O Curso Sapientia Vale a Pena?

Tempo de leitura: 6 minutos

Bom meus caros leitores que acompanham nossas publicações, para responder a essa pergunta, se ‘O Curso Sapientia vale a pena?’, nós poderíamos devolver outro questionamento: o quanto você deseja estar preparado para um dos cargos mais disputados no mundo dos concursos públicos

Sim, preparação adequada é o caminho mais fácil para ‘abocanhar’ uma carreira de sucesso na vida pública. 

Bem, vamos neste post falar tudo o que pensamos sobre o Curso Sapientia, depois você pode tirar suas próprias conclusões. 

Sapientia é uma palavra originária do latim que pode muito bem simbolizar o curso. Sapientia, em português, quer dizer sapiência, ou seja, sabedoria, excesso de conhecimento. Um curso não poderia ter um nome melhor, não é mesmo? 

Vamos deixar o nome um pouco de lado e falar o que interessa. O Curso Sapientia é bom? Vale o investimento?. Na nossa humilde opinião sim, vale muito a pena. 

Curso Sapientia não se trata de uma plataforma digital que oferece vários cursos como preparação para os mais variados concursos públicos que saem do Oiapoque ao Chuí. O Curso Sapientia é especializado na preparação para carreiras de Diplomata

Com um foco exclusivo nos concursos do Itamaraty, o Curso Sapientia se destaca em meio aos seus concorrentes. É um curso totalmente online que oferece a melhor preparação para a carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores

Curso Sapientia é simplesmente o recordista de aprovação no concurso do Itamaraty há muito tempo. É especialista na arte de aprovar em um dos certames mais complexos e com maior nível de dificuldade que já se viu. 

Partindo do início… A idealizadora de tudo isso… 

Há 10 anos, Priscila Zillo, CEO e fundadora do Curso Sapientia, vem desenvolvendo métodos específicos para a preparação de candidatos à uma vaga no Ministério das Relações Exteriores como Diplomata. 

O seu trabalho e dedicação têm surtido tanto efeito que o Curso Sapientia é um dos mais conhecidos e renomados no ramo. Do seu estudo profundo e constante, nasceu a Mentoria CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata). 

Além do Curso Sapientia, Priscila Zillo também é fundadora da Revista Sapientia, um periódico com publicações frequentes, que informa sobre todos os dados do certame; mostra entrevistas exclusivas com personalidades e ainda possui conteúdos diversos que contribuem para a preparação do candidato. 

A carreira de Diplomata… 

Muitos acham a profissão instigante. E não poderia deixar de ser, afinal de contas você terá o oportunidade de conhecer o mundo e atuar em áreas influentes como a política e a economia.  

A carreira de Diplomata ainda lhe permite conhecer pessoas, educação e culturas de outros países. Na maioria dos casos, dois anos após a preparação para seguir efetivamente na carreira como Diplomata, é provável que tenha que fixar residência em outro país. 

Você será o representante do seu país perante às outras nações, desenvolvendo um importante papel na relação e comunicação com os outros países. 

E você só chega lá por mérito, nada de indicação. Um Dilplomata obrigatoriamente tem que ser aprovado em um concurso público. Mas, para chegar ao cargo máximo, é necessário esforço e dedicação. 

Quando for aprovado no concurso de admissão do Instituto Rio Branco (que é quem realiza os concursos… já falaremos dele), e atender todas as outras exigências pertinentes ao cargo, você será nomeado como Terceiro – Secretário. 

Depois, com o tempo, você pode subir de degrau. A hierarquia ainda passa por Segundo – Secretário; Primeiro – Secretário; Conselheiro;  Ministro de Segunda Classe; e finalmente, Ministro de Primeira Classe, popularmente conhecido como Embaixador. 

O Instituto Rio Branco (IRBr) é o realizador dos certames para carreira de Diplomata, em parceria com o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento). O IRBr é considerado uma das escolas de diplomacia mais respeitadas do mundo. 

Esmiuçando um pouco o concurso… 

Esse concurso é promovido desde os anos 40, quando passou a ser obrigatório a aprovação em certame público para seguir na carreira de Diplomata. Ao longo dos anos o método de aplicação das provas sofreu pequenas alterações, mas se estabilizou entre 3 e 4 fases. 

Em 2019, optou-se por um concurso de ‘apenas’ duas fases: 

  • Prova Objetiva, com 73 questões distribuídas em duas avaliações a serem realizadas em dois períodos. Questões respondidas erroneamente terá pontuação descontada.  
  • Provas dissertativa, de Língua Inglesa (redação entre 400 e 450 palavras), Língua Poertuguesa, História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito, Espanhol e Francês, a serem realizadas em 5 dias. 

Mas o candidato aprovado ainda terá que ‘sobreviver’ a um treinamento e curso de formação antes de exercer suas funções Brasil afora. Mas é bom se acostumar com o treinamento, pois ele é constante na carreira. 

Por que optar pelo Curso Sapientia? 

Como já falamos, o Curso Sapientia é o que mais aprova nos concursos para Diplomata. Eles são acima da média, e se preparando com o Sapientia você sairá da média, você, com certeza, terá vnatagem sobre seus concorrentes. 

A exigência no concurso do Itamaraty é altíssima. O edital costuma ser extenso e a banca cobra um nível de conhecimento muito superior se comparado a qualquer outro concurso do país. Praticamente todas as matérias são cobradas, desde geografia até direito, sem se esquecer dos idiomas. 

Ao longo dos anos, o Curso Sapientia se especializou na preparação de candidatos desse concurso com alto nível de exigência. 

O corpo docente é especialista na preparação de conteúdo e mistrando aulas, com foco voltado no desempenho e produtividade do aluno. O material é de muita qualidade e orientativo, e a metodologia de ensino não causa distrações e nem confusão na cabeça dos candidatos. 

A estrutura pedagógica que o Curso Sapientia oferece é segura, decisiva e firme, tudo para você conseguir a sua aprovação. O Sapientia realemnte tem um plano para você sair da média e atingir seus objetivos. 

A missão e os valores do Sapientia Aedificat, na tradução, a sabedoria constrói, fala por si só sobre o curso. Basicamente pregam que a sabedoria é quem constrói e torna as pessoas melhores. Para o Curso Sapientia sabedoria é um modo de viver e agir, afinal, sábio é aquele que nunca se permite parar de aprender. 

Por essas ‘poucas’ razões, vale MUITO a pena investir no Curso Sapientia como preparatório para o concurso de Diplomata no Ministério das Relações Exteriores

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *