Concurso Militar das Forças Armadas vale a pena? Não!

Tempo de leitura: 3 minutos

Tudo bem, meus amigos e companheiros leitores? 

Hoje vamos fazer um comentário sobre os Concursos Militares relativo às Forças Armadas, ou seja, Exército, Marinha e Aeronáutica. 

Eu fui militar durante 8 anos, sendo 3 anos de Colégio Naval em Angra dos Reis, 4 de Escola Naval na ilha Villegagnon no Centro RJ e 1 ano como Tenente Oficial de Carreira na Ilha das Cobras, também no Centro do Rio de Janeiro. 

Não compensa ser mais militar de Forças Armadas, pois eles não são valorizados como outrora na década de 80 e 90. 

Com o passar dos anos, asForças Armadas deixaram de ser atrativas.Do mais moderno(baixa patente) ao mais antigo(alta mais patente) o salário é vil, baixíssimo para você que tem que ter dedicação integral ao serviço.Muitas vezes são obrigados a ficarem longe das suas famílias por motivos de transferências exigidas pelos Oficias Generais. 

A realidade crua é a seguinte, você faz um curso de formação como a AMAN, AFA e Escola Naval e quando finalizar o curso, espera-se que você tenha um salário de primeira de 15 a 16 mil reais como Delegado Civil do RJ ou Federal ao menos, mas a realidade de um Tenente depois de formado é um salário líquido de menos de 5 mil reais, é humilhante. 

O Oficial Subalternona tropa, não é mais um comandante, um líder, mas sim um Chefe de Faxina. É “faxinão até o talo”, quem já foi militar, sabe que não estou falando nenhuma mentira. 

A situação desses militares é tão alarmante, que formados peloIME e ITA (que são os 2 concursos mais difíceis do Brasil) estão largando a carreira de Engenheiro, para ser Fiscal como Receita Federal e entre outros, não há oportunidades. 

Peguem a lista de aprovados e classificados no último Concurso Auditor Fiscal da Receita Federal, 70% dos nomes no Diário Oficial são formados das escolas militares IME, ITA, Escola Naval, AFA e AMAN e assim elevando o nível desse concurso Fiscal para nível estratosférico de aprovação.Concurso Fiscal está ficando mais difícil que magistratura e procuradoria. 

Outro exemplo clássico é relativo ao baixo clero das Forças Armadas, os chamados praças, Soldados, Cabos e Sargentos. Em 2002 um concurso da EsSA tinha mais de 100 mil candidatos, em 2016 só teve 7 mil candidatos, poucos querem ser Sargento. Um 3ª Sargento do Exército formado não ganha mais de 2 mil reais bruto, quem é Força Auxiliar, como Soldado da PM do Rio de Janeiro em início de Carreira ganha 4 mil reais, PM do Distrito Federal com mais de 8 mil reais.Se eu posso ganhar muito mais como PM,  porque vou ser praça de Forças Armadas ganha menos da metade em muitos Estados?Por isso que diminui a quantidade de interessados nesses Concursos. 

 

Um outro grande problema das Forças DESarmadas é muito babaquinha, peru de conceito e que se acha o maioral. Desculpa colocar esses termos aqui, mas quando aparecer a oportunidade de lhe fuder, eles vão fazer! Espere ficar doente, você vai ser chamado de vagabundo sempre.Eles são muito falsos e para mim quem é reformado(aposentado) nessas 3 Instituições é um acomodado, aquilo lá só presta para ser um trampolim para coisas melhores, isso se servir ainda. 

 

Prezados, resumindo tudo o que escrevi. As forças armadas são furadas, saiam disso em quanto é tempo. Quem ainda está na ativa, estude(papire) para sair em quanto é tempo. As instituições Marinha, Exército e Aeronáutica estão falidas, estão dando meio expediente de trabalho toda quinta e sexta feira por falta de verba.Não vá pensando que vai ser operacional, lá só existe sucata e nada mais. 

-Ahhh, mas eu amo as Forças Armadas, não venha estragar o meu sonho, tem que ter perfil. 

– Companheiro, amor não enche barriga e nem paga as suas contas. Se o sonho acabou, compre pão doce. Volte para sua realidade. 

Concurso Militar das Forças Armadas vale a pena? Não!
4.5 (90%) 8 votes

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

1 comentário

  1. Arthur Neves

    Excelente texto, meus parabéns

Comentários encerrados.