Descanse: Veja 7 formas de relaxar depois da prova

Tempo de leitura: 5 minutos

Chegou o fim da tensão e começa o momento de tranquilidade. Só quem já prestou uma prova tão importante quanto um concurso público, sabe como é bom poder acabar essa sessão e apenas relaxar depois da prova.

Isso porque essas provas pedem o nosso melhor, que só é conquistado depois de um longo preparo que, de verdade, é bem estressante e cansativo.

Quanto mais perto o dia da prova vai chegando, menos tempo temos para as coisas que normalmente nos divertem, porque o nosso foco é apenas um: conquistar a vaga dos sonhos. Esse processo não é errado, porque realmente devemos entender quais são os diferentes momentos de nossas vidas.

Então, se a sua prova acabou e sua maior saudade é de realizar as atividades que pediam uma parte do seu tempo antes, parabéns, você realmente estudou e merece um descanso!

A gente sempre conversa sobre métodos de estudos e outras questões que possam ajudar na realização de uma prova com mais qualidade, só que agora chegou a hora de falar do depois, do momento que podemos relaxar depois da prova, vamos nessa?

7 atividades para relaxar depois da prova do concurso público:

1 – Dormir

Em um mundo maravilhoso, continuamos dormindo 8 horas nos períodos que antecedem uma prova mega importante, mas, no mundo real, sabemos que não é assim. O nervosismo e o medo de não estar fazendo o suficiente passam tanto em nossa cabeça que dormir torna-se uma opção não muito procurada.

E agora que a prova acabou tem jeito melhor de relaxar do que poder deitar na sua cama, colocar os cobertores todos amontoados e fechar os olhos em paz? Sem pensar “ah, poderia estar treinando mais um pouco de trigonometria”?

Olha, é garantia que existem poucas coisas melhores do que dormir o quanto quiser e como quiser (com novela no fundo, músicas no ouvido), depois de um bom tempo sem conseguir fazer isso.

2 – Balada/Barzinho com os amigos

Relaxar depois da prova pede a volta de uma antiga vida social, que foi tomada (por um bom motivo) pelos cursinhos e apostilas preparatórias.

Ligue para os amigos e avise que essa noite você está liberado, porque esse é o momento de cair na gandaia, dançar tudo o que quer dançar (sabendo ou não), arriscar novos passinhos para marcar a sua volta também vale.

Essa balada ou barzinho vai ter um gosto diferente, primeiro porque pode ser a comemoração do fim de uma fase de muito estudo e dedicação para uma única coisa e segundo porque vai lembrar a você que o seu trabalho já foi feito e agora é hora de esperar o resultado sem medo.

3 – Retome um seriado

Sua série ficou para trás e os spoilers chatos são as únicas coisas que você sabe sobre o futuro dos personagens que você mais gosta, então para você uma boa maneira de relaxar depois da prova é fazendo uma maratona de série.

Prepare a pipoca, o copão de refrigerante e, se preferir, convide os amigos (menos aqueles que dão spoiler), se ajeite bem no sofá, dê o play e fique o tempo que quiser se deliciando com as histórias que você mais gosta.

Sabe o que é o melhor de tudo? É que no próximo final de semana você não se arrependerá disso, não falará “ai, eu deveria ter estudado”, porque a prova já foi e agora é hora de aproveitar tudo.

4 – Viajar

Seja com a família ou com os amigos viajar é sempre muito bom para relaxar, não é? Aproveite que agora você não precisará dizer não para os convites e vá, visite aquela prima que mora no interior ou vá as praias do litoral, apenas vá.

Renove as suas energias, comece o seu novo ano e acima de tudo lembre-se que independente do resultado você fez o máximo que poderia ter feito e que seu esforço foi sim muito válido.

5 – Leia

Oi? Leia? Sim, leia! Só que nada de português, matemática, informática, história, geografia ou qualquer outra matéria que tenha feito parte do edital do seu concurso (só se você gostar de tudo isso é claro).

Volte a ler aquela história que precisou ser deixada de lado por causa das apostilas ou comece algo que esteja com curiosidade de conhecer.

Ler é muito bom e é uma ótima forma de relaxar depois da prova, porque esse tipo de atividade mexe com a nossa imaginação que pode ser levada a qualquer lugar. Aproveite o seu novo ou antigo livro e relaxe!

6 – Comece um curso

Realmente você já estudou demais, mas aprender algo novo e ainda mais algo novo que você queira é muito legal.

Dessa vez não precisa estudar nada maçante, faça algum curso livre e mais leve. Lembra da fotografia que você tanto queria aprender? Invista nela agora que você tem tempo e conheça novas formas de cliques e ângulos.

E a costura para fazer suas peças únicas? Também é um ótimo curso que pode ser começado como forma de relaxar depois da prova.

7 – Ócio total

Depois de tanto esforço é extremamente normal que você não queira fazer nenhuma das atividades listadas acima ou qualquer outra indicada pelos amigos.

Então, por que não se dedicar só a você? E só realizar aquelas tarefas que são extremamente necessárias para continuarmos vivendo: respirar, comer e dormir.

Sinceramente, um bom dia de preguiça relaxa qualquer corpo e mente.

Você fez o que foi preciso!

É normal se preocupar com o depois da prova, afinal, foi muito tempo de estudo, concentração, de “nãos” para os amigos. Ademais, esse concurso pode mudar o futuro rumo da sua vida, é um emprego, uma vaga muito desejada.

Porém, o momento “estudar, estudar, estudar e estudar mais um pouquinho” já passou, então agora chegou a hora de voltar a realizar, com frequência, as atividades e programas que te acalmam e te fazem bem.

Relaxa e vai curtir, só volte a se preocupar com esse concurso no dia do seu resultado final.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.