Dicas especiais para o dia da prova

Tempo de leitura: 7 minutos

É comum que no dia da prova de um concurso público os candidatos ficarem nervosos ou ansiosos e que tenham atitudes que possam colocar tudo a perder.

Para ajudar nesse processo nós resolvemos dar algumas dicas especiais para o dia da prova do certame. Dicas, aliás, que também podem ser úteis para outros tipos de avaliações que não seja um concurso público.

Quando chega a hora, o dia da prova do concurso público que você sonhou em fazer por um bom tempo, alguns pontos devem ser observados.

Todos os seus pensamentos precisam estar voltados para esse momento. E na realidade devem até estar, mas não adianta nesse momento que antecede a prova pensar em como foi a preparação; se poderia ter feito algo diferente; se adiantava adquirir mais material para estudar; se deveria ter se dedicado mais; etc, etc.

Isso só vai contribuir para aumentar o nervosismo, e é bem provável que suas mãos comecem a suar, que o seu estômago comece a revirar, e até que o seu objetivo não faça mais tanto sentido. Simplificando, poderá estar jogando fora uma chance.

Quando chegar o dia de prestar o concurso público, o dia da prova,o ideal é manter a calma, ficar tranquilo para evitar o tão desesperador branco e pensar positivamente em um bom desempenho e resultado.

Você precisa focar no seu objetivo e ter sempre em mente que esse é o seu momento. Pense que o dia da prova é somente para confirmar que você fez a preparação adequada e que o seu empenho vai ser compensado.

Na pior das hipóteses, que esse dia valerá como experiência e mostrará a você onde será necessário melhorar para o próximo certame.

Enfim, para poder ajudar você nessa hora tão importante, vamos dar algumas dicas para o dia da prova de um concurso público. Acompanhe:

  • Atenção quanto ao horário

Os concursos públicos são bem rigorosos quanto ao horário, então, no dia da prova procure chegar com antecedência ao local, mesmo porque, você precisará checar qual a sala que fará a prova.

Já na sala, é provável que tenha que fazer a verificação dos documentos junto aos fiscais de sala e isso leva um tempinho.

Ademais, é melhor chegar antes para evitar o estresse de chegar correndo para se acomodar ou separar seu material. Isso prejudica a concentração na prova.

  • Controle sua a ansiedade

A ansiedade no dia da prova é extremamente comum, mas é preciso controlá-la ao máximo para que ela não atrapalhe.

Uma boa dica para se acalmar é tentar controlar a respiração. É essencial se manter tranquilo nesse momento e se concentrar no seu principal objetivo.

Sempre que você se sentir inquieto com a situação, procure respirar fundo e se concentrar novamente na prova.

Se o problema for corriqueiro em todo tipo de avaliação, vale até mesmo a consulta com um profissional para entender o motivo de tanta ansiedade.

  • Faça a leitura da prova com atenção

É extremamente essencial fazer uma leitura calma, detalhada e bem atenta de todas as orientações e questões da prova. Não precisa de correria para fazer a leitura. O tempo das provas é calculado de acordo com a resolução.

Se você se preparou adequadamente, não tem que se preocupar com o tempo. Leia as questões com calma e responda quando não houver dúvidas.

  • Defina a ordem de resolução das questões

O mais comum e indicado é começar respondendo as questões mais complexas ou extensas, como por exemplo, as interpretações textuais ou os cálculos mais longos. Assim, ficará mais tranquilo para resolver as mais fáceis sem eventuais erros bobos.

Começar pelas mais difíceis também é recomendado por conta da disposição que tem quando começa a prova, com certeza, maior. Você estará de cabeça fria e mais descansada.

Por conta do ‘relaxamento’ em virtude de já ter passado pelas questões mais complicadas, muitos acreditam que a redação flui melhor, sem tanta pressão, logo, muitos optam por deixá-la por último.

  • Nas questões objetivas…

No dia da prova o ideal é seguir a ordem das questões objetivas. Se não souber a resposta deixe para depois, passe para a próxima. Mas não se esqueça de voltar no final.

Quando realmente não souber, ou tiver dúvidas, faça sua escolha por eliminação.

  • Nas questões dissertativas…

Para responder as questões dissertativas procure ser o mais claro e objetivo possível. Ficar fazendo rodeios mostra despreparo e que não tem conhecimento suficiente sobre o assunto. Seja simples e responda diretamente o que está sendo perguntado.

A objetividade deve pautar o início e o fim as questões dissertativas, podendo se estender e demonstrar um pouco mais o seu conhecimento no desenvolvimento do texto, na parte central. Certifique-se que sua resposta esteja bem fundamentada e de maneira correta.

Use uma linguagem formal e escreva de forma legível, pois o examinador precisa entender o que você escreveu.

  • Foco e concentração!

É imprescindível que você, no dia da prova do concurso público, mantenha o foco no principal objetivo: ser aprovado. Tente acertar o maior número de questões possível.

Não se permita a distração enquanto estiver fazendo a prova, isso pode prejudicar o seu rendimento.

Dicas extras

Ainda existem algumas outras dicas que podem contribuir para que você chegue no dia da prova bem preparado e relaxado:

– Fazer alguma coisa que agrade você dias antes da prova ajuda a relaxar e deixar a mente mais limpa e tranquila. Mas não se esqueça da moderação, pois ainda estará em fase de preparação para o concurso público.

Se você se sente bem estudando ou revisando, não tem problema, faça isso. É importante ter um momento que possa fazer o que quiser. Contudo, não escolha uma atividade desgastante. Escolha com cuidado o que deseja para o seu ‘relaxamento’.

– Pense positivo! Desde que você decidiu prestar um concurso público o seu pensamento deve ser sempre positivo. Isso ajuda a manter o ânimo bem alto, o que é bom para qualquer situação. Se você desanimar vai comprometer o seu desempenho.

– Faça uma simulação do dia da prova. Simule desde o caminho que percorrerá até chegar ao local da prova. Vale também resolver uma prova de concursos anteriores no tempo determinado.

Isso serve para você se familiarizar com o dia mais importante de todo o processo. Desse jeito, você já vai preparando o cérebro para o dia da prova.

– Deixe tudo separado antecipadamente: lápis, borracha, caneta, etc. Teste as canetas. Você não pode correr o risco de que elas falhem na hora ‘h’.

Separe também os documentos pessoais e ficha de inscrição, além de água e lanche, se achar conveniente. Confira o edital e o site da banca para ver se há alguma orientação específica.

– Depois da prova não se esqueça de anotar suas respostas para depois conferir com o gabarito. Aproveite e comemore suas respostas certas.

Mesmo se você não conseguir a aprovação nessa oportunidade, procure analisar os pontos positivos e negativos do certame. Observe sua evolução e trabalhe onde tem deficiência.

Procure fazer uma boa preparação e se manter concentrado durante o dia da prova! Assim você aumenta suas chances.

Boa sorte!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.