Constituição para concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Cada vez mais as pessoas estão buscando por estabilidade em suas vidas, em uma fonte de renda estável, especialmente em momentos de crise financeira, como os atuais, e o primeiro pensamento que vem à cabeça da maioria das pessoas é prestar um concurso público, mas quase ninguém conhece ou a menos sabe se existe uma constituição para concursos públicos.

Concursos públicos

Não é difícil ouvir de alguém o conselho para prestar um concurso público, especialmente quando se é jovem e está iniciando a vida. Também não é difícil encontrar alguma pessoa que prestou concurso público e foi aprovado, e essa pessoa geralmente apresenta uma lista de benefícios de ser um funcionário público concursado, além, claro de também te aconselhar a prestar um concurso público.

Mas apesar de ser algo muito comum e bastante comentado, muitas pessoas não sabem exatamente o que é um concurso público e para que servem os concursos públicos.

Os órgãos públicos precisam de funcionários, para exercerem os mais variados cargos e para evitar que os políticos exerçam sua influência nesse processo, indicando amigos, familiares e pessoas de sua confiança para preencher esses cargos.

Para evitar casos de nepotismo, algo que já foi bem comum no Brasil, foram criados os concursos públicos, que são uma espécie de processo seletivo dos órgãos públicos e tem a finalidade de permitir que o povo tenha acesso a essas vagas, que o povo possa trabalhar para o governo nos órgãos públicos.

Os concursos públicos são provas que visam avaliar os conhecimentos dos candidatos, existem diversos concursos, para atuar em diversas áreas e cada uma exige um nível de escolaridade e de conhecimentos dos candidatos, as provas dos concursos tem que atender a essas exigências, pois devem ser um processo justo, portanto, uma prova para uma vaga que exige apenas ensino fundamental completo deve ter perguntas que contemplam a matéria que é ensinada no ensino fundamental, o mesmo vale para as provas que exigem uma graduação, elas devem ter perguntas específicas dessa área de graduação.

Essa é uma maneira de manter a competição por essas vagas justas, uma vez que as inscrições para concursos públicos atraem um grande número de pessoas e a competição por uma vaga é bastante acirrada.

Os concursos públicos atraem um grande número de pessoas, pois oferecem estabilidade. Um funcionário público concursado tem a estabilidade de ter seu emprego garantido, pois o funcionário público concursado não é demitido do emprego, ele só pode ser mandado embora por motivo de justa causa, isso permite que o funcionário tenha mais segurança em relação a isso, especialmente em momentos de crise financeira como os que vivemos atualmente; além da estabilidade da garantia do emprego, o salário do funcionário público é sempre atualizado acima do que é atualizado o salário mínimo, ou seja, o funcionário público possui um salário com valores acima. Isso segue por toda a vida desse funcionário, pois mesmo após a aposentadoria, o funcionário público concursado continua recebendo o salário no mesmo valor de quando estava em atividade, e sempre que o salário dos funcionários públicos é atualizado o do funcionário aposentado sofre aumento também, o salário dele, mesmo na aposentadoria se mantem sempre atualizado.

Para que um concurso público seja realizado é necessário primeiramente que seja lançado um edital anunciando esse concurso, quando e onde ele irá concorrer, requisitos para prestar esse concurso, como fazer a inscrição e o valor da taxa de inscrição, uma vez que para se inscrever em algum concurso é necessário o pagamento dessa taxa de inscrição, ela é o que comprova que você está inscrito em determinado concurso, os valores dessas taxas variam, no edital também vem informando a quantidade de vagas para serem preenchidas e o prazo de validade desse concurso, uma vez que mesmo prestando o concurso e sendo aprovado não significa que você irá começar a trabalhar no dia seguinte à divulgação dos resultados.

Constituição para concursos públicos

No Brasil existe Constituição para concursos públicos, e essa Constituição para concursos públicos tem como objetivo reger qualquer concurso público que ocorre em nosso país.

A Constituição para concursos públicos determina, por exemplo, que uma parte das vagas disponíveis em cada concurso público sejam destinadas a pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

A Constituição para concursos públicos prevê também a validade de cada concurso, pois após a divulgação dos resultados, existe um prazo para que os candidatos aprovados sejam convocados para iniciar em seu novo trabalho, esse prazo, de acordo com a Constituição para concursos públicos é de até dois anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período, uma única vez.

Também está protegido na Constituição para concursos públicos o direito das pessoas que foram aprovadas dentro do número de vagas que consta no edital, ou seja, a Constituição para concursos públicos prevê que o candidato aprovado no concurso, dentro do número de vagas previsto, tem que ser chamado para exercer sua função dentro do prazo previsto no edital do concurso.

A Constituição para concursos públicos protege os direitos do candidato aprovado, e atua também protegendo a integridade e funcionalidade de todos os concursos públicos que ocorrem no Brasil.

O fato de existir uma Constituição para concursos públicos, apresenta uma segurança maior tanto para aqueles que querem prestar um concurso público quanto para os órgão públicos que realizam a contratação dos profissionais que com eles atuam por meio da realização de concursos públicos, pois a Constituição para concursos públicos tem o objetivo de garantir a integridade de qualquer concurso público que já foi ou virá a ser realizado no país. A Constituição para concursos públicos protege os direitos de quem presta o concurso e também daqueles que por meio deles contratam seu pessoal, garantindo que os concursos públicos sempre ocorram da forma correta e justa, garantido direitos iguais a todos os cidadãos que prestarem esse concurso e também garante que não haja nenhuma influência externa durante todo esse processo. Ela atua evitando que algumas pessoas sejam favorecidas por conta dos contatos, amizades e vínculos familiares que possam possuir. A existência Constituição para concursos públicos é extremamente importante para o país.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.