Como ser médico da marinha?

Tempo de leitura: 5 minutos

Ser médico é uma profissão que é o sonho de muitas pessoas. Isso porque, há quem tenha uma grande vocação para isso desde criança, e cresça com a vontade de poder salvar vidas. Juntando com esse sonho, também há pessoas que são completamente apaixonadas pelo trabalho da marinha, e assim, queiram ser médico da marinha.

Porém, quem acha que esse sonho é extremamente impossível, está na hora de se atualizar. Uma vez que a Marinha lançou o edital de concurso para quem tem vontade de atuar no Corpo de Saúde Marinha, sendo que as vagas são para o quadro médico, para cirurgião-dentista e ainda para apoio à saúde.

As inscrições de médico da marinha já foram encerradas no dia 15 de maio, porém, para quem se inscreveu, é importante estar atento para detalhes do edital para não cometer nenhum erro e entender como funciona todos os pontos do concurso.

Agora, quem deixou passar o dia, não se preocupe, conhecendo sobre esse concurso de médico da marinha e os anteriores, fica mais fácil de se preparar para os próximos que poderão vir.

Vagas de médico da marinha

No total são 124 vagas para médico da marinha, sendo que elas estão distribuídas por diversos estados do Brasil. Porém houve alguns critérios para quem quis se inscrever.

O primeiro foi o fato de que para se inscrever para prestar o concurso de médico da marinha, o primeiro ponto importante foi ter pelo menos 36 anos no primeiro dia de janeiro de 2018. Além do mais, só poderia se inscrever quem tivesse terminado o curso de nível superior da devida área de atuação.

Sem contar que a taxa de inscrição foi de R$110,00. Sendo assim, se você pretende tentar uma prova do tipo no futuro, saiba que precisará desembolsar valores provavelmente parecidos com essa para poder fazer a prova.

As vagas de médico da marinha passam por diversas áreas da medicina, sendo assim, confira abaixo quais são para ficar por dentro de quais ramos estarão concorrendo:

São 100 vagas de médico da marinha espalhadas pelo âmbito nacional:

– 1 para proctologia, 1 para nefrologia, 1 para cirurgia da região vascular, 1 para reumatologia, 1 para cancerologia, 1 para cirurgia plástica, 1 para cirurgia cardíaca, 1 para endocrinologia/metabologia, 1 para infectologia e 1 para patologia.

– 2 para urologia, 2 para pneumologia, 2 para dermatologia e 2 para gastroenterologia.

– 3 para neurologia.

– 4 para otorrinolaringologia e 4 para oftalmologia.

– 6 para clínica médica, 6 para medicina intensiva e 6 para anestesiologia.

– 7 para pediatria, 7 para cardiologia, 7 para ginecologia e obstetrícia e 7 para ortopedia e traumatologia.

– 8 para radiologia e 8 para cirurgia geral.

– 9 para psiquiatria.

Além dessas, também há as vagas de médico da marinha para locais específicos:

Sendo que para o Comando do 2° Distrito Naval, que tem a sede em Salvador (Bahia) há o total de duas vagas: 1 específica para ginecologia e obstetrícia, e a outra voltada para a área de ortopedia e traumatologia.

Para o Comando do 3° Distrito Naval, que no caso tem a sede em Natal (Rio Grande do Norte), há o total de quatro vagas a serem disputadas: 1 para anestesiologia, 1 para psiquiatria, 1 para oftalmologia e 1 também específica para o ramo de radiologia.

Já o Comando do 4° Distrito Naval, que tem a sede localizada na cidade de Belém (Pará), estão sendo concorridas três vagas: 1 para cardiologia, 1 para radiologia e 1 para psiquiatria.

No caso no Comando do 5º Distrito Naval, que no caso está localizado com sede em Rio Grande (Rio Grande do Sul), há um total de três vagas a serem pleiteadas: 1 para pediatria, 1 para urologia e 1 para psiquiatria.

Outro Comando que também está com vagas abertas, é o do 7º Distrito Naval, quem tem sede em Brasília, sendo que são cinco vagas no total: 2 para ginecologia e obstetrícia, 1 para terapia intensiva, 1 para oftalmologia e 1 para urologia.

Para finalizar as vagas de médico da marinha, há três vagas disponíveis para o Comando do 9º Distrito Naval, que tem sede em Manaus, sendo 1 em cardiologia, 1 em cirurgia geral e 1 em psiquiatria.

Como serão as provas do concurso público

Se você estiver inscrito, é bom saber que as provas serão bem complexas, uma vez que elas irão envolver diversos pontos e não serão apenas objetivas.

As avaliações serão feitas por meio da prova escrita objetiva, mas também pela elaboração de uma redação, por inspeção de saúde, pela realização de um teste que medirá a aptidão física do candidato, verificação dos dados biográficos e ainda para finalizar prova de títulos.

Além do mais, da mesma forma que as vagas são para âmbito nacional, ou então para cidades diversas, é natural que as avaliações sejam feitas pelo Brasil afora, de forma que pessoas de diferentes pontos do país poderão prestar o concurso no local mais próximo.

Desta forma, as provas para médico da marinha serão realizadas na capital do Rio de Janeiro, em Vila Velha (Espírito Santo), Salvador (Bahia), Natal (Rio Grande do Norte), Olinda (Pernambuco), Fortaleza (Ceará), Belém (Pará), São Luís (Maranhão), Rio Grande (Rio Grande do Sul), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Florianópolis (Santa Cantarina), Ladário (Mato Grosso do Sul), Manaus (Amazonas), Cuiabá (Mato Grosso), capital de São Paulo e Brasília.

Vale salientar que o candidato deve estar muito atento a liberação das datas e horários das provas, que ainda não foram liberados e serão apenas mais para frente.

Cursos dos aprovados

Aqueles que forem aprovados vão precisar fazer o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que terá duração total de 39 semanas e de forma que tem o início previsto para o dia 5 de março do ano de 2018.

Por mais que pareça um processo extremamente longo, aqueles que forem aprovados no devido curso no final do ano de 2018, serão devidamente nomeados como Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e ganharão um salário bem generoso e rentável de acordo com o trabalho, cerca de R$ 10,5 mil.

Como ser médico da marinha?
5 (100%) 2 votes

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.