes para o seu bem-estar. 

De nada vai adiantar ficar bitolado achando que tem que estudar mais e mais. O que é preciso ter é qualidade de estudo e não quantidade de estudo. 

  1. Família, sociedade e seus novos amigos 

Livros, apostilas, cadernos, materiais de estudo, de agora em diante serão seus novos e melhores amigos. 

Sua família e seus amigos e colegas devem entender e compreender que sua rotina agora é outra. Será momentânea, mas você precisa agora de espaço, apoio, suporte e respeito. Isso tem que ficar bem claro para todos que convivem com você, para o bem do seu processo de aprovação em um concurso público. 

Não é reclusão, mas o seu contato com o mundo externo será diminuído em prol de um bem maior. O apoio emocional é mais importante do que o apoio financeiro. 

Por esse motivo, todos os momentos podem, e devem, ser mais intensos e melhor aproveitados. Dedique-se ao máximo nos estudos quando este for o momento para tal. E aproveite muito os momentos de lazer e confraternização, pois serão raros enquanto estiver em busca da aprovação em um concurso público. 

  1. Tenha bem definido os seus planos 

Você terá que conciliar da melhor maneira possível família, amigos, estudos, lazer, descanso. A prioridade sempre será os estudos, mas deverá ter tempo para outros afazeres. Um bom planejamento é primordial. 

Mantenha tudo organizado de forma minuciosa, e procure sempre realizar as tarefas individualmente. Assim fica mais fácil atingir seus objetivos. 

  1. Mantenha-se saudável 

Muito embora essa dica pareça ser óbvia, vale lembrar que se não estiver bem de saúde, você não consegue aproveitar e absorver o que precisa para realizar o seu sonho de ser aprovado em um concurso público. 

Cuide de si. Previna para não ter que remediar. Alimente-se bem, faça exercícios físicos regularmente, tenha boas noites de sono e permita-se um tempo para relaxar e espairecer. Tudo isso tende a ajudar você no longo caminho que terá que percorrer. 

  1. Pense e use as lições da sabedoria 

Dizem que são cinco as principais atitudes para se alcançar a sabedoria: calar, ouvir, lembrar, estudar e sair. 

– Estando em silêncio, você consegue prestar mais atenção nos acontecimentos a sua volta, então tem hora que é melhor calar. 

– Você absorve mais conhecimento quando está ouvindo, portanto, atente-se para o que os outros falam ou ensinam. 

– Quando você se lembra de algo, é porque aprendeu, logo, as lembranças fazem parte de um exercício para o cérebro. 

– Quando está estudando, você está aprimorando todas as ações, além de aumentar seus conhecimentos. 

– O simples fato de sair, não ficar enclausurado por muito tempo, bitolado em uma só coisa, provoca uma sensação de liberdade na mente, deixando-a mais aberta à novas criações. 

  1. Seja realista 

Admita seus pontos fortes, e principalmente, os seus pontos fracos, e trabalhe para melhorá-los. Você deve ser autocrítico, e não “ir na onda dos outros”. Se achar que precisa estudar mais, faça isso. Não se deixe levar. 

Lembre-se que, embora todos possam se beneficiar com sua aprovação, o empenho máximo cabe somente e exclusivamente a você. 

  1. Em determinado momento, incomode-se 

Pode parecer paradoxal, mas pequenas atitudes que causam um certo desconforto pode ser benéfico para manter-se firme e focado na empreitada, pois ensinam você a confrontar as adversidades. 

– Tome café sem açúcar, ou ao menos diminua, bem como nos sucos. 

– Deixe de expor seus pensamentos se não achar conveniente. 

– Mantenha-se em pé no ônibus ou no metrô no caminho para o trabalho, mesmo se houver lugares para sentar. 

– Mesmo estando cansado, adiante algumas tarefas. Por exemplo: lave toda a louça logo após o jantar.  

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.