Deficientes visuais podem prestar concurso público?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos, a cada dia que passa, têm se tornado a principal opção do brasileiro na hora de procurar emprego. Afinal de contas, a iniciativa pública oferece benefícios que são impensáveis de se conseguir dentro da iniciativa privada.

Mais ainda, são um tipo de emprego que dependem única e exclusivamente do seu mérito e esforço pessoal, já que você precisa ser aprovado em uma prova para conseguir a vaga, e não conhecer alguém específico para conseguir crescer.

Junto a isso, há também a questão da estabilidade empregatícia, algo que tem preocupado cada vez mais trabalhadores no país, desde aqueles que são menos escolarizados até a parcela da população que tem formação de nível superior e já ocupava cargos dentro de grandes empresas.

Afinal de contas, o índice de desemprego só cresce a cada dia e tem atingido parcelas diversas da população, e não apenas aquelas que são menos favorecidas.

Mais ainda, os concursos também são atraentes por conta dos bons salários, que são maiores do que aqueles que são oferecidos dentro da iniciativa privada, e também pelos ótimos benefícios, que são somados aos salários.

Para completar, os concursos públicos também são bem atraentes por conta da jornada de trabalho, que ao contrário do que acontece dentro da iniciativa privada, são bem definidas e com raras presenças de horas extras por parte dos funcionários.

A popularidade dos concursos também tem aumentado, além do fato de possuir inúmeras vantagens e benefícios, também por conta de seu caráter democrático.

Isso porque as opções de vagas não são apenas para pessoas com diploma de nível superior, mas também para pessoas de nível médio e algumas opções até mesmo para quem tem apenas o ensino fundamental, de forma a dar oportunidade a todo mundo.

Porém, mesmo com este caráter mais democrático, há uma questão que ainda fica para muitos trabalhadores: a questão da deficiência, principalmente a visual. Isso porque inúmeras pessoas que sofrem de deficiência visual têm dúvidas se podem ou não realizar um concurso e ter chances de um trabalho dentro da iniciativa pública.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender como funciona a questão do deficiente visual dentro de concursos públicos.

Os direitos da pessoa com deficiência visual

Antes de qualquer coisa, é preciso que você, pessoa que possui alguma deficiência visual, seja ela parcial ou completa, saiba que você tem sim direito de prestar um concurso público e chances de conseguir uma vaga dentro da iniciativa pública de trabalho.

Isso porque em todo concurso realizado, é estabelecido por legislação que 20% das vagas oferecidas sejam destinadas a pessoas portadoras de deficiência.

Ou seja, você tem sim uma parcela de vagas que é dedicada para a concorrência exclusiva de deficientes físicos, incluindo deficientes visuais. Portanto, não tenha medo de se inscrever em um concurso pelo qual ficar interessado, porque você não só tem direito de realizar a prova, como tem chances reais de conseguir o emprego, dependendo apenas de seu próprio mérito.

Em relação à prova, você também tem alguns direitos por conta de algumas limitações que a deficiência visual imprime à pessoa.

Dessa forma, para atender as necessidades da pessoa portadora de deficiência visual e deixá-la em pé de igualdade com todos os outros candidatos, a organizadora do concurso torna disponível a prova em braile, de forma que o candidato possa realizar a prova de maneira adequada.

Além disso, também é direto do candidato com deficiência visual ter uma pessoa a sua disposição para o preenchimento do gabarito e também para realizar a leitura da prova, em caso de possíveis dúvidas. Tudo para que o candidato tenha condições iguais de participação do que um candidato que não possua deficiência visual, por exemplo.

Dessa forma, é importante que em todas as provas que você realizar que você exija o seu direito enquanto deficiente visual para ter as mesmas chances que qualquer outro deficiente de entrar nas vagas que são destinadas especialmente a esta parcela da população.

Por isso mesmo, caso seja o seu sonho ou o seu desejo ingressar no serviço público por qualquer motivo que seja, incluindo o desejo de estabilidade empregatícia e a segurança que são oferecidas pelas empresas do governo, não tenha medo de tentar porque você tem sim direito de participar dos concursos e participar em pé de igualdade, com todas as condições adequadas a sua deficiência.

Afinal de contas, a participação em um concurso público e a possibilidade de ser aprovado para a vaga é um direito seu estabelecido pela Lei número 8.112, de 11 de novembro de 1990, onde no artigo 5º, parágrafo 2º foi estabelecido que que todas as pessoas que sejam portadoras de alguma deficiência sejam asseguradas de seu direito de se inscrever em qualquer concurso público que desejam desde que as vagas sejam compatíveis com a deficiência que portam.

Por isso mesmo, 20% de todas as vagas de concursos públicos disponíveis no Brasil são reservadas especialmente para pessoas com deficiência, não podendo ser ocupadas por outras pessoas.

Dessa forma, é possível promover aos poucos uma maior inclusão da parcela da população que sofre de alguma deficiência, incluindo a deficiência visual, pois a questão de se ter uma deficiência não torna a pessoa incapaz, muito pelo contrário.

Por isso mesmo, não tenha medo de cobrar os seus direitos tanto no que diz respeito a ocupação das vagas quanto na hora da realização da prova.

Afinal de contas, é uma obrigação das organizadoras que está estabelecida por lei dar suporte e apoio para as pessoas com deficiência durante a prova, de forma a garantir que elas tenham plenas condições de realização da mesma, de forma a competir em pé de igualdade com qualquer outra pessoa que esteja disputando a mesma vaga.

Por isso mesmo, você, que sofre de deficiência visual, tem sim o direito de realizar um concurso público e tem condições diferenciadas para que o consiga realizar da melhor maneira possível.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.