Cursos de tecnólogos contam como curso superior para concursos públicos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias de hoje, os concursos públicos são uma das alternativas mais procuradas pela população no que diz respeito a oportunidade de trabalho. E hoje mais do que nunca isso tem se feito na sociedade, principalmente por conta da crise econômica que gera um clima de instabilidade e insegurança que preocupa o trabalhador que quer fugir de fazer parte do índice de desemprego.

Mais ainda, os concursos representam uma forma de garantir segurança e estabilidade em uma época na qual os trabalhadores saem para trabalhar todos os dias com medo, por conta do clima de insegurança gerado pelos frequentes cortes de pessoal realizados por empresas privadas para que estas não precisem fechar as portas.

E é exatamente uma fuga de toda essa instabilidade que as pessoas têm encontrado dentro de cargos públicos. Algo que é conseguido por meio da estabilidade empregatícia, uma das mais famosas e mais procuradas características das vagas oferecidos na iniciativa pública.

Para completar, há também a questão dos bons salários oferecidos, que costumam ser maiores do que aqueles oferecidos dentro da iniciativa privada, e também dos bons benefícios, que são somados ao salário e costumam variar de empresa para empresa, além de condições especiais para empréstimos e financiamentos no mercado.

Mais ainda, outro detalhe atraente da iniciativa privada fica por conta da jornada de trabalho, que aqui é bem definida, ao contrário do que acontece na iniciativa privada, na qual horas extras são praticamente presença obrigatória no dia a dia dos colaboradores.

Tudo isso acaba fazendo com que os concursos sejam uma garantia de que as contas vão ser pagas todos os meses e também uma forma de ter mais qualidade de vida, algo que tem sido cada vez mais buscado.

Dentro desse contexto, uma dúvida bastante comum em torno dos concursos públicos é em relação às exigências feitas para cada cargo, como um curso superior completo, por exemplo. Neste caso, a grande dúvida que fica é se pessoas com cursos de formação como tecnólogo podem ou não assumir cargos que contam com exigência de ensino superior completo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós trouxemos uma série de informações sobre o assunto, tudo para que você consiga ter a certeza se pode ou não se candidatar para uma determinada vaga e não acabe perdendo o seu tempo – e também o seu dinheiro – em uma vaga que não vai poder assumir.

Afinal, curso de tecnólogo conta como curso superior em concurso?

A verdade é que a resposta para essa pergunta pode ser tanto sim quanto não. Isso porque, ainda que legalmente o curso de tecnólogo seja considerado de nível superior, por ter uma duração consideravelmente menor do que a de cursos regulares de graduação, ele não é aceito por muitos concursos que exigem vaga com superior completo.

Dessa forma, pode ser que em determinados concursos você possa sim assumir uma vaga que tem como pré-requisito um curso superior de graduação completo apenas com o seu curso como tecnólogo. Da mesma forma, pode ser que em determinados concursos você não tenha essa possibilidade, já que muitos locais não aceitam cursos de tecnólogo como formação superior.

Por isso mesmo, para não acabar prestando um concurso à toa, é importante que você leia com atenção o edital do concurso que você deseja prestar. Isso porque é lá que vão estar todas as informações que você precisa saber sobre o assunto, de forma que a informação sobre aceitar ou não um curso de tecnólogo para vagas que exigem curso superior vai estar presente lá de forma clara.

Caso no edital esteja presente que para conseguir assumir a vaga o candidato deve ter o nível de bacharel ou um curso de nível superior completo com duração mínima de quatro anos, você como tecnólogo não vai poder assumir a vaga, de forma que deve procurar outro concurso, já que essa exigência vai variar de concurso para concurso, mas vai estar sempre presente no edital.

Aqui é importante ressaltar que um curso de tecnólogo não é o mesmo do que um curso técnico, pois o primeiro se configura como uma modalidade de graduação de nível superior, porém de duração mais curta do que a tradicional, ainda que não seja aceita por muitos concursos como um curso de nível superior, já que em muitos casos há restrições em relação ao assunto.

Por isso mesmo, caso o seu caso seja uma formação técnica, em nenhum concurso você vai conseguir assumir uma vaga que tem como exigência uma formação de nível superior, pois o ensino técnico já se configura como uma outra categoria de ensino. Essa informação vale a pena de ser ressaltada porque é muito importante que você não acabe fazendo uma confusão entre os termos e se candidatando para uma vaga que só vai fazer com que você perca o seu tempo e o seu dinheiro.

Neste último caso, vale a pena procurar concursos que abram vagas específicas para pessoas que tenham formação em cursos técnicos. Isso porque há uma categoria específica para formação técnica, da mesma forma que há um conjunto de vagas para pessoas com formação superior e também para pessoas com formação apenas no ensino médio.

Por via das dúvidas, seja você tecnólogo ou técnico, é importante que você leia com atenção o edital do concurso que deseja prestar, saiba a nomenclatura correta do curso que você realizou e veja com atenção se o seu grau de graduação é aceito ou não para a vaga que você deseja ocupar, tudo para que não acabe perdendo tempo e dinheiro em uma vaga que não vai poder assumir, além de evitar lidar com uma frustração que é ser aprovado no concurso e não poder assumir a vaga desejada.

Nunca se esqueça de estudar com detalhe o edital. Mesmo que você não tenha dúvidas, nele você pode encontrar também quais os conhecimentos serão requeridos ao concurseiro no momento da prova. É fundamental também prestar atenção na documentação requerida. Não se esqueça de nada importante! Boa sorte e boa prova!

 

Cursos de tecnólogos contam como curso superior para concursos públicos?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.