Como ter mais foco na preparação de um concurso

Tempo de leitura: 5 minutos

Passar em um concurso é o desejo de grande parte dos brasileiros, que buscam uma carreira que garante a estabilidade, uma boa lista de benefícios, salários acima da média do mercado e também a garantia de uma aposentadoria boa e completa, todos fatores que as carreiras públicas oferecem a seus funcionários.

Porém, infelizmente, é uma parcela muito pequena desta população que de fato consegue alcançar o seu objetivo, que é passar em um concurso e empreender uma vida no funcionalismo público.

 Isso acontece porque os concursos, além de compreenderem provas que são especificas e muito difíceis, também são extremamente disputados. Afinal de contas, não é só você que consegue enxergar os benefícios que uma carreira pública oferece.

Prova da dificuldade de um concurso público, principalmente aqueles que oferecem os salários mais altos e que, consequentemente, são mais disputados, é a verdadeira jornada que as pessoas conhecidas como concurseiras enfrentam.

Afinal de contas, não são poucos os que largam tudo, inclusive empregos dentro da iniciativa privada, para se dedicar de maneira exclusiva aos estudos para as provas dos concursos, realizando inclusive cursos preparatórios para as provas.

E um dos grandes problemas apresentados pelos estudantes de concursos é a falta de foco na hora de se preparar. Afinal de contas, conseguir se concentrar e se dedicar da maneira correta para conseguir passar em uma prova não é tarefa fácil para muitas pessoas.

 E é exatamente pensando nisso que nós separamos aqui um conjunto de dicas que vão ajudar você a ter mais foco no momento de se preparar para um concurso que você deseja conseguir alcançar, tudo para que você aumente e muito as suas chances de conseguir a vaga que você deseja e começar a sua carreira dentro da iniciativa pública do país.

A importância do seu local de estudo

Um detalhe muitas vezes desprezado na hora de sentar para estudar, mas que pode fazer toda a diferença na hora de conseguir manter o foco na preparação para o estudo é o local onde você usa para realizar os seus estudos. Isso porque, muitas vezes o ambiente é capaz de induzir no estudante a distração ou até mesmo o sono, algo que muitas vezes passa despercebido.

Pare e analise o lugar onde você senta para estudar.

 É importante que ele seja adequado e que estimule a sua concentração, fazendo com que você não perca o foco no meio do caminho. Na hora de observar o seu local de estudo, veja se este não é confortável demais de maneira a induzir no seu corpo o desejo de repouso ou se é muito rico em distrações, como um ambiente com uma janela que frequentemente prende a sua atenção.

Fazer pequenas modificações podem aumentar e muito a sua concentração diária e também aumentar as suas chances de ser bem sucedido no concurso que deseja prestar.

Força de vontade

Um agente essencial para ser bem-sucedido na hora de se estudar para um concurso é ter força de vontade e foco naquilo que deseja conseguir. Isso porque se você se sentar para estudar desejando estar em outro lugar, quase que de forma automática o seu corpo praticamente vai se recusar a absorver aquilo que você está lendo, de maneira que os seus estudos se tornem improdutivos.

Para passar em um concurso é preciso esforço sim, mas todas às vezes em que pensar em desanimar, é importante que você pense nos resultados que essa empreitada vai trazer para você. Lembre-se que entrar em um determinado cargo pode ser um sonho seu e não se deixe desviar do caminho ao qual se determinou a seguir.

Ter foco e determinação, junto com força de vontade, é o segredo para conseguir chegar longe. Pois se sua vontade está determinada, automaticamente o seu corpo e sua mente também vão ficar determinadas a conseguir expandir seus horizontes e conquistar aquilo que se deseja.

Prova disso é o caso de Lázaro de Almeida, que com medo de não conseguir um emprego depois que saísse da faculdade, passou a concentrar os seus esforços a conseguir uma vaga em um concurso público que não só lhe garantisse um emprego, mas também um bom salário.

E o resultado da sua determinação e de seu foco não poderia ter sido melhor: o curitibano foi aprovado em dez concursos diferentes para três tribunais diferentes em um mesmo ano.

Saiba lidar com fracassos

Mesmo as pessoas mais bem-sucedidas nos concursos sabem que lidar com nãos e com possíveis desaprovações faz parte do processo de ser um concurseiro. Mais ainda, eles sabem que foi lidar com estes nãos com foco e determinação, sem desistir de seu foco final, é que os tornou bem-sucedidos e com um alto índice de aprovação.

Afinal de contas, você vai colher os resultados de seu estudo e se em um ano eles não forem suficientes, se dedique ainda mais para conseguir o que deseja no ano seguinte.

Pois não importa se na iniciativa pública ou na iniciativa privada, é preciso entender que o fracasso faz parte da jornada e que é ele que torna você mais forte, bem como é ele que seleciona aqueles que são ou não aptos para uma jornada.

Isso porque aqueles que tem foco e determinação, sem desistir quando se veem diante de adversidades são aqueles que vão chegar mais longe em seu caminho e conquistar aquilo que desejam.

 A verdade é que quando falamos de concursos, os bons resultados vão vir por conta da insistência, da vontade de querer ser cada vez mais e também do desejo de tentar ser cada vez melhor e de superar todos os seus concorrentes.

Coloque na sua cabeça que o que você quer é ser aprovado em um concurso e siga isso até ser bem-sucedido, colocando o estudo como uma parte fundamental do seu dia a dia e entendendo que a aprendizagem é um processo diário, pelo qual você deve buscar sempre para ter bons resultados.

 Se concentre tanto em seus pontos positivos quanto negativos e veja os frutos da sua dedicação aparecerem.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.