Concursos Públicos e sua estabilidade financeira

Tempo de leitura: 6 minutos

Enquanto para uns é apenas um sonho, para outros ocupar um cargo público já tornou-se realidade, grandemente concorrido, pelo fato de possuir diversos benefícios e render um salário acima de média comparado com os empregos disponibilizados por empresas multinacionais.

Existem muitas controversas em relação ao cargo público, muitas aprovações a este pensamento como ideal para algumas pessoas, porém, também há quem condene essas vagas de emprego proposta pelo setor público nacional. Mas qual a opinião de cada lado dessas histórias? Quais benefícios presentes no cargo público? Qual plano de carreira?

Estas perguntas muitas das vezes surgem para interrogar nós mesmos, até porque claro que já bateu aquela dúvida entre jovens de procurar estágio para ingressar a carreira profissional sobre o curso da universidade ou dedicar-se o foco na estabilidade financeira em cargos públicos.

Pontos Positivos & Negativos

Em uma breve comparação entre as características de um funcionário público, listei os seguintes aspectos;

Negativos

Ausência de liberdade e autonomia na realização de atividades

Burocracia recorrente a condução sobre o que é importante e não previne corrupção

Horários; Muito comum ter presença de viagens na jornada de trabalho, hora extra, porém, depende de cada órgão público

Sem mudanças rotineiras, após algum tempo não há grandes aprendizados e desafios

Profissionais desmotivados, pelo simples motivo de que estão em busca de estabilidade financeira, não é raro encontrar pessoas abatidas e angustiadas, pois se percebem a falta de realização pessoal

Limites de ajustes no salário mensal, independentemente da sua conquista em novos setores e aumente seu patamar, o salário é limitado para profissionais públicos

Positivos

Igualdade de salários, pois homens e mulheres recebem o mesmo salário. Mas, a grande maioria dos líderes são do sexo masculino

Férias; possibilidade de descanso remunerado com 70% do salário, ao invés de ¹/³ como determina a lei

Benefícios; plano de saúde, cesta básica, restaurante na empresa, férias coletiva entre outros aspectos consideráveis

Igualdade na seleção; emprego justo e correto na contratação por esforço e conduta. Não priorizando cor, raça, sexo e idade

Estabilidade salarial; listei como o último, porque os últimos serão os primeiros, não é mesmo?

A proporção de segurança profissional que o emprego público lhe oferece é agradável, pois diferentemente das empresas multinacionais que demitem em casos de falência ou troca de cargo, o funcionário público possui uma estabilidade muito boa porque só perde o trabalho caso cometa uma penalidade alta. Poucas situações envolvendo atrasos de salários.

Entretanto, podemos realmente ver que ser um funcionário público também exige disciplinas e por outro lá costuma ser muito funcional, por exemplo, estabilidade financeira.

Concursos 2016

Com a crise atual afetando o mercado de trabalho, é muito comum as pessoas buscarem alternativas para continuar empregado. Estabilidade financeira e carreira promissora são o diferencial no cenário público, por isso, a concorrência para tais cargos aumentaram de uma proporção gigantesca de uns anos para cá.

Conquistar aprovação em concursos públicos exige um bom preparo dos candidatos, porém, não é recomendável a prática de estudo em constantes horas diárias, pois atribuem um desgaste fisco e mental.

De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de candidatos por cada única vaga cresceu e o número de cargos disponíveis diminuiu. A concorrência chegou a 1,5 mil para cada oportunidade. Além, da procura de materiais fornecidos para estudos terem aumentado consideravelmente.

Com abertura de 88.416 vagas solicitadas pelo IBEG até junho deste ano, os editais foram autorizados pelo ministério do planejamento, porém a conclusão de escolha da banca organizadora está em processo de finalização.

Muitas vagas são disponibilizadas para o setor agropecuário, mais precisamente 80 mil vagas temporárias. A divisão neste caso foi a seguinte, 62.400 vagas para o cargo de recenseador, 12.540 para agente censitário supervisor, 5.500 censitários municipal e 174 para censitário informativo.

Além dos cargos disponíveis pelo IBGE, a marinha e aeronáutica e mais 150 concursos pelo Brasil estão em abertos. Permite diversos níveis de escolaridade e sem prioridades para questões sexuais entre mais vagas para homens ou mulheres.

Dicas de preparo para os concurseiros

Disponibilizamos algumas técnicas com objetivo de auxiliar em sua disposição durante a prova, algumas dicas, como ter foco, realizar alguns exercícios e refazer provas anteriores, são uma boa dica para conseguir uma pontuação boa e ser aprovado.

Outro ponto bem interessante de aplicar nos estudos é uma dedicação maior naquelas matérias que você não tem domínio absoluto e seguir uma rotina organizada de leitura, com grade horária que possibilite estudar a parte teórica.

Retire qualquer pensamento fictício de quanto mais horas estudadas durante o dia, melhor será seu desempenho em relação aos concorrentes, pois, muitas horas em frente à um caderno de leitura pode causar problemas de visão ou cansaço repentino.

Muito importante ter em mente que a parte de Língua Portuguesa nas provas é recheada de pegadinhas, com isso, fique atento à leitura da pergunta e pense bem antes de responder, analise todas as palavras presentes no texto, busque optar pela resposta mais completa e não aquela com palavras bonitas.

O ato de estudar para uma prova requer muita paciência, determinação, organização de conteúdos que ajudem no momento de revisão. Sobre algumas pesquisas, achamos um site especializado em conteúdos didáticos online e gratuito, chamado Prime Cursos.

Conclusão

Concluímos que independentemente da sua formação na universidade, podemos ingressar na carreira pública e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira, visando algumas características que auxiliam entre estudo, trabalho, família, lazer e etc.

Apesar da alta concorrência no ramo de concursos públicos, a chance de entrar em uma das vagas serem pequenas pelo fato do grande cadastramento de pessoas para referentes vagas, nunca desista. Mergulhe de corpo e alma nos estudos e de seu melhor na prova, tudo depende da sua preparação para abraçar a oportunidade.

Por fim, a estabilidade financeira que uma pessoa concursada possui é extremamente atraente para o mercado de trabalho atual. Portanto, se o seu objetivo é crescer profissionalmente tendo uma margem muito eficiente de estabilidade e um bom salário, a opção ideal são os concursos públicos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.