Descanse! 4 Coisas para fazer 24 horas antes do concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando o dia de fazer uma prova está se aproximando, inúmeras inseguranças e preocupações podem passar pelas nossas cabeças. Mas, isso está longe de fazer o nosso desempenho melhorar. Pelo contrário, pode comprometer o nosso resultado.

E para conseguir relaxar e se prepara melhor na véspera da realização da prova, listamos quatro dicas que te ajudarão muito.

Não estude coisas novas

Algo que te deixará mais relaxado na véspera da realização da prova é evitar esforços desnecessários, como correr atrás de conteúdos que não foram estudados. Muitas são as pessoas que deixam uma série de informações para serem absorvidas nos últimos dias, quando a data do concurso bate à porta.

Porém, no último dia antes da prova, o mais sensato é passar os olhos por coisas que já foram vistas anteriormente. Ficar atirando para todos os lados, imaginar que saber um pouco de cada coisa pode ajudar é um tremendo engano. Muito pelo contrário, as informações obtidas no último dia podem acabar confundindo a sua mente e comprometendo o seu resultado.

A melhor coisa a se fazer é repassar o conteúdo estudado para que ele possa ser cravado em sua mente. Assim, estará consolidando ainda mais as informações que foram obtidas durante o período de preparação para a prova.

A véspera não é a data para estudos, agora é tarde demais para absorver algo novo. E o que vai proporcionar melhores resultados no momento da prova é o bom conhecimento acerca dos conteúdos, e não um amontoado de informações superficiais.

O fundamental é entender que nesse último dia antes da realização da prova não pode se estressar. Passe pelos conteúdos apenas para refrescar a mente, enraizar aquilo que já está absorvido. Com um ritmo moderado de estudos, o dia da véspera é o momento de fazer uma pausa ritmo alucinado que mantinha.

Durma bem

Ter uma boa noite de sono é algo essencial para uma vida melhor. Isso se aplica para qualquer pessoa e em qualquer situação. Para a realização do concurso público não é diferente. O sono tem papel fundamental para o concurseiro e ele é preciso se atentar nas formas de fazê-lo mais qualitativo.

O recomendado pelos especialistas é que as pessoas durmam oito horas por dia. Inclusive, isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças, por ser nessa idade que os humanos precisam se desenvolver como pessoa e absorver mais informações.

Mas se engana quem acha que essas oito horas dormidas fazem diferença apenas na vida das crianças e adolescentes. Esse tempo dormido exerce função determinante na vida de qualquer pessoa.

Pois, quando dormimos o tempo recomendado, alcançamos melhores desempenhos, a nossa mente encontra maior facilidade de aprender e a consequência é que nos tornamos mais criativos.

Portanto, para todo e qualquer concurseiro que se preocupa com o seu desempenho na prova, dormir bem vira uma regra.

Algumas pessoas encontram problemas em dormir quando é necessário: ficam agitadas, sem sono, estressadas, pressionadas, etc.

Existem diferentes formas de evitar problemas para dormir. Como, por exemplo, evitar comer comidas muito pesadas no jantar da véspera da prova. Não é recomendado que as pessoas comam muito tarde também nesse dia.

Outra precaução para evitar a insônia é não fazer atividades físicas ou qualquer outra prática que o deixe agitado no momento de ir para a cama. O essencial é que sejam feitas atividades tranquilas, como assistir ou ler.

Alimentação

A alimentação é um aspecto importante para as pessoas que desejam realizar boas provas. Ela pode ser determinante para alcançar os objetivos e uma má alimentação pode acarretar em problemas que comprometem a realização do teste.

Já foi dito que é preciso cuidar do que está comendo no dia anterior, já que a comida pode comprometer uma boa noite de sono.

Outra coisa que as pessoas devem evitar é comer em lugares desconhecidos ou comidas que não costuma ingerir com muita frequência e não conhece as consequências que podem lhe trazer. Você pode acabar comendo algo que não lhe faça muito bem, que lhe dê dores de barriga ou indisposição no dia da prova.

Ninguém gosta da ideia de ser surpreendido por um desarranjo intestinal justamente no dia da prova. E, embora possa parecer coincidência demais a ocorrência dessa situação, é mais comum do que se pode imaginar, afinal, isso pode ser somado ao nervosismo e ansiedade para a realização do certame.

Isso também não significa que deve se alimentar de forma superficial ou evitar comer. Deve comer com moderação na véspera da prova , nem muito nem pouco, coma o necessário. O melhor a se fazer é optar por uma alimentação saudável.

O importante é não exagerar, ter bom senso, saber que cometer erros na alimentação pode ser um fator determinante para um mal resultado.

E nada de consumir bebidas alcoólicas um dia antes da prova. Elas podem te deixar de ressaca com todos os desdobramentos e indisposição, além de causar disritmia.

Mantenha a mente tranquila

Para a realização de uma boa prova, é preciso que os candidatos tenham uma mente equilibrada, conhecendo onde é possível chegar com a preparação que fizeram. Se preocupar demais, se cobrar muito e esperar mais do que condiz com o seu preparo não mudará o resultado da prova. Portanto, essas preocupações devem ser evitadas.

E uma ótima maneira para deixar esses problemas de lado e procurando por distrações. Ficar o tempo todo pensando apenas no concurso público do dia seguinte, inevitavelmente, vai fazer com que você não consiga tirar os questionamentos e inseguranças da mente. Encontre formas de não pensar muito na prova.

Faça tudo tranquilamente desde o momento que acordar na véspera. Não leve um dia apressado. Aprecie o seu café da manhã, caminhe em um parque, interaja com outras pessoas, etc. Existem uma série de práticas que conseguem fazer com que a nossa mente escape um pouco do que está nos tirando a paz.

Ler, assistir filmes, jogar alguns jogos (videogame pode não ser algo positivo, o nervosismo por passar ou não de fases pode te deixar ainda mais estressado), principalmente, os de tabuleiro ou que podem ser jogados em grupo, são ótimos passatempos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.