Concursos Públicos mais concorridos (e desejados) do Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos maiores sonhos que as pessoas alimentam no Brasil atualmente é o de conquistar estabilidade de emprego, com um bom salário e com benefícios idem, e o único jeito de conseguir conquistar isto se dá por meio de um concurso público.

Pois é por conta disto que cada vez mais pessoas buscam saber quais são os principais e mais interessantes concursos públicos em disputa no Brasil, para tentar conseguir alcançar a estabilidade por meio de um cargo público em alguma instituição importante.

Portanto, para ajudar a quem deseja muito prestar um concurso público nos dias de hoje e se tornar um concurseiro (pessoa que presta muitos concursos públicos), nós vamos apontar quais são os concursos públicos mais concorridos do Brasil. Preste muita atenção!

Polícia Federal

Um dos mais concorridos e que sempre gera grande movimentação em todo o Brasil é o concurso público da Polícia Federal, que sempre realiza certames para alimentar e para renovar seus quadros.

Com cargos que vão de escrivão, delegado e perito, entre outros, normalmente os concursos da Polícia Federal figuram entre os mais concorridos do país, especialmente pela quantidade de pessoas que atrai.

TCU – Tribunal de Contas da União

Uma das instituições mais respeitadas do Brasil, o TCU (Tribunal de Contas da União) também promove concursos públicos, e seus certames sempre atraem muitas pessoas interessadas nos cargos com altos salários oferecidos.

Normalmente, ele oferece vagas de nível de médio e de nível superior. As vagas de nível superior apresentam remuneração inicial superior aos 10 mil reais, e por conta disto, cada vez mais pessoas entram nas suas disputas.

Banco Central

Outro exemplo de concurso público muito disputado e concorrido, o concurso público do Banco Central sempre atrai muitas pessoas interessadas nos excelentes salários oferecidos pela instituição.

Normalmente, milhares de pessoas se aglomeram para prestar seus certames, e por conta disto, para quem desejar participar de algum de seus certames, será preponderante procurar se preparar muito bem.

Petrobrás

Apesar da crise e dos escândalos que abalaram a imagem da estatal, o fato é que a Petrobrás ainda é um dos destinos mais procurados por quem deseja prestar concurso público no Brasil.

Com um pacote de benefícios que a empresa oferece, o fato é que os concursos públicos organizados pela Petrobrás sempre estão entre os mais concorridos e procurados por todos.

A movimentação é grande, especialmente por conta de benefícios como auxílio-creche, auxílio-ensino, e complementação educacional, entre outras coisas, e também por causa dos altos salários oferecidos.

Além das muitas opções de vagas com nível superior, a instituição também oferece uma grande quantidade de vagas de nível técnico, e a remuneração normalmente varia entre 1.900 reais e 6.900 reais.

Banco do Brasil

Outra instituição muito respeitada, o Banco do Brasil também oferece uma grande quantidade de vagas por meio de concursos públicos, e seus certames sempre atraem milhares de candidatos em todo o país.

Normalmente, os concursos públicos mais procurados pelas pessoas são organizados pelo Banco do Brasil, que dá, além da estabilidade, muitos benefícios e salários realmente interessantes e atraentes para os felizardos que conseguirem a aprovação.

Correios

Sempre que os Correios anunciam um concurso público para todo o Brasil, uma grande quantidade de pessoas começa a se preparar e a estudar para conseguir ingressar nesta tão tradicional instituição brasileira.

Os Correios normalmente oferecem vagas de nível médio, de nível superior e técnico, e os salários sempre estão entre os mais interessantes do mercado, justificando a quantidade de pessoas interessadas em seus certames.

Como resultado da grande procura por parte das pessoas que buscam por estabilidade de emprego nos concursos públicos dos Correios, a grande verdade é que é fundamental que haja uma preparação muito grande por parte da pessoa.

ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)

Concorrido ao extremo, o concurso público da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) figura entre os mais difíceis também por conta da pouca regularidade com que os seus certames são feitos.

O último feito se deu em 2010, e quando outro for lançado no mercado, com toda a certeza uma grande quantidade de pessoas vai começar a se movimentar e se preparar para conseguir passar e conquistar uma das vagas em disputa, lembrando que os salários costumam ser generosos.

No último certame realizado pela ABIN, nada menos do que 49 mil pessoas se inscreveram, tornando este concurso público um dos mais concorridos do Brasil, já que colocou nada menos do que 615 candidatos por cada vaga em disputa.

CGU (Controladoria Geral da União)

Com salários extremamente atraentes, a CGU (Controladoria Geral da União), também é uma das instituições que tem seus concursos públicos entre os mais disputados e concorridos do Brasil inteiro.

Vagas de nível superior tinham remuneração inicial superior aos 12.900 reais no último certame organizado pela instituição, e por conta disto, sempre que um concurso público é lançado pela CGU, uma grande quantidade de pessoas se movimenta para participar, aumentando a necessidade de preparo adequado por parte dos candidatos.

Senado Federal

Um dos mais concorridos de todos os concursos públicos do Brasil, o concurso público do Senado Federal teve nada menos do que quase 160 mil inscritos para apenas 246 vagas em disputa em seu último certame.

Os salários superam a casa dos 13 mil reais por mês, sendo que para alguns cargos, ela pode superar os 20 mil reais facilmente, fora os benefícios oferecidos (são muitos), fazendo mais do que necessária uma preparação muito bem feita por parte do candidato interessado.

Receita Federal

Outro concurso público que sempre leva milhares de pessoas a prestar sua prova é o concurso público da Receita Federal, que sempre desperta interesse pela remuneração alta e pela quantidade de benefícios ofertados.

Normalmente, uma grande quantidade de pessoas presta o concurso público da Receita Federal para conquistar estabilidade, segurança, boa remuneração e uma quantidade absurda de benefícios.

Portanto, agora que você já conhece alguns dos mais concorridos concursos públicos do Brasil, resta a você apenas procurar escolher o mais interessante para seguir carreira, mirar sua meta e começar a se preparar agora mesmo!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.