Concurso público: as melhores vagas para quem gosta de falar

Tempo de leitura: 6 minutos

Encontrar um curso ou emprego que tenham relação com os gostos e preferências da pessoa não é uma tarefa fácil.

Existem aquelas pessoas que são fãs de matemática, outras de ciências e há aquelas pessoas que possuem facilidade e a habilidade de se comunicar. Com isso, para aqueles que são amantes da comunicação, é importante conhecer quais são as melhores vagas para quem gosta de falar.

A área de comunicação como, por exemplo, o jornalismo está enfrentando um momento de negatividade, e uma saída para aqueles que ingressaram nessa área é em algum tipo de concurso público. Por meio dele o encontro da estabilidade profissional pode ser encontrado, e esse tem sido um grande motivo para muitas pessoas procurarem tentar um cargo público.

Independente da área, existem pontos positivos e negativos quando o assunto é concurso público, e são dois fatores que devem ser levados em conta no momento de decidir se essa será a vida que deseja e escolher a área que irá se dedicar tanto para estudar quanto para exercer a profissão em si.

Pontos positivos dos concursos públicos

Para quem está na dúvida se deve ou não seguir uma carreira pública e procurar as melhores vagas para quem gosta de falar, é válido e importante conhecer alguns dos pontos positivos que o universo dos concursos públicos oferece para aqueles que decidem seguir essa carreira.

O primeiro ponto positivo é a questão da tão requisitada estabilidade. Se demitido não é impossível, se engana quem pensa dessa forma. Claro, que só acontecerá se houverem provas concretas e irreversíveis. Mas, a tranquilidade que a conquista de um cargo público pode trazer para a pessoa é inquestionável.

Outro fator que chama a atenção dos futuros concurseiros, é a remuneração. Os salários dos cargos públicos são muito superiores ao salário de funcionários de, por exemplo, uma empresa privada.

Outros pontos positivos que o cargo público pode trazer é a questão da facilidade da retirada de licenças e férias, e a possibilidade de ganhar benefícios relacionados a aposentadoria – assunto muito comentado e refletido nos últimos tempos.

Outra vantagem é em relação a carga horária de trabalho em comparação com a carga de uma empresa privada. No cargo público o horário é determinado e não há a necessidade de fazer horas extras.

A não exigência de obter experiência no mercado de trabalho, ou seja, a avaliação feita é completamente baseada no resulta da prova que a pessoa realizou. Portanto, esse é mais um fator positivo para aqueles que procuram ingressas na vida pública.

Pontos negativos dos concursos públicos

Da mesma forma que existem os pontos positivos, existem também os pontos negativos. Mas isso não significa que a pessoa deve desistir.

Um dos pontos negativos é a questão do tempo que se leva para a preparação até o momento da prova. Prestar um concurso público não é a tarefa mais fácil do mundo, por isso é essencial se dedicar muito, estudar muito, ter paciência e força de vontade para alcançar o objetivo. E ter consciência de que é um mercado muito concorrido e que isso pode aumentar um pouco mais a dificuldade.

Além disso, outro ponto negativo está relacionado com a estagnação. Isso significa que, dependendo do cargo que a pessoa for exercer, as chances de subir na carreira e conseguir um lugar de destaque dentro da organização, são baixos. Ela até pode vir a acontecer, mas será de forma lenta e talvez nem no tempo que a pessoa imaginou e desejou.

Portanto, independente da vaga que procura, desde as relacionadas a cálculos ou as melhores vagas para quem gosta de falar, é muito importante não deixar os pontos negativos afetarem o futuro.

Melhores vagas para quem gosta de falar.

Atualmente para ingressar nos concursos públicos, algumas vagas pedem que a idade mínima do candidato seja de 18 anos e a máxima de 69 anos. Algumas vagas pedem escolaridade completa, enquanto outro não. É o caso do concurso para nível fundamenta, onde aceitam pessoas que possuem escolaridade incompleta e oferecem praticamente os mesmos benefícios que os outros concursos públicos.

Seja na área da saúde ou para as melhores vagas para quem gosta de falar, encontrar uma carreira que atenda às necessidades e desejos da pessoa é uma tarefa que exige muito, porém o concurso público é uma alternativa para que procura começar a vida em um cargo público.

Jornalismo

Uma das primeiras áreas procuradas entre as melhores vagas para quem gosta de falar deve ser o Jornalismo. O jornalista é o responsável por se comunicar, divulgar informações por meio das mídias de comunicação (impresso, rádio, televisão e redes sociais).  O jornalista é o formador de opinião, o profissional que oferece a notícia.

Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é também uma das melhores vagas para quem gosta de falar. Ele é o responsável por escolher desde o logo da empresa até o comercial que ser veiculado no meio de comunicação. Para este trabalho é preciso se comunicar muito, ser criativo e ter conhecimentos de marketing.

Marketing

O que nos leva para uma das outras melhores vagas para quem gosta de falar, a área de Marketing. Esse profissional é responsável por aumentar as vendas de uma determinada marca ou empresa para qual trabalha. É ele quem cria as estratégias que vão transformar um produto ou serviço atraente para o consumidor.

Relações Públicas

Outra área que se encontra entre as melhores vagas para quem gosta de falar, é a de Relações Públicas. Ele é quem promove a marca da própria empresa em conjunto com os funcionários e clientes. Ele é o responsável por promover eventos, produzir e divulgar informações para os meios de comunicação, se comunicar com o público interno da empresa e entre outros fatores.

Essas são algumas das melhores vagas para quem gosta de falar e que procuram se encontrar em uma área que possa trazer estabilidade e, até mesmo, uma forma de seguir um sonho por meio de um concurso público para ingressar em um cargo público na área que desejada. Encontrar uma carreira que faça feliz e traga muitas vantagens é o que todos desejam e sonham, independentemente da idade.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.