Concurso público mais rentável no Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez dos concursos que garantem cargos no funcionalismo público no Brasil. Isso porque estes cargos são imensamente disputados por uma parcela considerável da população, que buscam no concurso uma forma de obter os diversos benefícios que os cargos públicos oferecem a seus funcionários.

Entre os benefícios oferecidos estão diversas contribuições de custo além do salário, como vale refeição, alimentação e transporte, e principalmente a garantia de estabilidade, que é o benefício mais cobiçado nos cargos públicos. Isso porque quem ingressa em um cargo por meio de concursos públicos tem a garantia de estabilidade empregatícia. Ou seja, a pessoa entra no cargo que pleiteou e não pode ser demitida.

Essa estabilidade tem sido procurada hoje mais do que nunca por conta da crise que o país tem enfrentado e que tem feito com que o número de desempregados no país só cresça dia após dia. Junte isso aos ótimos salários que o funcionalismo público oferece e você tem a combinação perfeita dos trabalhos por meio de concurso público.

E é exatamente por conta deste amplo conjunto de vantagens é que os concursos públicos são extremamente difíceis e disputados. Prova disso é o fato de existirem cursos preparatórios especialmente para este tipo de prova e também concorrentes que largam tudo para se dedicar unicamente ao estudo para ser aprovado em um concurso público.

E foi pensando em tudo isso que nós trouxemos aqui uma série de informações sobre o concurso público que é considerado o mais rentável em todo o Brasil. Ou seja, aquele concurso que oferece o maior salário para o empregado contratado e que, consequentemente, se encontra como um dos mais concorridos de todo o país.

Tudo para que você conheça um pouco mais sobre a profissão e, quem sabe, tome a coragem de começar os estudos para ingressar em uma carreira dentro do serviço público brasileiro.

Descubra o concurso mais rentável do país

Os concursos que oferecem salários altíssimos e que são amplamente disputados aqui no Brasil são diversos, mas aqui separamos um que é especialmente alto, que é o concurso que é voltado para o preenchimento de vagas como procurador do trabalho.

Para se ter uma ideia, o salário inicial – ou seja, com o tempo ele vai aumentar com toda a certeza já que funcionário públicos possuem aumento garantido dentro de um certo período de tempo de trabalho – é de singelos R$ 24.057,33.

Como o salário é alto, as exigências também são altas e não são todos os candidatos que podem se aventurar por este concurso, que também é um dos mais disputados do país.

Isso porque o concurso tem como requisitos básicos a formação em direito e também a experiência em prática forense por um período mínimo de três anos. Ou seja, não importa se você tirar a nota mais alta da prova, se você não atender a estes dois requisitos você não pode assumir o cargo como procurador do trabalho.

Para os interessados no cargo, é importante saber que o concurso é realizado geralmente a cada dois anos, por isso é preciso ficar atento para não perder as datas de inscrição da prova, caso contrário vai ser preciso esperar mais dois anos para poder se candidatar novamente.

Diferente do que acontece com concursos que oferecem salários menores, as opções mais disputadas e com salários mais altos não acontecem uma alta frequência, tendo um intervalo que pode variar entre meses e anos dependendo do cargo.

Quem conseguir passar no concurso para procurador do trabalho assume uma função dentro do Ministério Público do Trabalho, sendo o profissional responsável por combater possíveis irregularidades de âmbito trabalhista.

Uma opção bastante interessante para quem deseja estabilidade, salários altos e horários de trabalho bem definidos, algo que não acontece dentro de empresas de iniciativa privada.

Outra opção bastante rentável

Outro concurso que é extremamente rentável e que oferece salários extremamente altos é o concurso para o cargo de juiz federal, que conta com um salário de cerca de R$ 24 mil. Bem como acontece com o concurso para procurador do trabalho, o concurso público para se tornar um juiz federal também possui alguns pré-requisitos que são cobrados dos candidatos.

Para poder assumir o cargo como juiz federal é preciso ter um diploma de bacharelado em direito, bem como ter a comprovação de pelo menos três anos de exercício de atividade jurídica.

Diferente do que acontece com o concurso para procurador do trabalho, o concurso para juiz federal ocorre com mais frequência, sendo realizado entre duas e três vezes por ano, sendo uma alternativa mais viável para quem não deseja esperar dois anos para conseguir tentar um cargo como funcionário público no país.

A função do profissional que trabalha como um juiz federal consiste basicamente em julgar ações e situações que interessem tanto a União, quanto suas autarquias e também as empresas federais.

Além disso, é também responsável pelo julgamento de causas relativas a outros assuntos que envolvam o país, como causas que abranjam Estados Estrangeiros e também Organizações Internacionais.

Mais ainda, o juiz federal também tem uma atuação criminal. Ou seja, vai ser a pessoa responsável pelo julgamentos de crimes de âmbito político, bem como demais crimes que sejam cometidos contra a União, seus interesses e também suas organizações.

Uma ótima opção para quem deseja trabalhar como juiz e ter bons salários e ótimos benefícios, a grande vantagem do concurso para juiz federal é a sua periodicidade. Isso acontece porque a área conta com uma renovação constante, sempre precisando de novos profissionais para cobrir os espaços deixados pela aposentadoria de juízes já antigos em seus cargos.

Hoje a Justiça Federal se divide em cinco regiões diferentes, cada qual com seus respectivos concursos, o que acaba significando que você pode precisar se mudar do lugar em que mora para ser um juiz federal, bem como acontece com grande parte dos cargos públicos que envolvem altos salários, já que dificilmente os profissionais escolhidos continuam em suas cidades de origem.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.