Concurso público no ABC: veja quais são os concursos federais que tem vagas para essa região

Tempo de leitura: 6 minutos

Entrar no universo dos concursos públicos tem sido uma opção para aqueles que procuram uma maior estabilidade financeira e profissional.

Entre os diferentes e milhares de concursos por todo o Brasil, um aviso aos navegantes de concursos públicos que residem próximo ou procuram trabalhar na região do ABC, veja quais são os concursos federias que tem vagas para essa região.

Mas, independentemente se você já realizou algum tipo de concurso público ou não, algumas dicas básicas precisam ser levadas em conta durante todo o processo que um concurso público, para não fazer feio na hora e aumentar ainda mais as suas chances de sucesso na prova da área que quer trabalhar.

Dicas para quem vai prestar um concurso público

Antes que veja quais são os concursos federais que tem vagas para essa região é muito importante se atentar a todas as dicas básicas para se preparar para a prova.

A primeira dica é ter certeza de que a vaga que escolheu tem relação com os seus objetivos profissionais e se a instituição é de seu agrado, afinal ninguém quer perder tempo e dinheiro se preparando para algo que não tem certeza se quer seguir.

Após escolher, a segunda dica é ler o edital da vaga. Lá, o candidato encontra todas as informações detalhadas sobre a vaga, desde a inscrição até quais são os critérios de correção da prova.

Infelizmente, algumas pessoas não possuem o hábito de ler o edital por ser um documento burocrático e devido a linguagem utilizada, mas independente de qualquer coisa, ler o edital é um modo de se preparar para o que o espera. Por isso, não tenha pressa ou preguiça de ler o edital, ele será seu melhor amigo e mentor neste momento.

Após ler o edital, ficar ciente de todos os detalhes importantes sobre o exame e fazer a inscrição, chegou o momento de colocar a mão na massa. Uma ótima forma de começar os estudos é procurando provas que já tenham sido feitas nos concursos anteriores.

Nelas, você conseguirá ter uma noção de como são as questões, quais as matérias que mais caem e é uma forma de treinar o tempo ao tentar refaze-las, por exemplo.

A partir disso, o candidato terá mais noção de quais matérias deve estudar e, principalmente quais precisam de maior dedicação para que em seguida monte um cronograma de estudo. Não existe pessoa melhor que o próprio candidato para conhecer seus próprios desafios e em quais matérias ele possui maior facilidade estudar.

Há algumas pessoas que preferem estudar sozinhas, mas um ajuda nunca é demais. Estudos e grupo com pessoas que já tenham passado por um concurso público o que estejam na mesma situação que você, é uma ótima forma de obter mais ajuda na hora de estudar. Além disso, existem cursos tanto presenciais quanto online. Para quem não possui muito tempo e dinheiro, uma boa opção são os cursos online. Mas, há quem prefira ter contato direto e pessoa com o professor, portanto a aula presencial é uma saída para além de ajudar, também acalmar neste momento tão corrido e que exige muita dedicação.

Para os concurseiros do ABC, depois de ver essas dicas chegou o momento para que veja quais são os concursos federais que tem vagas para essa região.

Veja quais são os concursos federais que tem vagas para essa região

Todos sabem que prestar algum tipo de concurso público requer muita disciplina e dedicação, e encontrar um cargo na cidade em que mora, que pretende morar ou que seja próxima de sua casa, são fatores que são relevantes no momento de escolher a instituição para qual tentará o cargo que deseja.

Para a pessoas procuram prestar algum tipo de concurso público na região do ABC, veja quais são os concursos federais que tem vagas para essa região.

UFABC

Na Universidade Federal do ABC, há vagas para professor adjunto, nas áreas de Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Energia, Políticas Públicas, Ciência da Computação, Ensino de LIBRAS, Engenharia de Gestão, Educação Especial e Inclusiva, Engenharia Biomédica, Relações Internacionais, Engenharia da Informação e Ciências Biológicas.

E há vagas para professor visitante nas áreas de: Ciência da Computação, Filosofia, Matemática Aplicada e Matemática.

CRESS

O Conselho Regional de Serviço Social também está com vagas imediatas para assistente social e assistente administrativo. Para se candidatar a pessoa precisa possuir graduação em serviço social e o registro no CRESS. Já para a vaga de assistente administrativo o candidato deve ter concluído o ensino médio. 

As vagas a serem preenchidas são para a região do ABC Paulista, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Presidente Prudente e São Paulo capital.

Matérias básicas de concurso públicos

Independe da área na qual irá prestar o concurso público, algumas matérias são regras básica para cair nos exames.

Entre as matérias básicas está a Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Direito e Informática. Na disciplina de Português, alguns dos assuntos pedidos envolve a gramática, a redação e a interpretação de texto. Em Matemática e Raciocínio Lógico, os assuntos que mais aparecem envolvem as equações de 1º e 2º grau, análise combinatória, proporção e razão.

Já na disciplina de Direito, são exigidas duas vertentes desta matéria: sobre Direito Constitucional (sobre as leis da Constituição Federal, ou seja, sobre as ações do dia-dia da população) e Direito Administrativo (sobre os órgãos privados e públicos).

Mas quando o assunto é a Informática, não pense que vão cair perguntas simples sobre o Pacote Office, por exemplo. Para esta matéria é preciso ter um profundo conhecimento sobre o universo da informática, muito além do que conhecemos apenas usando esse recurso.

Após essas dicas sobre concurso público e quais são algumas das vagas de concursos federais na região do ABC, basta escolher qual é a melhor para você, qual se encaixa com o seu perfil para que então comece o processo desde de o edital – nunca se esqueça de ler e prestar o máximo de atenção possível – até o esperado resultado.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.