Definir metas é imprescindível para o concurseiro

Tempo de leitura: 5 minutos

Para tudo na vida existe meta. Tudo gira em função de alcançar ou obter algo ou alguma coisa. E para os concurseiros isso não é diferente. Definir metas é muito importante, eu diria imprescindível mesmo. A sensação de poder quando se atinge uma meta é o que faz você querer sempre mais. E esse sentimento é o que move os concurseiros. 

Quando você tem metas traçadas, você vai buscá-las, não só pela obrigação, mas muito pela satisfação e prazer de ter conseguido realizar algo, ou conquistado alguma coisa, no caso do concurso, a aprovação. As metas são os pequenos passos durante a trilha. 

A sede de aprovação, aquele desejo de conquista, é o que move todo mundo. O cidadão que sai cedo de casa para trabalhar, muitas vezes retornando somente ao anoitecer, o faz para poder melhorar suas condições e sustentar de forma digna sua família. Essa é sua meta, pelo menos naquele instante. 

Se você não tem uma meta, um objetivo definido na sua vida, sinceramente, não há razão para seguir. Pense bem, qual o propósito de se realizar uma tarefa, por exemplo? Para ter seus feitos, qualidades, comportamentos e atitudes reconhecidos, não? Pois é, você aspira uma aceitação. Isso é um propósito, uma finalidade, uma meta. 

 

  • Por que definir metas é tão importante para os concurseiros? 

Sucesso, esse é o objetivo. Se você não tem traçado as metas até o objetivo, é o mesmo que ter projetos parados. 

Como o objetivo final, na maioria das vezes, é um caminho muito longo, definir metas mais curtas e tangíveis, irá ajudar você a manter o ânimo na continuidade do processo. 

Quando você tomou a decisão de prestar um concurso público, foi por alguma razão. Porque você almeja algo com isso. Ter um objetivo bem claro e definido fará com que você chegue aonde deseja. Por isso é importante que se tenha metas, e factíveis, a serem cumpridas, em prol de um objetivo maior para ser alcançado. 

 

  • Exemplificando a linha de raciocínio para os concursos públicos 

É de conhecimento de todos como é concorrido e disputado os cargos nos concursos públicos. Muitos têm a ambição de conquistar uma vaga e aproveitar tudo que é oferecido: altos salários, ótimos benefícios, estabilidade de emprego, facilidades de empréstimo e até mesmo status pela função desempenhada. 

Agora, me diga: qual o sentimento de ter conquistado a vaga? Vitória! Poder! É extremamente gratificante e prazeroso saber que dentre milhares concorrendo para a mesma vaga, você foi o melhor. Alcançou seu objetivo. 

 

  • Por que não ir diretamente em busca do objetivo final? 

Como já falado anteriormente, as metas tornam o seu caminho mais fácil de percorrer, não deixando o desânimo tomar conta de você. É essencial se ter em mente o objetivo final, mas a meta ajuda você a medir o seu crescimento, mantendo-o motivado para continuar galgando o caminho. 

Imagine o jogo de tabuleiro Damas. O objetivo final é capturar todas as peças do seu adversário. Mas você não consegue fazer isso de uma só vez, com somente uma jogada, você precisa de várias jogadas estratégicas para vencer. Então, defina uma meta para atingir seu alvo principal. A sua meta é capturar peça por peça do inimigo e impedir que as suas peças sejam capturadas. Você tem que dar um passo de cada vez para atingir seu objetivo. 

 

  • Como definir as metas para ser aprovado em um concurso público? 

Para conseguir o cargo dos sonhos o primordial é estudar. É nesse ponto que as metas ajudarão: nos estudos. 

Como são várias matérias a estudar, então, elabore um plano de estudos para a semana ou o mês, e defina aonde chegará depois de percorrido esse período. Por exemplo, depois de dois dias já estarei sabendo tudo sobre concordância verbal, ou, dentro de vinte dias não terei mais dúvidas sobre direito tributário. E assim por diante. 

Não se esqueça dos imprevistos e obstáculos, bem como da eventual reprovação inicial. Em virtude disso é importante definir as metas e ir conquistando-as uma a uma, até atingir o objetivo final. 

 

Veja abaixo alguns pontos que você deve observar para definir suas metas e conseguir alcançar o sucesso: 

  • Seja detalhista quanto ao que você quer. Quanto mais detalhada for a sua meta, mais fácil será de concretizar. 
  • Seja sensato na definição do tempo para realizar a tarefa, mas é imprescindível estabelecer os prazos. 
  • Tenha bem definido a área que pretende atuar. Prestar concurso só por prestar pode até valer de experiência, mas divide o foco, algo ruim para o objetivo principal. 
  • Procure mensurar seus custos para alcançar seu objetivo. 
  • Definir metas coerentes e executáveis elimina a sensação de fracasso. 
  • Respeite os seus limites, físico, mental e financeiro. 
  • Lembre-se sempre das recompensas se for aprovado em um concurso público. 
  • Seja autocrítico e dedique-se mais onde tem dificuldade. 
  • Analise a relevância de realizar determinadas ações. 
  • Tenha perseverança e se mantenha motivado. 
  • Permita-se um prêmio para cada meta alcançada. E também uma punição quando não alcançá-la no prazo estipulado. 
  • Seja objetivo, determinado e organizado. 
  • Sua mente precisa estar limpa e despreocupada com o exterior para um melhor aprendizado e eficácia para concretizar a meta. 
  • A falta de vontade leva à estagnação. 
  • Cumpra os horários, até de lazer e descanso. É vital se acostumar com prazos, desse modo, você estará treinando o seu cérebro. 
  • Deixe claro para seus familiares e para quem convive contigo as suas metas e objetivos. 
  • Não desperdice o seu tempo, pois ele é valoroso. 
  • Não acumule muitas matérias para estudar de uma vez. 
  • Tire lições da reprovação e da dificuldade. 
  • Você é quem faz o seu futuro e a sua sorte. 

 

Quando você passa a ter objetivos e metas definidas com mais clareza, as chances de êxito é maior. E isso vale tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional.  

Para bater as suas metas e alcançar o sucesso tão desejado, é necessário um bom planejamento, aplicação, obstinação, persistência, tenacidade, manter hábitos saudáveis, concentração, pensamento positivo e foco. 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.