Conheça as vagas temporárias para o IBGE

Tempo de leitura: 6 minutos

Em meio a uma crise em que o Brasil está passando, muitas pessoas estão buscando empregos que consigam trazer certa qualidade de vida, mesmo que por algum tempo. E algumas instituições estão usando concursos públicos para recrutar profissionais com esse intuito. Para quem deseja seguir a área é importante que conheça as vagas temporárias para o IBGE.

O IBGE está sempre realizando concursos dessas chamadas vagas temporárias, que vão admitir pessoas de diversos níveis como o médio, o técnico e o superior. Para elas são realizados contratos que podem ser prorrogados por até três anos.

Eles podem ser uma boa oportunidade para pessoas que estão tentando uma requalificação no mercado de trabalho ou até mesmo para quem está no começo de uma carreira profissional, já que eles acabam fazendo com que a pessoa conheça melhor determinadas funções, ganhe experiência e se qualifique para o mercado.

As vagas temporárias também são ótimas saídas para pessoas que estão aguardando outros cargos em algum outro concurso público ou até mesmo precisam de algo por um período, quando estão com, por exemplo, algo marcado para os próximos anos.

Tudo pode acabar se tornando um ótimo ensaio para quando a pessoa conquistar uma vaga efetivamente, além de aumentar muito as qualificações de seu currículo, já que terá um bom conhecimento da área em que pretende se dedicar dentro da competitiva área de trabalho atual.

O IBGE é uma organização cuja sigla que representa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A instituição pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos de dados e estáticos do Brasil.

A organização é muito conhecida também por ser a responsável pela organização e execução do censo demográfico, que consiste em uma pesquisar sobre a vida das pessoas, entre muitas outras informações como: o número de habitantes, o número de homens, mulheres e crianças que existe, gerando um conhecimento mais amplo.

Para que você conheça as vagas temporárias para o IBGE, você tem que saber também como será uma remuneração durante todo esse período. Geralmente os salários variam entre 1.408.00 reais para o primeiro cargo, 5.058.00 reais para o segundo cargo e 1.708.00 para o terceiro cargo.

Conheça as vagas temporárias para o IBGE disponíveis

Para o processo seletivo do IBGE são muitas vagas disponíveis para os interessados como: agente censitário regional e municipal, com 171 vagas, agente censitário de informática, com 174 vagas, analistas censitários, agente censitário administrativo, com 377 vagas, recenseador, com 18.829 vagas, agente censitário supervisor, com 4.854 vagas e muito mais.

Além dessas vagas algumas outras também estão disponíveis para o processo seletivo do IBGE. Algumas deles são para cargos de Analistas de Planejamento, Gestão de Infraestrutura, Tecnologia em Informações, Geográficas e Técnico em Informações Geográficas e Estatística.

Normalmente para que você conheça as vagas temporárias para o IBGE é necessário que você procure os edital dos outros anos e também preste bastante atenção em quando irá sair o do ano de sua prova. Isso porque são diversas as oportunidades disponíveis, o que fará com que entenda as oportunidades.

Em cada um dos editais será especificado todas as exigências para participar da seleção, a escolaridade exigida para cada um dos cargos, a disposição de vagas por cidade e a validação do contrato de trabalho.

Tudo isso é muito importante, porque dependendo do cargo em você quer competir vai ter uma especificação diferente dos outros, então irá ajudar a sua programação, além de também pensar em como será seu futuro caso consiga entrar para o cargo.

Quando a questão é sobre o processo seletivo, o candidato que deseja realizar a prova tem que passar pelo mesmo processo de um concurso público comum, com prova de várias matérias, que também vão ser descritas em um edital, que tente a ser publicado com mais antecedência que os outros.

Mas tudo acaba sendo um pouco mais simplificado que os outros, isso porque após realizar as provas, os candidatos classificados vão ter que realizar exames médicos e desfazer qualquer vínculo empregatício, isso no caso de que o mesmo esteja empregado e registrado com carteira.

Tudo isso faz parte das medidas de admissão da própria organização, que faz com o candidato se torno um funcionário temporário da instituição e depois que o mesmo conheça as vagas temporárias para o IBGE.

A instituição também usa um método bem interessante no momento em que vai escolher a banca que realizará o edital e as questões para o teste. No geral é avaliado quais são as propostas mais baratas, mas a qualidade não pode ser prejudicada por conta de um custo mais em conta.

Assim, é essa a junção que o IBGE procura nas pessoas que se candidatam para a banca, a junção de um preço justo, com também uma qualidade, que faça com que o teste fique com boas características, para que consiga escolher ótimos candidatos para preencherem as vagas dispostas pela instituição.

A escolha da banca, aliás, é bem importante, porque é ela que vai ditar o estilo de toda a prova, as questões, qual será o nível de dificuldade, além de receber todas as inscrições dos candidatos para o teste.

No edital do ano de 2016, por exemplo, o IBGE abriu vagas para aproximadamente 7.800 profissionais com nível médio ou superior, para atuarem em diversos municípios em muitas regiões do Brasil. O valor da inscrição da prova chegou de 22 até 100 reais.

No ano de 2017 esse número aumentou muito, foram abertas cerca de 26.010 vagas para pessoas no regime de contratação temporário. E serão 742 na região do Amazonas, com salários que chegam a 4.000 reais, para contratados que atuaram no Censo Agropecuário.

Os editais para esses concursos já têm previsão para a divulgação do primeiro edital, eles vão sair em abril, entre os dias 10 até 24, o segundo vai sair entre os dias 24 de abril e 23 de maio. Com provas em 16 de julho e resultado final no dia 31 de agosto, para ter a contratação prevista para setembro.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.