Dicas que podem ajudar você a Arrasar em Concursos Públicos!

Tempo de leitura: 6 minutos

Não tem como negar. Definitivamente existem dicas que podem ajudar você a arrasar em concursos públicos. Basta aliá-las ao seu esforço que a possibilidade de sucesso aumenta consideravelmente.

Afinal, a procura por vagas em repartições públicas, que já era grande, ficou ainda maior depois dos efeitos causados pelo impacto global do novo coronavírus.

E mesmo com todo esse ‘reboliço’, atualmente ainda se vê concursos públicos sendo lançados. Mais da área da saúde, evidentemente, mas também se encontra certames de outras áreas.

Seja como for, hoje são quase 9 mil vagas a serem preenchidas em várias regiões do país. E algum destes concursos públicos chega a oferecer uma remuneração de até R$ 18.700 por mês.

Nesse sentido, podemos afirmar que as dicas para arrasar em concurso público soam como uma verdadeira ‘mão na roda’ para as pessoas que desejam ingressar na vida pública.

 

As preciosas dicas para ajudar você a arrasar em concursos públicos!

Primeiramente é bom lembrar que a preparação, comprometimento e esforço são fundamentais para se dar bem em concurso públicos.

De nada adianta você seguir algumas dicas e não ter foco, gana, desejo. Nada vem de graça, então, terá que arregaçar as mangas e suar a camisa.

No entanto, a perspectiva de conquistar uma vaga e fazer uma carreira pública, com benefícios que só os cargos públicos proporcionam, faz com que a grande concorrência seja um mero detalhe.

E é desse modo mesmo que você deve pensar. Você tem que se preocupar com você, com a sua preparação, independente de quantos candidatos por vaga há no certame.

Eis aí uma das melhores dicas para encarar um concurso público: a sua preparação! Contudo, para uma boa preparação é necessário analisar tudo direitinho desde o começo. Vamos lá…

Antes de mais nada, vamos deixar claro que estas dicas que podem ajudar você a arrasar em concursos públicos também servem como um guia para não perder o certame que está esperando, por isso, esse artigo pode se comparar a uma ótima ferramenta para os novos concurseiros, ou seja, os candidatos/marinheiros de primeira viagem.

·         Visite site de concursos tal qual olha suas redes sociais!

Os editais de concursos públicos são lançados o tempo todo, aleatoriamente durante o ano, sem data ou época exata. Por isso é tão importante ficar de olho nas notícias envolvendo concursos públicos ou processos seletivos.

Existem muitos sites de notícias ou de preparação para concursos públicos que dão informação praticamente diária. Fique de olho para não perder prazo!

·         ‘Estude os editais’!

Isso mesmo, estude o edital, principalmente em relação ao conteúdo programático. É nele que você encontra tudo o que pode ser cobrado na prova.

Quando há notícia de que um certo concurso público será lançado, você pode pegar os editais anteriores para saber o que pode cair na prova e começar a sua preparação antes dos demais.

Em outras palavras, isso pode lhe trazer vantagens, ou seja, você pode sair na frente de seus concorrentes em termos de preparação.

Nesse meio tempo, entre a notícia e a publicação do edital, você já vai ter uma boa noção das matérias que poderão ser cobradas. E geralmente, costumam ser as mesmas.

·         Crê uma rotina de estudo e respeite-a!

Isso você vai ouvir e ler em todo artigo relacionado à preparação para concursos públicos: rotina de estudos.

É de suma importância que você crie uma rotina, devidamente organizada, e que tenha muita disciplina para cumpri-la.

A rotina de estudos é considerada por muitos profissionais do ramo como uma das mais valiosas dicas que podem ajudar você a arrasar em concursos públicos.

·         Tenha um cronograma de estudo!

Já que você tem uma rotina de estudo, nada melhor do que planejar o que estudar de forma adequada.

Ajuda, e muito, separar as matérias por dia, podendo, às vezes, até mesclar uma que considera mais chata e que tenha menos afinidade com uma que goste, justamente para ‘dar um gás’ em momentos de desânimos.

Mas não se esqueça, é primordial estudar todos os dias para que suas possibilidades de aprovação aumentem.

·         O tempo dedicado aos estudos!

Na verdade, o tempo vai depender muito de cada um. O que cada um tem de responsabilidade durante o dia.

É claro que quem dispõe de mais tempo tende a sair na frente em sua preparação, mas isso não é uma regra. Também depende da determinação.

Importante, porém, é que não haja distrações durante os estudos. Caso o seu tempo seja maior, procure fazer alguns pequenos intervalos, ao menos a cada duas horas.

Procure utilizar o tempo de maneira inteligente e centrada. Direcione a maior parte do tempo às matérias mais difíceis e que, por ventura, tenham maior peso na prova.

·   Foco!

O foco é importante demais para um bom aproveitamento dos estudos. De nada adianta você ficar 8/10 horas estudando se não consegue assimilar o que está tentando aprender.

·         Matérias básicas podem ser estudadas a qualquer tempo!

É claro que existem especificidades dependendo do cargo que estará em jogo, mas existem várias matérias básicas que são corriqueiras em praticamente todos os certames, como por exemplo:

Português;

– Raciocínio Lógico;

– Conhecimentos Gerais;

– Direito Constitucional;

– Direito Administrativo;

– Dentre outras.

Logo, você pode estudar estas matérias antecipadamente, ou seja, antes mesmo do edital ser publicado.

E isso vale para várias áreas, por exemplo: os concursos da área jurídica cobram matérias mais específicas ligadas ao direto; assim como os concursos das áreas fiscais cobram mais matemática, finanças públicas e gestão administrativa.

Dá pra ter uma boa noção e já ir se preparando antes.

·         Treine o tempo!

Os certames costumam ter entre 4 e 6 horas de duração. Na dúvida, consulte o edital do concurso anterior.

Divida esse tempo pelo número de questões para saber exatamente quanto tempo você terá para responder cada pergunta.

E, na hora de fazer uma simulação, verifique se está dentro do tempo. Caso não esteja, sinal de que você precisa melhorar sua preparação.

Uma boa dica, muito válida e usada pelos mais experientes, é responder primeiro as perguntas mais fáceis, podendo dedicar mais tempo às perguntas mais difíceis posteriormente.

Outra coisa, não se esqueça de reservar um tempinho para redação (se houver) e principalmente para preencher o cartão de resposta com calma para não errar.

 

Enfim, estas são algumas dicas que podem ajudar você a arrasar em concursos públicos. No mais, Boa Sorte!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.