Como trabalhar no IBAMA? Veja como funcionam os concursos para essa área

Tempo de leitura: 5 minutos

Há diversos órgãos que inspiram o desejo de diversos trabalhadores, que não fazem ideia de como conseguir uma vaga em determinadas instituições.

Afinal de contas, diferente do que acontece com empresas privadas, as vagas disponíveis em órgãos públicos normalmente não são amplamente divulgadas e costumam ter um acesso um pouco mais complicado já que costumam ser extremamente concorridas, principalmente aquelas que contam com salários mais altos.

Isso se dá porque o acesso a vagas dentro de instituições governamentais é realizado apenas por uma única forma: o concurso. O concurso público nada mais é do que uma – ou mais – prova que vai selecionar aquelas pessoas com os melhores desempenhos para ocupar as vagas disponíveis.

Como o nível de qualificação dos candidatos costuma ser bastante alto e o desejo de entrar em um cargo público maior ainda, a dificuldade deste tipo de concurso costuma ser bem alta.

Alguns fatores especiais acabam tornando os cargos públicos extremamente atraentes para a população, principalmente agora, em um momento de crise. Isso porque a carreira pública garante estabilidade empregatícia sem a possibilidade de demissão, altos salários e muitas vezes ótimos benefícios, além de uma jornada de trabalho bem definida e sem horas extras, ao contrário do que acontece na iniciativa privada.

E um dos órgãos governamentais que atrai bastante a atenção de diversos trabalhadores que desejam uma vaga no local é o IBAMA, que também necessita de um concurso para o acesso a seus cargos, já que não é um órgão privado.

E é exatamente pensando em tudo isso é que nós separamos aqui uma série de informações que vão mostrar para você como conseguir trabalhar no IBAMA e também maiores detalhes sobre como funcionam os concursos para essa área, tudo para que você consiga se preparar adequadamente para conseguir a vaga que você deseja.

O que é o IBAMA e como trabalhar nele

O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – é uma instituição vinculada ao Ministério do Meio Ambiente que é responsável por executar as premissas previstas na Política Nacional do Meio Ambiente.

Entre as suas competências estão: assegurar a preservação e a conservação do patrimônio natural do país, bem como fiscalizar atividades realizadas sobre os recursos naturais brasileiros, como fauna, flora, solo, água, entre outros, também sendo responsável pela concessão de licenças ambientais para determinados empreendimentos.

Para pessoas ligadas ao meio ambiente e que desejam atuar na área, trabalhar no IBAMA é um sonho que muitas vezes parece ser impossível de ser realizado, já que o instituto não abre vagas esporádicas da mesma forma que faz uma empresa privada. Isso porque para conseguir uma vaga no local é preciso esperar pela vaga desejada em um concurso público, que costuma ser bastante concorrido.

A grande vantagem é que o IBAMA costuma abrir vagas das mais diversas especializações todos os anos, de forma que para conseguir uma oportunidade de tentar a vaga desejada, basta ficar sempre de olho nos concursos que já estão abertos e nos que ainda vão abrir, algo que pode ser verificado com uma pesquisa rápida em mecanismos de pesquisa na internet.

Como que funcionam os concursos para o IBAMA

O IBAMA é um órgão grande e com diversas competências, o que significa que há diversas opções de carreiras para quem deseja trabalhar no setor, basta ficar de olho para não perder a oportunidade quando abrir uma vaga. Os concursos para o instituto funcionam basicamente como qualquer outro do país.

Isso significa que cada vaga vai ter uma prova diferenciada e pré-requisitos específicos. O IBAMA costuma ser bastante democrático e apresentar oportunidades tanto para pessoas que possuem apenas formação média, com salários mais baixos mais ainda assim acima da média do mercado, quanto para pessoas de nível superior ou mais, com salários que são mais altos e provas que costumam ser mais disputadas.

Ao contrário do que muita gente pensa, não apenas biólogos podem trabalhar no IBAMA, já que a instituição tem vagas para praticamente todos os campos de formação acadêmica, atraindo desde biólogos propriamente ditos até advogados que atuam no setor ambiental, que é o mais procurado dentro do local.

Entre diversas opções disponíveis no IBAMA, uma que costuma atrair bastante candidatos é o cargo de analista ambiental e também o de analista administrativo, que requerem um nível superior e apresentam salários iniciais de R$ 7.675,45. Há diversas opções de vagas para quem possui apenas a formação média, que ficam com salários que giram em torno dos R$ 3 mil.

A dica para conseguir ser aprovado em um concurso público de ampla concorrência e bastante disputa, como acontece com os concursos do IBAMA, é se dedicar e se preparar especialmente para o concurso no qual deseja ser aprovado.

Para isso, não espere sair o edital do ano para começar a estudar. Pegue os editais passados e comece a estudar com antecedência o conteúdo programático lá presente, pois este não costuma ser muito alterado de ano para ano.

Dessa forma, você vai ter um tempo de preparação muito maior e aumentar as suas chances de ser aprovado em uma vaga disputada. Afinal de contas, quando falamos de concursos públicos, tem maior vantagem aquele que está mais preparado. Outra boa opção para quem deseja aumentar ainda mais as chances de ser aprovado é investir em cursinhos preparatórios.

Isso porque hoje há opções no mercado que são voltadas especificamente para quem deseja entrar em um concurso público e que tem atraído cada vez mais concurseiros, que desejam uma oportunidade no mercado e todos os benefícios que a carreira pública pode oferecer.

Afinal de contas, hoje mais do que nunca, ter a garantia que não se vai perder o emprego é essencial.

Isso porque, a verdade é que não importa quão grave a crise esteja, as contas simplesmente não vão parar de vir e é preciso ter uma segurança de que se vai ter dinheiro todo mês para mantê-las em dia.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.